9 meses de bem-estar

2,300

Seu teste de gravidez deu positivo? Siga estas dicas e tenha uma gestação tranqüila.

A futura mamãe precisa redobrar o cuidado com sua saúde. Os três primeiros meses são os mais críticos. Neles, é maior o risco de um aborto natural e a mulher enjôa. Confira as dicas dos médicos para que você e seu bebê fiquem seguros.undefined

Alimentação

A gestante deve comer cinco a seis vezes por dia, em vez de fazer três refeições. Com a gravidez, o aparelho digestivo fica mais lento e não deve ser sobrecarregado de comida. É normal a mulher engordar de oito a 12 quilos durante os nove meses. Para não ganhar um peso excessivo, a grávida deve incluir na dieta carnes magras, frutas, verduras e legumes. Abuse da água e dos sucos naturais, que hidratam o organismo. Para evitar problemas de intestino preso, coma ameixas secas, pães integrais e iogurtes.

Exames

  • Os exames pré-natais, de sangue e urina principalmente, servem para detectar doenças, como toxoplasmose, hepatite, infecção urinária e outras.
  • A toxoplasmose e a rubéola causam malformação no feto.
  • O exame de ultra-som, que permite acompanhar o desenvolvimento do bebê pelo monitor, deve ser feito em três momentos, na 10a, na 20a e na 30a semanas.

Remédios

Se sentir alguma dor, ficar com gripe ou enjôo, só tome remédios depois de consultar um médico. Exames de raio X e tratamentos de quimioterapia também devem ser suspensos nos três primeiros meses. Caso a gestante tenha hipertensão ou diabetes, um controle médico rigoroso é fundamental. Evite ao máximo ficar perto de doentes ou entrar em hospitais.

Longe das drogas

Se você é dependente de alguma droga ilícita, informe seu médico na primeira consulta após a confirmação da gravidez. Essas substâncias podem comprometer a saúde do bebê. Cigarro e bebida também devem ser evitados durante a gravidez.

Exercícios

Hidroginástica, caminhadas leves e alongamento são indicados porque melhoram a respiração, a circulação e fortalecem os músculos. Também é importante proteger a pele.

Óleos hidratantes

Evitam as estrias.





Artigos Aleatorios

Poste um comentario