Diário de Um Nerd

Manual de Adequação de Companheiras a Vida Nerd

Todo nerd sonha em encontrar sua alma gêmea. Aquela mulher que não vai reclamar da sua pilha de gibis (coisa que sua mãe faz) e não só isso como ainda vai ler e conversar com você sobre o assunto, quem sabe até discordar de sua opinião sobre quem está certo na Guerra Civil da Marvel. Aquela que quando você estiver programando altamente concentrado no seu novo sistema mirabolante vai passar a mão de leve na sua cabeça fazendo um carinho gostoso e quando você for explicar como tudo funciona ela vai achar interessante, prestar atenção e quem sabe até dar uma opinião de melhoria. Aquela que vai gostar de ficção científica o suficiente pra assistir do seu lado os seriados e filmes que você curte e que até tope ir com você a alguma convenção que possa acontecer. Por fim aquela que vai jogar videogame com você e ainda vai se divertir a beça, ganhar de você algumas vezes, e tirar onda da sua cara.

Bem meu caro amigo nerd, sinto lhe dizer isso, mas encontrar mulheres assim livres na natureza é tão difícil como capturar um Mew jogando pokemon no GameBoy sem trapaça. Mas não é o fim de tudo, não dá pra transformar um Picachu num Mew, mas dá para conseguir transformar aquela garota que vocês gosta numa ótima acompanhante para aventuras nerds. Vamos as lições

0. A lição Zero é a mais óbvia: Tem que existir sentimento.

Seguir todos os passos abaixos exige que você e a garota estejam gostando mesmo um do outro, e dispostos a um aceitar o outro como são.

1. A primeira lição: É preciso também saber ceder.

É preciso lembrar que não é só o seu estilo de vida que vai começar a fazer parte do dela, mas o dela também começará a fazer parte do seu. Se você for intransigente com a rotina dela ocasionará má vontade por parte dela com a sua rotina nerd. Por isso não se surpreenda, salões de cabelereiro e saídas para fazer compras são como buracos de minhoca onde o tempo passa mais devagar e o desconforto é garantido, mas fazem parte da rotina das mulheres e elas encaram isso com naturalidade, por isso tente encarar assim também. E tenha boa vontade de pelo menos de vez em quando acompanhá-la nas compras.

2. A Lição dois: A iniciação a literatura nerd.

Aqui alguns passos são necessários, e é EXTREMAMENTE IMPORTANTE que sejam tomados na sequência certa de ações:

  • Procure saber se ela gosta de ler, e que tipo de leitura gosta. Estudos acadêmicos demonstram que 90% das mulheres já leram pelo menos um gibi da mônica e gostaram. Muitas gostam também de livros de romance. E existem também aquelas que lêem até bula de remédio e rótulo de xampu (ou seja lêem tudo).
  • Para a correta iniciação aos gibis, as experiências prévias com gibis da mônica são importantes. Se a garota um dia já leu e gostou, diga que existem outros gêneros mais adultos e divertidos, e que combinam romance (coisas que as mulheres geralmente gostam). Mangás Shoujo (voltados aos público feminino) são muito bons nessa empreitada, eu recomendo Peach Girl que tem uma história simples, divertida, e cheia de intrigas bem semelhantes as que acontecem no universo feminino (só tome cuidado para que ela não se torne uma Otaku, isso se você não for um otaku, nesse caso seria lucro para você). A partir daí quando se gera um hábito, a iniciação em outros gêneros fica mais fácil.
  • Para a introdução a livros de ficção científica, o passo mais importante é paciência. Procure livros que apesar de se passarem num ambiente sci-fi tenham romance e uma história humana interessante por trás. É importante que você acompanhe o andamento da leitura da sua garota, e vá discutindo e explicando sobre os conceitos que ela tem dúvidas. Exercite a imaginação dela nas conversas sempre fazendo com que ela tente se imaginar no contexto do livro.

3. Filmes e Séries: A iniciação a mídia visual e auditiva

Como na lição 2, alguns passos devem ser seguidos atentamente e até são meio semelhantes:

  • Procure saber se ela gosta de cinema (já conheceram alguém que não goste? Eu nunca conheci) e principalmente que tipos de filmes ela curte.
  • De acodo com o estilo que ela gosta, vá sugerindo títulos no estilo, mas que tenham também um contexto nerd. Um exemplo, se ela gosta de filmes de suspense, pegue bons filmes de suspense que se passam no espaço para ver com ela (existem bons filmes nesse aspecto, o último que vi foi Sunshine). É bom começar com filmes que você já tenha visto, para que possa parar e explicar qualquer coisa que seja necessária, se você não viu o filme, pode acabar se aborrecendo de ter que parar tanto para explicações e acabar criando um clima ruim, isso vai fazer com que todo o clima de cumplicidade Nerd vá para o espaço (quase literalmente nesse caso). Só assista filmes “nerdícos” que ainda não viu com ela quando sentir que ela já está bem encaminhada.
  • Para grandes sessões de cinema (vários filmes no dia) sempre deixe que ela também selecione filmes que queira ver, mesmo que não façam muito seu estilo, quem sabe com o tempo você goste e espanda seus horizontes (aqui é apenas para reforçar a lembrança da lição 1, você também tem que ceder).

4. Computação: A iniciação ao cyberespaço

Geralmente todo mundo usa o computador hoje em dia, então possivelmente sua garota também, a proposta aqui é usar o computador de uma maneira diferente, apresente uma nova visão do mundo a ela.

