Comentários do artigo O que você deve saber na hora de alugar um imóvel - parte 4

5,325

Como os comentários do nosso artigo Aluguel de imovel: O Que Voce Deve Saber Na Hora de Alugar Um Imovel ficaram acima do permitido pelo nosso sistema resolvemos colocar aqui a quarta parte deles para consulta dos nossos leitores. Fique a vontade para compartilhar suas perguntas.
Por michelle Em Jan 15, 2011

ola meu nome e michelle gostaria de tira um duvida trabolho com enpresa o proprietario do lote a onde minha enpresa estabelece . o contrato foi de 6 mes mas ele vei na minha loje e falo que ia almenta o aluguel em 6 e 6mes isso ele poder fazer isso quere almenta seis em seis mes

Por pedro Em Jan 18, 2011

preciso saber se ao entregar o imóvel por mim alugado devo pintar muros e portões que empretejaram com as chuvas , ação to tempo?

Por marcia Em Jan 25, 2011

Aluguei um imovel que vence um ano em abril, e precisei sair do imovel, tendo em vista estar todo com as paredes emboloradas, mas avisei ao locador que tinha outra pessoa interessada e se poderia passar o imovel para a pessoa, que o locador disse que poderia sem nenhum problema, e que em abril avisariamos a imobiliária, mas depois de uma semana ele se arrependeu e resolveu avisar a imobiliária, que me comunicou e eu levei o novo inquilino para lá, e agora querem me cobrar dizendo que eu sub loquei o imovel mas isso não ocorreu pois fiz com anuência do proprietário, e o aluguel vai ser pago a imobiliária e não para mim, eu não estou recebendo nada por isso, quero saber se poderia ter feito isso, se tenho que rescindir o contrato ou se posso ficar com o mesmo contrato até abril, depois passa para o novo inquilino, continuando o contrato em meu nome até a data prevista…pois o proprietário está ciente, mas a imobiliária quer dinheiro. grata.




Por Fenanda Em Jan 29, 2011

Boa tarde, meu nome e Fernanda, moro ha 05 anos em um apartamento, meu contrato encerra em abril de 2011, esta pago ate 31 de janeiro de 2011, porem o proprietario no dia 24 de janeiro entrou no apartamento dizendo que queria uma parte para morar, contratou os pedreiros tirou parte dos meus moveis quebrando alguns, tirou copias das chaves e disse que se nao estamos satisfeitos que nos mudemos, o que devo fazer nessa situacao, me ajude por favor.

Por Michele Oliveira Em Fev 4, 2011

Boa tarde!
Tenho uma loja alugada, mas devido ao infortunio ococrrido na região serrada no ultimo mes, tive meu estabelecimento totalmente destruido pela enchente. Limpei a loja, consertei a porta e devolvi a mesma para o locatario. Pageui um mes de aluguel, embora só tenha utilizado 10 dias. Agora ele vem com uma historia de que eu devo devolver a loja como eu peguei. O advogado disse que não, q foi um infortunio, q não tenho culpa. Mas e a lei? Em que devo me basear?

Por Emerson Lins Em Fev 7, 2011

Sou inquilino de dois imoveis do mesmo dono, um comercial e um residencial no mesmo local, ele agora veio me pedir os imoveis, só que meu contrato com ele foi verbal, tenho interesse em sair mas preciso ficar até o fim de junho para poder sair sem grandes prejuizos, o que posso fazer?

Por Pietra Em Fev 14, 2011

Boa Tarde.
Gostaria de saber se a imobiliária ou locador pode obrigar o locatário a entregar os comprovantes de pagamentos originais, seja IPTU, condomínio, etc….?
Não serviria somente o simples comprovante para tal?

Obrigado.

Por Rosa Em Mar 12, 2011

Aluguei uma casa a 2 anos e 1 mês.Pago o aluguel,IPTU, água. Só que a casa que aluguei a caixa é de 500 litros e não da pra nada.Quando vim morar nessa casa a proppritária me disse que não faltaria água e hj pago a água que só cai 2 vezes na semana, e a proprietária não ta nem aí, quem me cede água é uma vizinha que não tem obrigação nenhuma em ceder a agua,o que faço pois com eles não tem acordo.

Por Jeane Em Mar 14, 2011

Boa tarde!Gostaria que vcs me tirasse umas duvida…aluguei um ap quase 3 anos,no primeiro ano de aluguel com 11 meses foi feito um reajuste de 25.00 ,que eu saiba q só é feito com um de contrato,depois de 9 meses foi feito outro reajuste de 25.00pela dona do imovel eu sabendo que esses reajustos sempre são feito de acordo com o ano do contrato.mas como ela sempre dizia consultar sua contadora sabendo eu que as duas estavam erradas…acabei dia 15 de fevereiro entregado o ap,só entreguei a chave n dia 16 pois tive que pintar td o ap apesar de quando peguei encontrei sujo…só que hj a dona me ligou me alegando que eu tenho que pagar papel de agua e luz…se ja sair e deixei tds contas pagas se meu aluguel vencia dia 20 e o inicio ja pagava td…tenho direito de recorrer esses aumentos fora d epoca e essa cobrança…
obrigadoo

Por Luiz Em Mar 18, 2011

ten direito sim Jeane. Mas você devia ter reclamado dos aumentos logo que ela propôs.

Por Elen Em Mar 21, 2011

Sou locatária há 4 anos de um apto cujo contrato vence em 30 dias. Como estou sendo transferida de cidade, vou me mudar após 90 dias do vencimento deste. Eu tenho direito ao prazo (pagando o aluguel reajustado, é claro) ou preciso renovar o contrato e pagar a multa por rescisão?

Por CatÊ Em Mar 22, 2011

Boa noite, quero alugar um apartamento e gostaria de saber qual a diferença de valor que eu devo cobrar se o apartamento tem 2 quartos ao invés de 1?

Por Rosa Em Mar 23, 2011

Aluguei uma casa a 2 anos e 1 mês.Pago o aluguel,IPTU, água. Só que a casa que aluguei a caixa é de 500 litros e não da pra nada.Quando vim morar nessa casa a proppritária me disse que não faltaria água e hj pago a água que só cai 2 vezes na semana, e a proprietária não ta nem aí, quem me cede água é uma vizinha que não tem obrigação nenhuma em ceder a agua,o que faço pois com eles não tem acordo.Por favor me ajudem.
Grata.

