Comentários do artigo O que você deve saber na hora de alugar um imóvel

7,032

Aqui está a separação dos comentários do artigo Aluguel de imóvel: O que você deve saber na hora de alugar um imóvel. Espero que a resposta a essas dúvidas dos nossos leitores possa ajudar no seu problema.

Por tania mari rodrigues Em Jun 25, 2008

gostaria de saber, se ao morar em uma residencia e depois de alguns anos for entregar ela, a pintura da residencia e considerada recente apos quanto tempo de pintada?

Por Márcia Em Jul 2, 2008

Bom Dia,

Gostaria de pedir que se pudesse me informar,a respeito de danos no imóvel.
sou inquilina há 4 anos do mesmo imóvel.pago tudo em dia e corretamente.
mas na semana passada a pia do lavatório do wc social caiu sozinha de boca para baixo. então comuniquei ao proprietário.até porque se tivesse caido no pe das minhas filhas,pequenas,teria cortado.. ele me respondeu em e-mail que eu deveria arcar com o conserto..
por favor me oriente.
atenciosamente.
Márcia.

Por Luiz Em Jul 2, 2008

Márcia, ele deve arcar com o conserto. É uma depreciação natural do imóvel. Agora vc pode também pagar o conserto, desde que seja abatido do valor do aluguel.

Por Márcia Em Jul 2, 2008

Oi Luiz.

Obrigado pela gentileza de me responder tão apressadamente..

abraço

Márcia.

Por Marcia Laurino Em Jul 14, 2008

Fui locatária de um imóvel por 4 anos e 1/2 e, mesmo ciente de que melhorias feitas seriam de minha responsabilidade, além das mudanças de cunho estético (fechamento de área com esquadrias, troca de louça do banheiro, colocação de box, troca do piso do hall de entrada, etc.) fui obrigada a arcar com custos de troca de telhas e fiação elétrica em vista da negligência com que o proprietário trata-se o assunto e a premência da solução. Desde a entrega do imóvel, está prometida a realização da vistoria para o termo de entrega de chaves, sendo retido o documento do fiador, sob a alegação de viagem do proprietário.Como é notório o descaso para com o imóvel e seus inquilinos - de acordo com obvervações inclusive de vizinhos - peço saber se a vistoria final expira após certo prazo.




Por Renata Em Jul 22, 2008

Boa tarde. Preciso de seus esclarecimentos:Estou morando de aluguel e meu contrato vence em Dezembro. O proprietário quer vender a casa. Pelos meus conhecimentos nós, inquilinos temos preferência de compra. Ele nos enviou uma carta solicitando o nosso interesse na aquisição do imóvel,Ele já tinha oferecido a casa pra gente no início do ano, mas naquela época não tínhamos interesse, hoje já temos. Já enviamos a declaração de interesse de compra. Mas tem um poré: ele já tem um comprador que o pagará através de financiamneto a curto prazo. Mas nós só poderemos liberar a verba em Dezembro (meu contrato vence em Dezembro). A minha pergunrta é: ele pode estipular um prazo para a gente comprar a residência? Aguardo sua resposta .
Obrigada.
Renata

Por Luiz Em Jul 22, 2008

Boa tarde Renata. É o seguinte:

O proprietário quando quer vender o imóvel tem de oferecer por escrito o mesmo para o inquilino, com o mesmo preço e a mesma forma de pagamento que oferece ao mercado em geral. O inquilino terá então o prazo de 30 dias para se manifestar também por escrito.

Você no caso vai se manifestar e dizer que quer comprar o imóvel. As condições de pagamento você deve negociar com o proprietário. Mas fique atenta: ele não pode oferecer a outro comprador se você quiser comprar. E observe para ver se ele não oferece a você uma coisa e ao outro candidato outra coisa. Se isso acontecer você facilmente ganha na justiça o direito de adquirir o imóvel, mesmo que a transação já tenha sido feita com outro comprador.

Por lucia Em Jul 24, 2008

Bom dia,
Preciso saber se, eu como inquilina há 03 meses tenho obrigação de limpar fossa e caixa de gordura q se encontra vazando.
Aguardo resposta,
Att,
Lucia