  • Se você programa, e faz isso em casa ou por prazer ou de forma freelancer, tente sempre mostrar a ela o resultado das coisas que fez. Se tem algo legal em programar é que é um exercício de colocar uma idéia que estava na sua mente de forma “paupável”. Tenha certeza que a garota vai ficar muito feliz de saber das coisas que você é capaz de fazer, se ela não for do ramo, com o tempo vai se interessar em sabe mais sobre como você “constrói” essas coisas.
  • Se você escreve em blogs, faça dela uma leitora das coisas que você escreve, assim ela vai conhecer mais sobre a sua personalidade. Se ela não escreve, incentive (sem pressão) ela a fazer isso e mostrar um pouco ao mundo o porquê dela ser especial para você. Se ela já escreve, incentive e esteja sempre comentando. Aos poucos com a intimidade faça críticas construtivas sobre que pontos ela pode melhorar e esteja apto para receber críticas dela também. Talvez num futuro próximo tenhamos uma nova dupla promissora de escritores no mundo!
  • Caso ela seja daquele tipo de pessoa que tem aversão a computadores, mostre a ela como alguns programas podem ser divertidos e úteis. Viaje pelo mundo com ela pelo Google Earth, e vejam românticamente o céu com o auxílio de um programa de mapeamento celeste.
  • Se ela tem um fotolog, apresente o Flickr a ela e faça a sugestão de tirar fotos em lugares bonitos, com natureza, e de coisas interessantes e legais para ter fotos variadas e que representem momentos legais. (É também uma ótima deixa para você fazer passeios legais com ela).

5 - Videogames: O mundo do entretenimento digital

Nesse ponto, como em todos os outros, tudo passa pela melhor estratégia e planejamento. Se a garota já gosta de jogar videogame (coisa que é até comum hoje em dia) você pode pular direto para o próximo item. Mas se não, siga os passos:

  • É preciso escolher a plataforma para ser apresentada: Mulheres tendem a gostar de “coisas fofas” (uma definição extremamente abstrata e complexa de se descrever, principalmente para um homem), videogames portáteis geralmente conseguem causar mais esse tipo de comoção, sempre é bom iniciar elas por essa plataforma.
  • Comece com jogos leves, os chamados jogos casuais, nada de iniciar sua namorada num RPG com uma história complexa de 40 horas. O Nintendo DS é muito útil nesse aspecto, jogos como Mario Kart sempre conquistam qualquer pessoa, se sua namorada faz Direito mostre a ela um jogo da série Phoenix Right. Outras plataformas também tem bons jogos para essa causa, como o Guitar Hero por exemplo.
  • Se mesmo assim sua namorada é daquelas que resiste e diz que videogame é coisa de criança, ela precisa de um tratamento de choque, pegue o jogo mais sanguinário que você tiver, dê um head shot em algum personagem e pergunte a ela se crianças devem jogar aquilo (cuidado, ela pode achar que você é um psicopata depois disso). Depois para aliviar pegue algum jogo de estratégia complexo e mostre a ela também, aproveite e diga que ajuda a manter a mente saudável.

CUIDADO: Videogames tendem a ser altamente viciantes, e se sua namorada gostar muito, algumas precauções devem ser tomadas:

  • Empreste seu videogame com moderação, se está vendo que ela está pedindo muito, talvez seja hora dela ter um só pra ela (pode ser um bom presente para uma ocasião especial, transforme riscos em oportunidades).
  • Não aconselho ensiná-la a jogar Winning Eleven, ela pode ficar melhor que você e nos campeonatos com os seus amigos você vai passar vergonha (ou seus amigos vão, o que seria engraçado… risos).

Se seguir todos os passos corretamente, poderá no futuro jogar até Pokemon sem problemas com ela.

Uma dica final é: Se for chamado para um daqueles campeonatos de Winning Eleven em pleno dia oficial de ficar com a namorada, proponha que todos os seus amigos levem suas respectivas noivas, esposas, namoradas e leve a sua também. Você pode jogar sem tanto peso na consciência e sua namorada vai fazer ótimas amizades já que mulheres tendem a ser mais solidárias entre si quando partilham o mesmo problema.

6 - A Ciência é cool: Enjoy

Leve sua garota para passeios nerds, além disso ser ótimo para você, ela vai gostar de fazer um passeio que possivelmente nenhum outro namorado a levou pra fazer antes.

  • Leve-a para zoológicos, principalmente se estiverem em épocas de alguma exposição ou algum novo animal diferente tenha chegado ao Zoo. Aproveite e pratique sua exposição sobre a vida selvagem, você vai perceber que valeu de alguma coisa ver todos aqueles vídeos da National Geographic.
  • Um programão é sair para fazer observações astronômicas, é um programa muito legal, aqui em Recife acontecem observações na Torre Malakoff. Se você tiver um bom telescópio pode ser ainda melhor, podem ir para alguma praia distante, verem um céu lindo, e ainda pode rolar algo mais muito romântico…
  • Museus de Ciência infelizmente são raros no Brasil, mas existem sim alguns, então é um bom programa, principalmente se for daqueles onde os visitantes interagem com as experiências. Em Recife temos o Espaço Ciência.

Acho que basicamente é isso, se eu lembrar de mais alguma coisa aos poucos colocarei no manual. Lembro mais uma vez que é necessário que você tenha boa vontade com a garota, e também ceda a alguns gostos dela.

PS: Esse manual nunca foi colocado em prática com garotas que gostam de pagodes baianos e bregas do Pará. Por isso caso consiga avanços com essas duas espécies por favor me avise para catalogação e posterior estudo acadêmico de caso.