Vantagens e desvantagens do Freio ABS

27,265

Você já se perguntou qual é a vantagem e a desvantagem do freio abs? Esse item está disponível como opcional na maioria dos veículos brasileiros mas dificilmente já vem como veículo de série. Aqui está um texto com as vantagens e as desvantagens do abs, principalmente nas estradas brasileiras:

Paralelamente à busca pelo melhor desempenho, ganhos em segurança têm sido outra meta da indústria automobilística, Jean. Em se tratando de freios, um desses ganhos foi o ABS — antilock braking system ou sistema de freios antitravamento. Ao contrário do que pensam alguns, o menor espaço de freada é obtido com os pneus girando no limite da aderência, e não com as rodas travadas.




Daí a necessidade de se modular a aplicação dos freios. Isso pode ser conseguido em piso seco e plano, mas se torna difícil numa freada de emergência, sobre piso molhado, escorregadio ou mesmo numa curva. É aí que entra o ABS.

O sistema é composto por sensores eletrônicos de rotação instalados junto às rodas, os ABS de três canais, em vez de quatro, utilizam um único sensor para as rodas traseiras por questão de economia –, um microprocessador central e um modulador hidráulico (conjunto de válvulas eletromagnéticas). Quando os sensores detectam um travamento de roda, enviam um sinal para a central, que passa ao modulador as instruções para aumentar ou reduzir a pressão do fluido sobre cada cilindro de roda.

O ABS pode chegar a “soltar” totalmente os freios de uma roda e manter a pressão sobre as demais, se necessário for. Tudo em frações de segundo e sem que o motorista perceba qualquer atuação, salvo uma ligeira pulsação no pedal de freio, que é normal e não significa que se deva aliviar a pressão do pé. Além do ganho em segurança, o ABS evita que os pneus sofram desgaste irregular nas freadas. Um problema já detectado, mais em alguns carros que em outros, é a interpretação incorreta de freadas em piso irregular (”costelas-de-vaca”). Como as rodas perdem o contato com o solo e travam por instantes, o sistema pode aliviar a pressão e deixar o veículo praticamente sem freios.

Ao contrário do que pensam alguns, o menor espaço de freada é obtido com os pneus girando no limite da aderência, e não com as rodas travadas. Daí a necessidade de se modular a aplicação dos freios. Isso pode ser conseguido em piso seco e plano, mas se torna difícil numa freada de emergência, sobre piso molhado, escorregadio ou mesmo numa curva. É aí que entra o ABS.

O sistema é composto por sensores eletrônicos de rotação instalados junto às rodas — os ABS de três canais, em vez de quatro, utilizam um único sensor para as rodas traseiras por questão de economia –, um microprocessador central e um modulador hidráulico (conjunto de válvulas eletromagnéticas). Quando os sensores detectam um travamento de roda, enviam um sinal para a central, que passa ao modulador as instruções para aumentar ou reduzir a pressão do fluido sobre cada cilindro de roda. O ABS pode chegar a “soltar” totalmente os freios de uma roda e manter a pressão sobre as demais, se necessário for. Tudo em frações de segundo e sem que o motorista perceba qualquer atuação — salvo uma ligeira pulsação no pedal de freio, que é normal e não significa que se deva aliviar a pressão do pé.

Além do ganho em segurança, o ABS evita que os pneus sofram desgaste irregular nas freadas. Um problema já detectado, mais em alguns carros que em outros, é a interpretação incorreta de freadas em piso irregular (”costelas-de-vaca”). Como as rodas perdem o contato com o solo e travam por instantes, o sistema pode aliviar a pressão e deixar o veículo praticamente sem freios.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 12 respostas to “Vantagens e desvantagens do Freio ABS”

  2. Por Paulo Em Dez 15, 2009 | Responder

    Então o ABS pode prejudicar a frenagem em estradas de terra com costelas…mas nessas situações, a velocidade é muito baixa e não haveria a necessidade de freadas bruscas.