Por Izabela Em Mar 24, 2011

Olá, meu nome é Izabela. Comprei um imóvel através da carta de crédito da PreviRio, o imóvel estava alugado e o inquilino foi notificado verbalmente pela proprietária que deveria desocupar em 90 dias pois o mesmo seria vendido, o inquilino recusou a assinar a notificação extrajudicial e por isso ficou só na notificação verbal, findo o prazo, adquiri o imóvel fui pedir o mesmo para moradia ele disse que não iria sair e que iria entrar com uma ação contra a ex-proprietária, preciso entrar para morar pois moro de favor em uma casa de fundos de uma instituição de ensino. Como devo proceder? Desde já agradeço a atenção.

Por cristina Em Mar 24, 2011

Por favor gostaria de uma orientação.

Fui fiador de uma pessoa essa por sua vez foi embora e deixou seu companheiro morando no imvel ele nao pagou e agora com a ação do despejo não pode se concretizar por o inquilino sumiu.

O que fazer?

Por Fernanda Em Abr 5, 2011

Olá, gostaria de uma informação:
Há um ano atrás aluguei uma casa e á locadora não fez contrato. Sempre pago os aluguéis em dia. Ela me enviou um email no início do mês de março pedindo que eu desocupasse o imóvel até dia 10/04/11 pois ela irá morar lá. Então fui a procura de outro imóvel e mudei dia 20/03/11. Tenho que pagar o aluguel dos dias que fiquei(sendo que pago o mês antecipado e vence sempre dia 10 de cada mês)ou tenho que pagar o mÊs integral? Ou se ela pediu que eu desocupasse o imóvel não preciso pagar pelos dias que fiquei??? Como devo proceder?

Por Juliane Em Abr 6, 2011

Luiz, boa tarde !
Fomos locatários de um imóvel em 2008 e 2009. Todo o processo foi feito através da imobiliária e esta colocou no nome do meu marido a conta de luz. Saimos do imóvel em jan/2010. Agora meu marido foi negativado no SPC, referente algumas contas de luz em atraso que o novo morador não pagou. Gostaria de tirar uma dúvida: Se a imobiliária passou na época as contas para o nome do meu marido, não é obrigação dela retirar? Posso entrar com uma ação contra danos morais contra a imobiliária, pois era quem administrava o imóvel ??
Aguardo orientação .. obrigada !!

Por Maria Em Abr 11, 2011

Boa tarde.
Sou proprietária de um imóvel comércial, e o novo inquilino colocou um forro no teto p/q ele precisava, devido o ponto dele ser uma farmácia.Gostaria de saber se sou obrigada a descontar,e como fazer esse documento, caso precise algum dia provar q/ foi descontado no aluguel. Porque eles costumam tirar td quando saem da casa mesmo sendo descontado e até onde eu sei isso é roubo.
Aguardo orientação. Obrigada

Por osmar fernandes ferreira junior Em Abr 19, 2011

ola,eu e minha esposa estamos a quase dois anos em uma casa alugada, sempre pagamos em dia e cumprimos com o combinado em um contrato verbal que nós fizemos,o que nos foi prometido nao foi cumprido agora quero sair da casa como devo proceder?ja pago o aluguel adiantado.
obrigado.

Por Eduardo Em Mai 2, 2011

Oi, resido em um imovel alugadado a quatro anos e estou com problemas para devolver porque a porta do corredor lateral quebrou com a ação do vento, a porta é de um material muito ruim, não consegui achar outra porta, agora a imobiliaria quer que eu pague outra porta mas para isso tenho q quebrar a parede para colocar outro batente, eu sou obrigado a colocar outra porta?

Por Paulo Em Mai 5, 2011

Bom Dia, aluguei o meu apartamento pela 1ª vez, pela uma imobiliaria, gostaria de saber se o aluguel pago pelo inquilino só é feito mês que vem ex: entrou apto 05/5 só vai pagar o 1º mês de aluguel em 05/6.

Por Sarah Em Mai 9, 2011

Aluguei um imovel residencial para morar com minha mãe e minha irmã mas convidei minha tia para morar conosco, a imobiliária está querendo rescindir o contrato por que estão alegando imoveis para terceiros. Quais são os meus direitos?

Por rodrigo Em Mai 10, 2011

Gostaria de saber:

Estou morando de aluguel já faz 1 ano e agora o preço foi reajustado e o locador quer renovar o contrato por mais um ano.
Porém entrei com o pedido de financiamento na Caixa Econômica e foi aprovado o financiamento o que a meu ver torna improcedente a renovação por mais um ano pois a qualquer momento irão aprovar o imóvel e terei que me mudar. Pergunto: Como devo proceder? Assino o novo contrato? Informo ao locador quanto ao que tenho feito para conseguir o sonho da casa própria? TEnho mesmo que pagar multa recisória ou posso negociar com o locador um relaxamento da multa? Caso tenha outras sugestões aguardo e agradeço…

Por gisele Em Mai 10, 2011

oi boa noite eu queria uma informaçao no ia 12 de outubro de 2009 a dona da casa me deu achave mais era pra mim pintar a casa pra mim entrar dentro dela no dia 17 paguei um adiantamento no dia 31 fui pra casa morar e antes estava com as chaves mais nao estava morando la so estava mechendo e por minha conta ela nao me pagou nada por a pintura no dia 8 de novenbro paguei outro aluguel a ela agora meu contrato venceu dia 8 de maio de 2011 queria saber se tenho que dar ela o pagamento no vencimento que é dia 8 de maio de 2011 e so posso ficar ate junho sem dar ela o aluguel preciso da resposta urgente pois ela esta me cobrando o aluguel e tenho que ter uma resposta concluida obrigado gisele

