Água para hidratar o organismo

2,493

Embora não haja estatísticas que comprovem, os médicos afirmam que os brasileiros tomam pouca água, mesmo com esse calor dos trópicos. Em média, ingerem menos de 1 litro de água por dia, contrariando a indicação de 2 litros diários.Para os médicos, isso é um mal sinal, pois a água é fundamental para manter a hidratação do corpo e do organismo, melhorando o funcionamento dos órgãos, que depende da saúde das células, que por sua vez, precisam receber alimento (vitaminas, minerais, açúcar e proteína) para desempenhar sua função. Em outras palavras, a água é importante porque faz o transporte desses nutrientes e permite a maior parte das reações químicas que a mantêm vivas.

A ingestão de pouca água no organismo acaba tornando escassa a matéria-prima para o rim, que impossibilitado de tirar água do organismo para filtrar as toxinas e os sais minerais, tende a concentrar esse material, aumentando o risco de formar cálculos renais (a conhecida pedra no rim). A uréia retida também dificulta a coagulação do sangue, facilitando sangramento. O tubo digestivo, ressecado, favorece a proliferação de bactérias que levam à diarréia.

Diante de tantos benefícios e funções atribuídos à água, então por que os brasileiros ingerem pouco o líquido? Vários motivos, segundo os especialistas. Desde as mulheres, que tomam pouca água para evitar as idas ao banheiro, os que afirmam não gostar da bebida, até as pessoas que, devido a correria do dia-a-dia acabam se esquecendo de hidratar o organismo.

Aqueles que não têm o hábito de tomar água devem começar a adaptar o organismo. Uma das saídas é mesclar os 2 litros diários de água com outros líquidos, como sucos naturais, leite, chás e sopas. Também é importante não esquecer de tomar água potável, devidamente tratada.

Além do bem causado à saúde, a água ainda é responsável, em grande parte, pela beleza físicos. A água é excelente para a pele e ajuda a combater a celulite. Portanto, comece a tomar muita água.





Artigos Aleatorios

Poste um comentario