  3. Por Rodrigo Em Jan 4, 2010 | Responder

    Absurdo dizer que existe desvantagem no ABS, um equipamento que salva vidas principalmente trabalhando em conjunto com airbag!

    So vejo vantagens sobre o equipamento!

  4. Por Dedé Em Mai 24, 2010 | Responder

    Só tem vantagens e nehuma desvantagem.

  5. Por Juliano Em Dez 10, 2010 | Responder

    Em uma estrada de asfalto e tempo seco o carro para mais rapido sem ABS mas vai existir o problema de “LOCK”, se você precisar desviar de alguma coisa precisará aliviar o freio para as rodas girarem, ja com o ABS você tem controle do carro mesmo em frenagens de emergência graças ao “Anti-Lock”, mas o carro vai parar um pouco mais a frente, não são vantagens e desvantegens, mas sim funcionamentos diferentes dos sistemas.

  6. Por Filipe Em Mai 16, 2011 | Responder

    Com os buracos, desníveis e falhas das nossas estradas, provavelmente o sistema de abs vai dar muito sustos por ai nos motoristas.

  7. Por miila Em Ago 30, 2011 | Responder

    eu amo carros e sei muitoo bem as vantagens e desvantagens de cada um …porem sei que a melhor opçao para freios seria os freios abs a nao ser que vc goste de brincar por exemplo dando cavalo de pau …mesmo assim recomendaria os freios abs para sua melhor segurança .

  8. Por roberto araujo Em Abr 11, 2012 | Responder

    Por favor1! Até em motos o abs “corrige” erros do piloto nas freadas. Tenho uma naked sem o sistema, mas já estou trocando por outra com o tal freio.ABS! ROBERTO ARAUJO-IBIRAMA, S.C.

  9. Por Relânya Em Jun 21, 2012 | Responder

    Eu gostaria de resposta para o que serve o abs em pisos para varanda .

  10. Por marcelo rezende costa Em Jul 18, 2012 | Responder

    É normal em freio abs , quando parado em semafaro o pé acionado no pedal, o pedal ir abaixando aos poucos? quando estamos tambem em uma serra, pisamos no pedal e condinuamos acionando ele vai abaixando devagar, estou falando de uma S10 disel eletronica. Neste casos gostaria de saber se o freio esta normal ou não.

  11. Por Mineirinho Em Ago 10, 2012 | Responder

    Concordo que o abs é superimportante para nossa segurança. Acho até que o Governo deveria dar uma “bofetada” nessas montadoras descaradas, por venderem carros capengas (quase chegam a propor as rodas como opcional).
    Aproveito a oportunidade para observar ao leitor Juliano que não há necessidade de usar a expressão inglesa “LOCK” pois a palavra tem tradução “travamento”. Bobagem esses neologismos no Brasil.

  12. Por Luiggi Em Mai 12, 2013 | Responder

    gente ele tem desvantagens e vantagens na chuva ele é beleza meu pai testou ele para e n trava e no asfalto seco ele n para o carro meio q pisa e solta o freio o pedal fica tremendo portanto dedvia inventar so pra chuva pq no asfalto seco é um merda meu pai quase bate o carro pois só uaria na chuva
    OBS:pense bem antes de comprar um carro com abs o povo fala be pq tesa na chuva tentem pesquisar no youtube ou em outro site opniões de donos de carros com abs

  13. Por Alberto Alves Fonseca Em Jun 17, 2013 | Responder

    Concordo plenamente com o Sr. Luiggi,fiz o pedido de um FOX, retirei da concessionaria final de janeiro. Vem causando muita dor de cabeça neste freio ABS, pois o pedal endurece e não consigo frear o carro, já bate o carro 2 vezes, a fabrica não mim paga o concerto e nem mim da um carro reserva, sendo que este mesmo já ficou 5 dias na concessionaria, mas continua com o mesmo problema.
    E quando ele freia faz um barulho diferente, e
    não no pedal como falam. O ABS é uma BOSTA.

Poste um comentario