Por Raissa Em Mai 12, 2011

Senhor Luiz, boa noite!
Aluguei uma casa para meus pais e meus sobrinho morarem, fiz contrato de um ano. No final do contrato o dono quis aumentar muito o aluguel,não aceitamos e entramos em um acordo que aumentamos um pouco mais que a lei. Passado mais de dois meses sem renovar contrato minha mãe pediu ao dono para renovar ou fazer um outro, ele não fez,depois de mais três meses ele veio dizendo que queria vender.Quando trouxe os papeis de proposta para eu assinar se queria ou não comprar o imóvel em duas vias eles estavam rasurados, um constava valor 250.000 e o outro rasurado 300.000 a caneta por cima do valor anterior.Não aceitei e ele ficou muito bravo.Quando pedi que trouxesse outros papéis e com o nº de registro do imóvel para eu pedir um financiamneto ele demorou dias e voltou dizendo que desistiu de vender e que iria fazer um contrato.Fiquei esperando e já se passaram mais 5 meses, ele não fez o contrato e veio agora dizendo que vendeu o imóvel que mora e quer a casa para morar.Mas se recusa a fazer pedido por escrito a desocupação do imóvel alegando não ter contrato.Mas por algumas informações que tenho,como já estou a 9 meses sem contrato por opção dele, o tempo é indeterminadoou não?
Me parece que é golpe do locador para eu desocupar o imóvel e ele alugar por maior valor a outro.Não queremos que meus pais e mude para longe pois eles tem uma casa que tbm está alugada,meus pais são idosos mais de 60 anos além disto criam um neto de 11 anos e eles moram no bairro há 31 anos.Eu e meus irmãos moramos perto e nos ajudamos uns aos outros.Caso venhamos a desocupar o imóvel e o dono não venha a morar,quais são os meus direitos para processa-lo por nos enganar? Quanto tempo ele tem de me dar de prazo? Quanto tempo ele tem para vir ocupar o imóvel?
Estou realmente precisando de ajuda por favor me de uma resposta.Pra poder acalmar minha mãe.
Obrigada Raíssa

Por jéssica barros Em Mai 13, 2011

Olá, eu aluguei um imóvel na epoca por um preço ja defasado, mais hoje ao passar de 4 anos resolvi aumentar e ela simplismente disse q nao iria pagar o aumento pois o governo só aumentou 10%. entao ela resolveu sair da casa mais disse que tinha direito de ficar 30 dias.
quero saber quanto tempo relamente ela tem o direito de ficar, desde já agradeço att.jéssica

Por José Em Mai 16, 2011

Meu contrato de locação comercial de 48 meses venceu em 31/03/2004, a proprietária faleceu em 2009 em abril de 2010 o herdeiro efetuou um adendo apenas informando os novos locadores devido a partilha e citando que permanecem inalteradas todas as demais clausulas anteriores.
agora em 01/04/2011 renovamos o contrato para mais 36 meses. No local existe um comercio varejista deste o início da locação sempre o mesmo ramo de atividade.Esta situação caracteriza uma locação continuada ja que o proprietario recebeu todos os alugéis em dia e nunca pediu o imóvel? Ou esta renovação não caracteriza continuidade?

Por Christiane Em Mai 19, 2011

Boa noite. Estou com algumas duvidas que não sei aonde esclarecer. Eu e meu marido alugamos uma casa em janeiro deste ano. Quando alugamos o proprietario nos informou que nao faltava agua, e que na rua desta casa os moradores fizeram em conjunto “a lei do silencio”, quando recebermos a casa ela estava sem chuveiro, sem descarga no banheiro e não havia sido pintada a quatro anos. Porem o proprietario falou que iria tomar todas as providencias em dentro de 1 mes. O tempo passou e ele nao resolveu. A ventilação dentro do quarto é pessima então começou a dar mofo dentro dos quartos e no banheiro. Na area de serviço e no banheiro começaram a aparecer rachaduras. Certa noite teve uma chuva forte e reparamos que começou a brotar agua do chao e da parede do banheiro. E semanas depois reparamos que na sisterna, que fica na area de serviço,tambem havia tido uma rachadura e que agua de fossa estava vazando dentro dela. Fomos comunicar isso com ele, porem ele nao estava e falamos com a mulher dele. Ela disse que iria tentar resolver o problema o mais rapido possivel. Dentro dessas semanas usamos dessa agua, inclusiver para beber, sem saber que estava contaminada. Cheguei a ir ao medico, pois sentia muitas dores no estomago e começaram a aparecer ‘pano branco’ em meu corpo, estou esperando o dia da endoscopia para saber o que é. Até então, o marido dela nao para em casa vive viajando, e quando aparece, fica andando pela rua e nao vem tomar nenhuma providencia. Segundo eles a providencia temporaria que ja tem 4 semanas é emendar mangueiras e pegar agua da casa dela para poder encher a nossa caixa d’água. Sem nenhuma atitude deles começamos a atrasar o aluguel, agora que completa 1 mes ela esta cobrando o juros de 2% ao dia de R$350,00.
OBS.: Desde janeiro ela não entregou a copia do contrato, a conta de luz ela dizia que nao passava de R$ 40,00 e antes de nos adiquirirmos um computador, tinhamos apenas 1 geladeira nova, uma televisao nova, 2 ventiladores, 1 dvd e a bomba que ligavamos de 4 em 4 dias e ficava ligada de 10 a 15min. a conta de R$40,00 (como ela dizia) passou a vir R$60,00 e agora com o computador R$ 70,00. Isso é impossivel!!!.
E agora com todos esses problemas gostaria de saber ao certo o que eu tenho que fazer, poderei processar eles, quando eu fizer a endoscopia? Devo pagar os 2%? faço benfeitoria para a casa ou deixo piorar para denunciar, e aonde denunciaria? Anvisa trata de casos como esse?
Espero que voces possam me ajudar, um abraço para todos,

Por susanna Em Mai 21, 2011

Moro em uma casa alugada através da imobiliaria desde fevereiro de 2008,no inicio o aluguel era 350,00 reais,com direito a vaga e sem pagamento de agua pois aqui a agua é retirada através de poço!!No ano passado o valor do meu aluguel era de 370,00 com o reajuste anual,porem eles mandaram em meu boleto bancario uma taxa de agua no valor de 10,00 reais,reclamei e foi retirado do boleto mais dois meses depois esse valor da taxa foi novamente colocado só que ao inves de 10,00 ja eram 20,00 a taxa da agua,aceitei pois eu poderia usar mais agua sem que ninguem reclamasse pois estaria pagando pelo consumo!!!dai o valor do aluguel era de 370,00 mais a taxa de 20,00 reais da agua tudo foi para 390,00 reais !Nesse ano no mes de março 2011 tivemos o reajuste do aluguel e mais o da agua que foi para o valor de 435,00,hj no mes de maio passado exatos 2 meses apos o reajuste recebemos o boleto com o valor totalmente modificado com o valor de 480,00 um absurdo pois o reajuste é anual e a imobiliaria não poderia fazer isso,!Alem do mais esse condominio onde moro é imundo não a limpeza ha não ser por nos inquilinos,as paredes estão deterioradas e não ha segurança!!Hj liguei na imobiliaria e nem eles mesmos sabiam por que foi aumentado o valor dois meses depois do reajuste que ja estavamos pagando…A pergunta é o que eu como inquilina devo fazer para garantir meus direitos ??? Devo entrar com uma ação judicial contra a imoiliaria por danos morais ? Me sinto ofendida por que pago o aluguel em dia e ate antes mesmo do prazo do vencimento !!Gostaria de uma resposta urgentemente !!!
obrigada desde já e aguardo a resposta !!!!

