Aluguel de Imóvel: Quem Deve se Responsabilizar por Vazamentos?

10,197

A nossa leitora Luciana Freire fez a seguinte pergunta: “Prezados,Boa tarde! Moro de aluguel a dois anos em uma casa. Sempre paguei conta de agua no valor de R$100,00 sendo que no mês passado a conta veio no valor de R$ 880,00. Avisei à imobiliaria sobre possivel vazamento, eles enviaram um profissional e foi constatado que a boia da caixa d’água estava com defeito provocando vazamento pelo ladrão, mas o ladrão da casa fica rente a uma calha de chuva que joga agua para dentro de uma pilastra na parede, ou seja, não tinha como escutar barulho de agua vazando. Mesmo assim fui obrigada a pagar a conta, pois o advogado me acusou de não ter escutado a água cair pelo ladrão. Isso é correto? Obrigada!”

Quem deve ser responsável por aumento da conta de água causado por vazamentos?

A rigor o inquilino é o responsável por consertar vazamentos no interior do imóvel, como por exemplo vazamento na torneira da pia, vazamento no registro do banheiro, e etc, que são os vazamentos provocados pelo uso do inquilino. Mas o dono do imóvel é o responsável por consertar vazamentos que ocorram sem a interferência do inquilino, como o exemplo citado pela leitora de vazamento na caixa dágua. O advogado do dono está errado, mas é claro que ele tem que puxar a sardinha pro lado do cliente dele :)

Mesmo sendo o dono do imóvel que tem que consertar o vazamento é obrigação do inquilino informar ao dono do imóvel qualquer vazamento que veja e imediatamente. Não tinha como você descobrir o vazamento, se ocorreu realmente como você afirmou. Então faça o seguinte: se ele não quiser pagar a conta de água, deposite o valor em juízo, vá no juizado cível especial e explique a sua situação. Leve fotos do vazamento se possível. Tudo vai se resolver a seu favor, eu espero.





Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 9 respostas to “Aluguel de Imóvel: Quem Deve se Responsabilizar por Vazamentos?”

  2. Por Sustenil Em Mar 30, 2010 | Responder

    Olá boa tarde! tenho uma loja comercial alugada com contrato de 5 anos, e ainda falta 3 para acabar, o inquilino fez mudanças na construção, derrubou paredes, mudou instalações elétricas e tudo sem o conhecimento meu ou da imobiliária, no contrato tem uma cláusula dizendo que toda benfeitoria deverá ser comunicada por escrito ao proprietário, só que isso não ocorreu,procurei a imobiliaria para reclamar e solicitar o despejo por quebra de contrato, mas a imobiliaria não procedeu a vistoria de entrada do inqulino, como eu faço agora para requerer o despejo por falta de contrato, em que eu posso responsabilizar a imobiliaria?

  3. Por Bianca Em Jan 3, 2011 | Responder

    Ola gostaria de tirar uma dúvida se possível , sou locatária de uma casa faz quase sete meses , essa semana com os temporais a casa apresentou um vazamento pelo spot da sala parecendo uma cachoeira . Não sei de quem é a responsabilidade para resolver isso afinal de contas quando aluguei a casa não foi verificado a estrutura do telhado .
    Obrigada

  4. Por Sidnei Em Jan 10, 2011 | Responder

    Olá, meu problema é muito chato, saí de férias no início de dezembro de 2010 e retornei no início de janeiro de 2011, assim que cheguei encontrei as bases de quase todos os móveis do quarto e da sala “inchadas” por causa de várias infiltrações de água pelo telhado (forro pvc), inclusive uma pelo spot da cozinha identico ao problema da Bianca, antes de sair de férias, deixei as chaves com a proprietária, que mora no mesmo lote e avisei das goteiras e vazamentos de chuva pelo telhado, agora preciso saber quem assume o prejuízo.
    Grato.

  5. Por leona Em Mai 22, 2012 | Responder

    Moro de aluguel em um apartamento e o prédio já é antigo e estou tendo problemas no cano da pia da cozinha, pois, devido ser velho, antigo, na esta parando corretamente, fica escorregando e com isso, ao cair tem o vazamento quem tem a obrigação de arrumar?
    E também estou tendo problemas com o vaso sanitário, pois, atrás dele esta tendo vazamento de água ao dar a descarga, neste caso, quem tem a obrigaçao de consertar?

  6. Por hosana Em Jun 20, 2012 | Responder

    ola boa tarde,eu moro em uma casa de 2 comodo a 1 ano e 6 meses eu sempre paguei de agua 30 reais mais esse mes veio 113 reais sendo que só mora na casa 2 pessoas falei com o dono da casa e ele falou pra mim me virar ele não ia pagar o conserto se por um vazamento e nem me ajudar pgar a conta ele esta certo pois aluguei a casa direto com ele,e na minha cozinha tem forro pvc e existe uma coteira e ele nunca se interessou em arrumar oque eu faço obrigado..

  7. Por Socorro Maia Em Jul 2, 2012 | Responder

    Aluguel um apartamento no último andar, em perfeitas condições, após 08 anos surgiu no teto uma pequena infiltração. A Sindica fez o conserto, mas não precisou trocar nenhuma telha. Foi somente consertar uma área de mais ou menos 1 metro, sobre o meu apartamento.
    Quero saber se este conserto sou eu que pago ou o proprietário?

  8. Por Rodrigo Valentim Em Jul 27, 2012 | Responder

    Olá, Boa tarde.

    Gostaria de uma orientação.

    Aluguei um imóvel a 4 dias e aparentemente tudo perfeito, porém, veio o valor da conta de água e com 4 dias, já estão me cobrando 26 reais.

    Verifiquei ao chegar no imóvel se existe algum vazamento e para minha surpresa, com todas as torneiras ligadas o consumo se mantem. Desliguei todos os registros e o consumo também se manteve.
    Ja avisei a imobiliaria e a mesma mandará um presador de serviço, porém, e o valor no final do mês, quem deverá pagar?

    Normalmente, uma familia com 4 pessoas (3 adultos e um bebe) e não chega a consumir mais do que 8 metros cubicos.. estou sendo cobrado por 15.

  9. Por JAIR DE OLIVEIRA RAMOS Em Set 24, 2013 | Responder

    BOA NOITE
    SOU INQUILINO EM UM IMÓVEL NA CIDADE DE FRANCA À CINCO ANOS, SÁBADO VIAJEI PARA UMA CIDADE PRÓXIMA E NO RETORNO NO DOMINGO CONSTATEI UM VAZAMENTO DE ÁGUA NA LAJE DO MEU QUARTO, NA SEGUNDA FEIRA RECLAMEI COM A IMOBILIÁRIA E O ENCANADOR VEIO VER O QUE ESTAVA ACONTECENDO E CONSTATOU QUE A BOIA DA CAIXA NÃO ESTAVA VEDANDO, SÓ QUE A MESMA CAIXA NÃO TINHA LADRÃO, E A ÁGUA VAZOU DENTRO DO IMÓVEL E PERDI O MEU COLCHÃO DE CASAL, TENHO DIREITO A SER REÇARCIDO DA MINHA PERDA POIS ACREDITO QUE O LADRÃO DA CAIXA DE ÁGUA É UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA, EM QUE LEI DEVO ME APOIAR PARA PEDIR O PAGAMENTO DO COLCHÃO

  10. Por denise Em Mai 1, 2014 | Responder

    sou proprietaria de uma casa a qual ta com problemas de vazamentos e a agua do vazamento ta dando estrago na casa de baixo solicitei um pedreiro e conversei com o inquilino que el deve dividir os gastos estou errada?

Poste um comentario