O Efeito Borboleta

Não vou falar do filme (o primeiro por sinal é muito bom e eu adoro, o segundo é lixo passem longe), mas sim de como algo pequeno afeta toda a cadeia de eventos da vida de várias pessoas.

Hoje de manhã um bem intencionado funcionário da prefeitura vai instalar um holofote para a iluminação do carnaval no Recife antigo, eis que a já sobrecarregada rede elétrica do bairro não suporta e o tranformador simplesmente explode (precisam ouvir que barulho legal, deu pra ouvir aqui do 11° andar do prédio que trabalho, e eu estava com fones de ouvido escutando música). A partir daí o computador e as luzes apagam, por poucos minutos aqui pois o prédio tem gerador e tudo volta ao normal… ou não? Na hora do almoço ainda sem luz, vejo como nossa sociedade judaíco-cristã baseada no capitalismo é vulnerável, sem luz: sem maquininhas de visa-electron, sem maquininhas de visa-electron: todo a questão serviços-pagamento rui sobre si mesma de forma quase irreparável… olhe que sendo calorento e morando numa cidade quente nem citei a questão do ar-condicionado que não estava funcionando no restaurante que fui comer. Resultado quase não almocei por conta disso, tive que me deslocar ao banco e pegar dinheiro (bendito gerador). Somos tão dependentes tecnologicamente hoje em dia que o maior bug que
pode acontecer em nossas vidas é a falta de energia elétrica.

Ano passado na bienal do livro aqui, fui no estande do governo Venezuelano comprar um livro e lá não aceitava cartão de débito bancário, lembro que até conversei com um amigo e chegamos a conclusão que o socialismo bolivariano de Chaves nunca daria certo se ele não passasse a aceitar pagamentos em visa-electron, ou pelo menos criasse o Bólivar-Electron para esse fim (se possível Bólivar-Electron internacional).

Nessa horas sempre lembro do final do filme Fuga de Los Angeles (tá eu sei que o Fuga de Nova York é melhor, mas gosto do final desse) quando o mundo inteiro apaga para sempre, lembro que meus pensamentos nerds se perderam por um bom tempo imaginando as implicações disso… você já pensou nisso? Imagina um mundo sem energia elétrica de repente… e com zumbis… e com Aliens… e com super-heróis…. e com (acho que tá na hora de tomar meu remédio).

Deixe um comentário