Por Nayara Muitooooo DESESPERADA Em Mai 23, 2011

olá,preciso muito de ajuda e peço pelo amor de Deus q o senhor possa me ajudar.
eu e o meu marido alugamos uma casa muito bonita aparentemente vai fazer 3 meses,o contrato é de 30 meses.
sendo desde q eu cheguei no imovel perecbi q tinha muitas baratas,ao passar os dias descobri q tinha infestaçao de barats ao ponto de um dos chuveiros dentro dele esta cheio de barats e tb as baratas veem e deixa seus ovos sobre a casa, quintal , enfimm.
tenho um bebe de 4 meses q fica no chao pois esta na fase de querer engatinhar tb tenho cachorromuito bem cuidado, por causa da infestaçao de barats q aparecem sobre minha casa tenho entrado NUM STRES PROFUNDO, AO PONTO DE CAIR MEUS CABELOS DEIXANDO FALHAS, UM COMEÇO DE DEPRESSAO ,PAVOR DE ANDAR SOBRE A CASA E TB GASTOS IMENSOS COM PRODUTOS PARA MATAR AS BARATAS,SO EM 1 MES GASTEI MAIS DE 80 REAIS SO COM PRODUTOS PARA DETETIZAR MINHA CASA,MINHA GRANDE PREOCUPAÇAO ,TENHO CRIANÇA PEQUENA, CACHORRO E ALEM DE SER NOJENTO BARATA E DE TRAZER MUITAS DOENÇAS ,BACTERIAS TB TEM O REMEDIO Q USO TODOS OS DIAS PARA MATA-LAS E ESSE REMEDIO TB TEM ME FEITO MAL,POIS É MUITO FORTE,SE FAZ MAU PARA MIM, COM CERTEZA FAZ PRO CACHORRO E PRINCIPALMENTE PRO MEU FILHO.
COMUNICAMOS O DONO E ELE QUER POR BOTOX NOS RALOS, SENDO Q O PROBLEMA NAO ESTA NO ESGOTO MAIS JA SE TORNOU PROLIFERAÇAO POIS AS BARATAS DEIXAM SEUS OVOS, ELE TERIA Q CONTRATAR UMA EMPRESA PARA DETETIZAÇAO PROFISSIONAL PARA EMPRESA ENCONTRAR O NINHO.
MAS MESMO ELE FAZENDO ISSO NAO SEI SE ELE VAI QUERER FAZER, EU PEGUEI UM PAVOR MUITO GRANDE DA CASA, AO PONTO DE EU ESTAR COM OS NERVOS ABALADOS MESMO.
O QUE FAZER, SERA Q CONSEGUIMOS UMA QUEBRA DE CONTRATO SEM PAGAR MULTA,A IMOBILIARIA DEVOLVERA OS 3 MESES DE GARANTIA?
POR FAVOR ME AJUDE
MEU EMAIL

ESTOU MUITOOOO DESESPERADA ME RESPONDA PELA AMOR DE DEUS

Por Márcio Em Mai 31, 2011

Gostaria de saber, minha casa é alugada como residência, mais imposto vem muito caro, casa é grande! Antigo iquilino era um comércio no local, tem diferença no valor do imposto entre residencial e comércio?

Muito obrigado

Por FLAVIO LUIZ FELKL Em Mai 31, 2011

Prezados Senhores: o meu filho assinou contrato de locação de uma casa em Balneário Camboriu em dezembro de 2010. Com o decorrer dos meses, foram constatados problemas estruturais no imóvel, tais como: grande infiltração de água da chuva pelo telhado, causando danos inclusive nos móveis do locador; instalação elétrica precária,podendo ocasionar incêndio a qualquer momento. Meu filho comunicou verbalmente a imobiliária por diversas vezes. Nada foi feito. Então instrui o meu filho para fazer a comunicação por escrito. Também não resolveu.Pergunto: é possível rescindir o contrato antes de seu vencimento com isenção da multa contratual e também é possível entrar em acordo com a imobiliária para baixar o aluguel considerando os problemas existentes.

Por Vanessa Em Jun 1, 2011

Fiz um contrato de locacao de 30 meses com a garantia de seguro fianca no qual renovo todo ano. So que agora com 18 meses a proprietaria vendeu o imovel e nao nos comunicou. O novo dono mudou de imobiliaria, ele pode aumentar o aluguel? sendo q o reajuste e anual e ja foi aumentado em janeiro? E como funciona a questao do seguro fianca? Continuo pagando? Deis de ja agradeco

Por Diana Em Jun 7, 2011

Tenho uma dúvida, sou proprietaria de varios imoveis que alugo, um deles ano passado c/ achuva fote alagou, mas a inquilina entendeu saiu numa boa, fiz uma obra enorme, e acho que estou livre de qualquer incidente, mas caso ocorra novamente, o que pode acontecer, quais são meus direitos e deveres e existe alguma clausula em que posso me repaudar!!!
Desde já obrigada,
Diana

Por Graziela Em Jun 9, 2011

Aluguei um apartamento em agosto de 2010 em caráter de urgência e quando fui alugar ainda havia vários objetos do antigo morador e as paredes não estavam limpas. Me mudei no mesmo dia pq a casa em q estava havia 15 dias q faltava agua. Ocorre que a moradora do andar de cima compartilhava a mesma garagem e começou a me fechar todas as manhãs dificultando a minha saida. O dono do imovel q mora nos fundos nunca resolveu nada apesar de eu ter comunicado o fato. Eu e essa dona fomos parar até na delegacia pra resolver a questão. fiquei muito aborrecida e comuniquei que iria sair aos donos do imovel. No dia em que fui entregar as chaves lavei o apartamento . A dona então quis me cobrar a pintura da paredes e exigiu mil reais. aleguei que ela mesmo sabia que as paredes estavam sujas, então ela pediu 800, recusei, pq só pagava 600 de aluguel e não podia pagar. Ela então disse que iria para ajustiça eu disse que ela poderia ir,porque entreguei o imovel limpo e não havia danificado as paredes, elas estavam como antes. O que devo fazer????

Por selma Em Jun 10, 2011

Boa tarde,moro em apto alugado ha 2 anos,o dia pra pagar é dia 08,tive que mudar a data para pagar pois o dia do pagamento no meu emprego tambem mudou e consequentemente tenho que mudar a data do pgto do aluguel.
Portanto a proprietario do apto vai cobrar os dias que fazem q diferença que no caso sera de 4 dias,O dia que irei fazer o pagamento sera dia 12,é correto cobrar esta diferença,pois não é um atraso e sim mudança de data,que no caso tambem foi informado ao proprietario do imovel.
Fico no Aguardo.Obrigado

Por Cristiane Em Jun 15, 2011

Tenho um imóvel que ficou alugado para a mesma pessoa por 60 meses,com 4 meses de antecedencia ao término do segundo contrato, enviei um comunicado informando nao haver interesse de minha parte em renovar novamente, tendo em vista que um familiar muito próximo necessitaria usar o imóvel.
O inquilino saiu e tudo correu normalmente, porem, este familiar não mais precisará utilizar o imóvel e por isso tenho a intenção de vendê-lo.
Gostaria de saber se posso realizar a venda do imóvel, pois tenho dúvidas quanto a questao de preferencia de compra do inquilino, já que não ofereci ao mesmo devido a realmente não ser esta a intenção na época.
Posso ser penalizada de alguma forma? Ele pode entrar com algum processo contra mim?

Por Fabiana de Souza Serafim Em Jun 16, 2011

Quero saber se o locatario não refazer a pintura se é obrigado?e se é fiador que paga por iss

Por Rodrigo Goulart Em Jun 16, 2011

Recebi uma proposta de emprego a 4 meses junto com 2 conhecidos do curso que fiz, alugamos um apartamento juntos e coloquei meus pais como fiadores.
Passados 4 meses, os outros moradores se mostram incapazes de morar em um apartamento coletivo, e isso tem afetado meu desempenho no emprego. Gostaria de sair do imóvel o quanto antes.
Terei de pagar a multa integral para a imobiliária?
Existe a possibilidade de apenas tirar o nome dos meus pais como fiadores e “largar” o imóvel aqui com os outros 2 inquilinos.

Por paulo francisco do prado Em Jun 17, 2011

quero saber o seguinte sou fiador de aluguel do meu filho ,quando aluguei pra ele não tive tempo pra ir la e vistoriar nada , mas depois que meu filho se mudou fomos ligar os eletros dele e descobrimos que a maioria das tomadas não estavam funcionando , como conheço muito o proprietario falei verbalmente pra ele e ele concordou que eu as trocasse ja que eu sou eletricista disse pra ele que eu mesmo trocaria mas ele deveria fornecer as tomadas ele concordou e ele mandou pegar no material de construção que tem ao lado . mas agora na horade pagar a conta ele me ligou e disse que não autorizou nada pra não arrumar Confusão disse pra ele que pagaria e quando sair voltarei as mesmas dele pro lugar e tirarei as minhas . agi certo ou devo rever o contrato e pedir uma vistoria mesmo agora que meu filho ja mora ha três meses e também tem mais coisa que não estão funcionando direito como fechaduras de portas e ducha higiênica etc.

Por Patrícia Em Jun 22, 2011

Boa Tarde,
Moro de num imovel alugado há 9 meses.Acontece que chamei uma empresa para fazer reparos na pia da cozinha que havia entupido,porém a desentupidora verificou que não era problema específico da pia e sim da caixa de gordura, que estava extremamente cheia. Foi feita a limpeza da caixa de gordura com três máquinas,pois o locador,na reforma do imovel havia obstruido com pisos a tampa da caixa de gordura no corredoR. O valor do serviço ficou extremamente exorbitante.Posso ter algum tipo de ressarcimento do aluguel os valores integrais dos reparos?
Mesmo que conste uma cláusula no contrato notificando que qualquer reparo efetuado dentro do interior do imovel é de obrigação do inquilino?
ME AJUDE,POR FAVOR!
Desde já,obrigada!
Quais as garantias?

Por Marly da S. Romualdo Em Jun 23, 2011

eu gostaria de saber o seguinte, tenho uma casa na cidade de campinas no bairro residencial cosmos, no qual sou proprietário, e ofereci para minha irmã no intuito de ajudá-la a sair do aluguél, porém não cobro o alugél e ja fazem quase nove anos que ela e sua filha moram lá. Não falam nada de sairem porém já falaram em comprar o imóvel mas querem dar um valor baixo ( - de 65.OOO ). Que devo fazer, aguardo resposta.

Por Marriete Em Jun 24, 2011

Bom dia! Moro de aluguel a 12 meses fez dia 15/06/2011,foi identificado assim que lemos o contrato que havia rasuras referente a prazo do termino do contrato, porem ficou responsavel pela imobiliaria a autenticação na quala mesma foi feita somente no contrato do proprietario. Agora a imobiliaria fechou e a secretaria do responsavel da imobiliaria “”, alterou a primeira pagina do contrato na qual consta a rasura, sem autenticação e sem assinatura dos respectivos responsavel pela locação.
Minha dúvida é a seguinte isto pode ser feito sem que seja feito a renovação do contratto?
Aguardo contato obrigado.

Por RÚBIA Em Jun 25, 2011

tenho um comodo e aluguei a senhora que alugou colocou uma loja o ladrão quebrou a porta de vidro a noite.quem tem que pagar pelo conserto eu o inquilino?Obrigada deste já.

Por Rosa Em Jun 28, 2011

Boa tarde! Preciso de uma orientação urgente. Aluguei um um quarto em um apartamento. Quando cheguei o quarto estava em péssimas condições, mas pintei, coloquei tomada, reformei uma velha prateleira que tinha na parede, tapei todos os buracos dos tacos e parede, inclusive fiz chaves para a velha fechadura que não possuia a mesma, enfim, ficou lindo…agora, depois de 7 meses que estou lá, a moça que alugou decidiu pedir o quarto. Até agora não deu meus recibos de pagto e hoje pediu que eu deixasse a chave para que ela pudesse mostrar o quarto para duas pessoas interessadas. Pergunto: sou obrigada a deixar a chave do quarto que ainda estou morando com ela? afinal todas as minhas coisas estão no local e ainda tenho 20 dias para entregar o quarto.

Por SIMONE FERREIRA .PN Em Jul 6, 2011

BOA NOITE, SOU INQUILINA DE UM APARTAMENTO, E ALUGUEI DIRETO COM O DONO, POREM QUERO QUE ME ESCLAREÇA UMA COISA: NO MEU CONTARTO ESTA ASSIM, ENTREI: 10/03/2011,E O CONTRATO VAI VENCER DAQUI UM ANO VAI SER 10/03/2012? CERTO. POREM VAI FAZER ESSE MES DE JULHO 4 MESSE, E O CARNÊ DO IPTU CHEGOU PRA MIM PODER PAGAR? TENHO QUE PAGAR O VALOR PROPORCIONAL? OU VALOR INTEGRAL? O VALOR DO IPTU É R$329,6 E TAMBÉM TEM A OPIÇÃO DE PAGAR PARCELADO EM ATE 6 VEZES.

ESTOU EM DÚVIDAS EM RELAÇÃO ESSE IPTU, QUAL VALOR CERTO QUE É O MEU DIREITO? E SEGUINDO O DONO DO APARTAMENTO, , QUANDO FOR VENCER O MEU CONTRATO, ELE DISSE QUE O MEU ALUGUEL SOBE R$50,00, ESTA CERTO ISSO? HOJE PAGO R$550,00, ENTAO QUER DIZER QUE ANO QUE VEM, ASSIM QUE FOR RENOVAR O CONTRATO O MEU ALGUEL VAI PASSAR SER R$600,00? ISTO ESTA CERTO?

Por CLAUDIA Em Jul 6, 2011

Aluguei minha casa em junho de 2010, a pessoa que alugou me pagou no ato da locação, no dia 28/05/11 ela me procurou para comunicar que ia devolver a casa ate o dia 10/06/11, o ultimo aluguel q ela pagou foi dia 10/05/11 hoje já é dia 06/07/11 ela ainda nao tirou toda a mobilia e me disse que tem ate o dia 10/07/11 para sair da casa sem pagar nada. Na minha opinião ela esta errada pq ela teria q sair ate o dia 10/06, como nao saiu teria q me pagar mais 1 mês de aluguel. O certo é pagar para morar, não é!?Quero saber se eu estou certa ou errada? E se eu estiver certa existe algum artigo ou clausula q eu possa mostrar a ela que eu estou certa? Me ajudem por favor!!! Ja nao sei mais a quem recorrer

Por Renata Rosa Em Jul 12, 2011

Boa noite, gostaria que me tira-se uma duvida: segundo meu contrato de recisão, deveria pagar apenas um mes de aluguel depois do mes que eu abandona-se a residencia como multa. Sai porem dia 8 de julho e a proprietaria quer cobrar-me dois mesmes de multa, o de agosto e o de julho sendo que fiquei na casa apenas ate o dia 8 de julho, isso é coerente, e certo por parte da proprietaria?

Por silvana Em Jul 12, 2011

marcia,como vc recebeu o imovel assim, vc deverá deixar.pintado etc.a pia caiu mais quando alugou ela estava em perfeito uso?uma pia nao tem braços nem perna para cair sozinha alguem contribuiu com algum coisa.
vc deve deixar tudo como recebeu.

Por carlos Em Jul 17, 2011

bom dia, gostaria de saber se o proprietario tem direito de solicitar a chave da casa para terceiros efetuarem reparos desnecessarios, e se ao sair antes do vencimento ja estando com o aluguel antecipado, tenho direito de cobrar o resarcimento dos dias que nao estarei mais nele. Apos e claro, de ja ter entregue as chaves.

Por Rodolfo Costa Em Jul 19, 2011

Boa tarde, aluguei um apartamento fazem 6 meses e no ato da vistoria foi verificado pela e esta na vistoria que o vaso sanitário e a pia do banheiro possuiam rachaduras,(consta na vistoria), então o condominio enviou a visita de um encanador para ver os possiveis vazamentos no predio, pois a conta de água aumentou consideravelmente, o apartamento que estou apresentava este vazamento, então a sindica me emprestou o dinheiro para a troca do vaso sanitário, pois eu sou estudante não tinha no presente momento, fizemos a troca, pois alem do vazamento o encanador disse que eu estava correndo risco de morte pela quebra do vazo sanitario,então entrei em contato com a corretora enviei toda documentação necessaria desde notas fiscais a declaração da sindica, e avisando tambem que eu iria descontar no proximo aluguel, o que aconteceu é que descontei e ela agora quer que eu deposite o restante do dinheiro… o que devo fazer ??? obrigado!

Por Darlison Em Jul 21, 2011

Tenho um ímovel alugado no valor de R$ 130,00. Gostaria de saber como é feito o reajuste nesse casso? O contrato foi feito para 6 meses, na renovação do contrato em quantos por cento(%) eu posso a acrecer no valor do aluguel?

Por simone Em Jul 26, 2011

por favor estava morando numa casa de aluguel e tem 12 dias que sair e nao consigo mim comunicar com a proprietaria ,e após pagar o mes atrasado quantos dias tereipor direito para se mudar gostaria de saber se terei que pagar esses dias que estou com a chave mesmo nao estando na casa .o aluguel foi a boca pois é conhecido nao ouve um contrato.

Por marcelo sibim Em Jul 30, 2011

olá eu moro em uma casa com contrato particular entre eu e o proprietario á um pouco mais que 7 anos,agora a proprietaria passou pro filho dela e passou pra uma imobiliaria querendo dobrar de preço,eu não tenho condiçoes de pagar e não queria sair da casa no momento e o contrato que fiz com a pessoa já venceu ate mesmo por que foi de um ano e estou aqui a 7 anos,isto é certo?é um direito deles e eu? o que faço de uma soluçao.

Por avilis Em Jul 31, 2011

gosta saber se tenho dreiro de devolver o partamento que aluguei pois o dono ja assinou co contrato mas ainda nao recebi as chaves ainda , so tem 3 dias .tem como desistir de alugar ?

Por Roberto Em Ago 1, 2011

Boa tarde, Aluguei um imovel comecial, na visita eles me mostraram o banheiro, que tem um telhado e fica junto com com a area de lazer do predio, fiz a contra vistoria e o responsavel não quer assinar, o telhado está com vazamentos, já pedi para virem consertar e nada hj veio a cobrança do aluguel e indaguei, eles diseram que vão tirar o telhado pq p telahdo não era para estar ali e agora oque faço?
Por favor estou nervoso com a situação.

Por rosa Em Ago 2, 2011

Bom dia!
Poderiam me ajudar?
O inquilino, quando faz aquisição do seu primeiro imovel, fica livre da multa rescisoria?
Ex: comprei meu imovel, moro de aluguel e meu contrato ve nce em março.8 meses…
tenho que pagar multa destes 8 mese, sendo que o motivo da mudança é aquisição do imovel.

Por Roseane Em Ago 2, 2011

Boa tarde. A imobiliária ao firmar o contrato de um aluguel de R$ 1.000,00 exige o pagamento de R$ 300,00 de seguro contra incêndio e R$ 1.148,00 de taxa de pintura, para que, quando sairmos do apartamento não precisaremos pinta-lo. Essas taxas extras não são abusivas? Obrigada.

Por Lucimara Em Ago 4, 2011

Boa tarde, comprei um imóvel em que eu já era inquilina. Só que financiei pela caixa. Os documentos de venda já foram assinados na semana passada na Caixa (dia 29/07). Mas a antiga dona disse que enquanto a Caixa não liberar o dinheiro na conta dela, (que só ocorrerá após 72 horas da entrega da escritura na Caixa, que foi hoje, dia 04/08)terei que pagar o aluguel.
Gostaria de saber se, é devido o pagto até a data da assinatura dos documentos de compra e venda ou até o crédito na conta dela. Lembrando que nesse tempo que não ocorreu o crédito está correndo juros. Aguardo retorno. Desde já agradeço. Lucimara

Por Maria Madalena Rosa de Carvalho Em Ago 8, 2011

Sou propriet´paria de um imóvel que acabei de reforma-lo inteiro e gostaria de alugar, porém estou com medo de encontrar pela frente um locátario inadequado ( que não paga, que não quere sair,etc..) Este imóvel foi alugado durante 5 anos por uma outra pessoa que não me deu dor de cabeça e o contrato era particular ( eu mesma fiz) e o registrava em cartório todo final. Pergunta: o fato de eu registrar o documento assina por ambas as partes e sempre com duas testemunhas, me dá algum tipo de garantia? Se o inquilino disser que não pode mais pagar e não tem pra onde ir, o que eu faço? Se eu realizar um contrato para 30 meses, com clausula dizendo que após 12 meses, podemos ambas as partes desistir do acordo ( por um motivo maior) no meu caso pra eu mesma morar, posso pedire a saida do inquilino sem maiores problemas? Este contrato redigido por mim é válido pra ordem judicial, ou seja se houver a necessidade de estarmos entrando na lei pra resolver algum problema posterior, o contrato registrado e reconhecido firma de todos os envolvidos é válido?
Aguardo resposta, e agradeço desde já……

Por Maria Madalena Rosa de Carvalho Em Ago 8, 2011

Sou proprietaria de um imóvel que acabei de reforma-lo inteiro e gostaria de alugar, porém estou com medo de encontrar pela frente um locátario inadequado ( que não paga, que não quere sair,etc..) Este imóvel foi alugado durante 5 anos por uma outra pessoa que não me deu dor de cabeça e o contrato era particular ( eu mesma fiz) e o registrava em cartório todo final. Pergunta: o fato de eu registrar o documento assina por ambas as partes e sempre com duas testemunhas, me dá algum tipo de garantia? Se o inquilino disser que não pode mais pagar e não tem pra onde ir, o que eu faço? Se eu realizar um contrato para 30 meses, com clausula dizendo que após 12 meses, podemos ambas as partes desistir do acordo ( por um motivo maior) no meu caso pra eu mesma morar, posso pedire a saida do inquilino sem maiores problemas? Este contrato redigido por mim é válido pra ordem judicial, ou seja se houver a necessidade de estarmos entrando na lei pra resolver algum problema posterior, o contrato registrado e reconhecido firma de todos os envolvidos é válido?
Aguardo resposta, e agradeço desde já agradeço!!

Por Roseane Em Ago 9, 2011

Maria Madalena,
Se esse imóvel estiver em Salvador tenho grande interesse e pode ter certeza que não terá nenhuma dor de cabeça…

Por edgard ferreira Em Ago 12, 2011

boa noite eu deixei a construir um salao no meu terreno pois fiz um contrato de 2 anos sendo assim eles ficarao esento do aluguel durante esses 2 anos para eu pagar o que eles gastarao de material quando venceu renovei por mais 5 anos sendo assim o contrato venceu em fevereiro de 2011 pois nao fiz outro contrato tenho tudo documentado pois eu quero vender a casa e ofereci ao mesmo se avia interece a ele comprar o imovel ele falou que nao tinha dinheiro pois ja tenho uma pessoa intereçado avisei a eles me falarao que nao tem interece a sair ele alega que construiu e se eu quiser e para entrar na justiça mas eu ja paguei o matererial da contruçao o que eu faço como proceder nessa cituaçao muito obrigado estou aguardando a resposta

Por alinr Em Ago 21, 2011

Olá! bom dia!

Estou em um imóvel há 6 meses. Há 2 tive meu bebê. E justo agora surgiram cupins saindo da parede e infiltração séria no banheiro.
O imovel tornou-se inabitavel principalmente para um bebe de 2 meses. Ja avisei a imobiliaria os fatos e já achei outro imovel.
Tenho duas duvidas:
1- Nesses caso de emergencia sou obrigada a avisar com 30 dias de antecedencia?
2-Com relaçao a multa contratual é devido o seu pagamento?

Grata.
No aguardo,
Aline

Por Ana Em Ago 26, 2011

Olá, se alguém puder me ajudar… por favor!
Aluguel um imóvel comercial a 20 dias (6/08/11) são 4 salas comerciais, mas a 4º sala está cheia de rachaduras (teto de gesso*)e a sala 3 de estuque rachando e saindo a pintura do teto. Sem saber que não podia, escrevi no contrato de vistoria que não estava de acordo, pois a sala 4 estava com rachaduras (e a pintura geral não estava nova*), no entanto, dpois de 13 dias começaram a arrumar, em 3 dias as trincas voltaram e ainda piores. O pedreiro diz que alí não tem saída a não ser retirar o teto de gesso, mas a proprietária diz q não irá mais arrumar e não irá abater do aluguel pelos dias q a sala não foi ocupada.
O que posso fazer? A lei não diz que o proprietário tem que entregar o imóvel em perfeito estado e fazer os reparos sempre que forem solicitados? Tenho q pagar o aluguel total mesmo eles sabendo que a sala não podia ser ocupada devido a reforma? (Palavras do pedreiro!!!)
Agradeço muito a ajuda e aguardo resposta
Att. Ana

Por Michael Em Ago 30, 2011

Olá, possuo um imóvel alugado para uma república composta de 11 integrantes, número este que está um pouco além da capacidade da casa (três quartos), sendo que um novo quarto foi improvisado em uma das salas pela instalação de uma porta sanfonada. Hoje o imóvel apresenta algumas paredes mofadas e descascadas. O ímóvel foi entregue em perfeitas condições a 5 anos, sendo que foi feita uma pintura durante este tempo por minha conta e uma outra em que arquei com 50% dos custos. O meu contrato diz, entre outras coisas, o seguinte: “– O LOCATÁRIO , excetuadas as obrigações que digam respeito a segurança do imóvel, obriga-se pelas demais, devendo manter o imóvel locado e seus pertences, devidamente conservados como no ato da entrega. A pintura do interior do imóvel deverá ser toda renovada de acordo com a que foi entregue (sujeito a avaliação do LOCADOR)”. Hoje o imóvel apresenta algumas paredes mofadas, descascando a tinta e um ponto onde o reboco esta caindo. Conforme foi descrito, gostaria de saber se tenho (apesar de não concordar) de reformar novamente e por minha conta própria, desde já agradeçe.

Obrigado

Por Danccelly Em Ago 30, 2011

Olá! moro em uma casa há 03 anos e meio. O contrato venceu. Porém ainda estou no imóvel pois ainda não encontrei uma casa para alugar. Sempre paguei o aluguel e IPTU corretamente. Houve um momento em que tive que entrar com uma ação de consignação p/ pagamento pois a dona da casa queria que eu desocupasse para alugar mais caro. Fazem 02 meses que venceu o contrato e recebi uma notificação de que tenho que sair do imóvel. Mesmo eu pagando o aluguel, eu corro quais riscos?

Obrigada!

Por Andreia Em Ago 30, 2011

Olá, tenho uma duvida, mudei para minha casa em 06/2010 até dezembro de 2010 a imobiliaria não me cobrava o iptu da casa, mais esta no contrato, no começo de 2011 ele começou a cobrar as parcela, mais quando foi em 06/2011 ele disse que tenho que pagar o iptu do ano interior, é justa essa cobrança?

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 6 respostas to “Comentários do artigo O que você deve saber na hora de alugar um imóvel - parte 4”

  2. Por Lessandra Em Mai 1, 2012 | Responder

    Faz um mês que estou morando de aluguel,e apareceu uma infiltração dos banheiro para a cozinha que fica bem em baixo.Quanto tempo o proprietário tem para fazer o reparo .E isso me da o direito de anular o contrato?

  3. Por Ana Paula Em Mai 10, 2012 | Responder

    Aluguei uma casa há dois meses. O contrato é de um no, mas a casa tem dentre outros, serios problemas de infiltração. A parede da sala tem uma mancha enorme e o quarto da minha ilha a parede toda umida. Depois de tanto falar com o corretor e nada resolver, pois ele disse que iria secar ogo e so vejo aumentar, decidi sair da casa, depois de ois meses. Falei com a imobialiaria. Nao contestei a multa, sei da proporcionalidae, mas como fiquei pouco tempo, nao contestei, só pedi que ele parcelasse em pelo menos tres vezes pois o aluguel é 550,00 e saindo daqui ainda terei que pagar outro aluguel. Ele nao aceitou. Disse que a proprietaria quer todo de uma vez. Nao posso pgr tudo de uma vez, pois ainda vou pagar um outro aluguel. Nao quero mais ficar nessa casa de jeito nenhum. O que posso fazer para nao prejudicar a mim nem a minha fiadora? preciso de auxilio urgente. Agradeço e aguardo ansiosa a resposta.

  4. Por maria rita Em Jun 5, 2012 | Responder

    Alguem pode me respoder ,a imobiliaria pode dobrar o aluguel qdo vence o contrato de 36 meses ,eu não queria aceitar o rejusto,mas como fiz um ponto comercial,não pode desistir do meu comercio .Gostaria de saber se eles pode aumentar qto eles querem,ou eles tem que aumentar so que governo estipula a porcentagem.
    qdo sair do imovel tenho direito reaver este valor abusivo devolta.Desde ja muito obrigado.

  5. Por camila Em Ago 4, 2012 | Responder

    assinei o contrato d aluguel e peguei as chaves mas a imobiliaria disse q nao posso mudar ainda. Tenho q pagar o aluguel dos dias q nao poderei mudar?

  6. Por giselia Em Mai 18, 2014 | Responder

    Boa noite, aluguei uma casa, paguei o aluguel adiantado, porém não entrei para dentro desta casa, desisti na mesma semana, desde então já fazem trinta dias e a proprietária está me enrolando para devolver o aluguel. Obs: na semana seguinte ela alugou o imóvel. me esclareça sobre o que fazer dentro da lei.

    Aguardo resposta.

  7. Por caroline romero Em Nov 29, 2014 | Responder

    Ola..meu aluguel vence todi dia 10 . Iremos sair da casa essa semana, temos que pagar esse aluguel que ainda vai vencer dia 10/dez? Lembrando ki foi ja pago o aluguel de nov no dia 10

Poste um comentario