Por A.Carlos Em Jul 27, 2008

Prezados Srs.
aluguei um salão de 160 mts. com divisorias especiais e duas vagasna garagem, no centro da cidade de BH.
Por inexperiencia aluguei a pessoa conhecida
a dez anos atrás, o contrato inicial aluguei
por um preço baixo de 1.200,00, quando o mercado estava ruim na época para aluguel, o inquilino, após um ano chorou que estava tendo ofertas para ir para outro local com preço menor, então caí na conversa e baixei o aluguel para 1.000,00, após uns 06 anos sem aumentar um centavo, consegui aumento para 1.100,00, o contrato reza reajuste pelo maior indice, no entanto a sabedoria deste inquilino não permitiu aumentar um centavo, agora que o mercado está aquecido, ele me propos aumentar para 1.300,00, quando um imovel destes no centro da cidade estáno minimo por 2.500,00 o aluguel, então resolvi vender o imovel e mandei uma carta de opção de compra para o inquilino, ele respondeu que estaria interessado e solicitou preço e condições.
Para não me envolver emocionalmente contratei uma imobiliaria para entrar como intermediario
dando exclusividade de vendas para esta imobiliaria.
O inquilino foi procurado pela Imobiliaria e o mesmo, verbalmente falou que não podia comprar o imovel agora e pediu um prazo aumentando´para 1.600,00 o aluguel. Estou achando que o mesmo quer ganhar tempo e me enrolar. O que devo fazer legalmente para reaver o imovel e poder vender.
Afinal são 10 anos que o inquilino tirou proveito da minha inexperiencia.
Obrigado pela ajuda. Aguardo
A.Carlos

Por Paulo Em Jul 31, 2008

Sou inquilino num imóvel a 01 ano, e estou disposto a comprar o imóvel, só que não consigo tenho contato com o proprietário, pois ele mora em outra cidade e não tenho seus contatos, conheço apenas seu procurador, que me parece estar dificultando a transação. Como proceder? Existe algum modelo de carta que eu possa enviar demonstrando meu interesse de compra?

Desde já agradeço atenção,

Paulo

Por Luiz Em Ago 1, 2008

Antonio Carlos: é muito simples. Se ele não quiser comprar o imóvel (você deve conseguir essa recusa dele por escrito, no caso a imobiliária vai conseguir pra você) você vende para outra pessoa e o inquilino tem de sair do seu imóvel em 90 dias. Está na lei do inquilinato.

Por Luiz Em Ago 1, 2008

Paulo, peça uma proposta de venda ao procurador por escrito, e dê um aceito nessa proposta (coloque sua assinatura, a data, o local, risque os espaços em branco e coloque a palavra ACEITO que já resolve. Não é complicado isso.). Agora se você acha que o procurador está dificultando tente entrar em contato com o proprietário. Consiga o telefone ou algo do gênero. Pode até inventar uma desculpa como um vazamento ou algo do tipo que somente o proprietário vai poder resolver :)

Por maria alice Em Ago 13, 2008

bom dia, gostaria de saber quem tem que arcar com despesa de limpa fossa,locador ou locatario?

Por Luiz Em Ago 13, 2008

Maria Alice O que está no seu contrato de locação? Geralmente essas despesas provenientes do uso normal do imóvel são cobertas pelo inquilino (locatário), mas talvez vc possa negociar com o locador uma divisão das despesas se acha que não ficou no imóvel muito tempo para que a fossa enchesse (ou se houver vazamentos que aceleraram o enchimento da fossa).

Por michelline Em Ago 16, 2008

ola, sou procurdora de um imovel da minha prima , a mesma encontra-se no japao e passou uma procuraçao pra mim, e hoje aotermino do contrato a imobiliaria nega em me dar a minha procuraçao original que encontra-se com a imobiliaria, gostaria de saber se a imobiliaria tem o direito de ficar com a minha rocuraçao original? agradeço obrigada

Por Luiz Em Ago 18, 2008

Micheline, a imobiliária não tem o direito de ficar com a sua procuração original. Ela pode muito bem ficar apenas com a cópia. Tente conversar amigavelmente com eles, e se mesmo assim eles não cederem avise que irá procurar o juizado cível especial (antigo juizado de pequenas causas) mais próximo para fazer valer o seu direito.

Por marize Em Ago 24, 2008

Prezados senhores,
Moro em um apartamento alugado por 19 anos e a talvez quase 10 anos ou mais venho reclamando dos problemas de encamento, verificado pelos proprietários que nada fizeram. Há alguns anos já não temos mais agua no chuveiro da suite, no chuveiro do banheiro social, na agua fria da pia da cozinha e pouca água nos outros locais. Vários proprietários já fizeram a obra pois o mesmo acontecia em seus apartamentos, e no nosso nada. Sempre pagamos o aliguem em dia e co preço de mercado atualizado. Quais são meus direitos e como faço para entregar o apartamento visto que a proprietária mora em outro estaado. Ela nunca nos mandou um recibo, pagamos todas as contas IPTU, taxa extra, taxa de incêncdio e etc. O apartamento está super conservado.

Por Regina Em Ago 27, 2008

Moro num apartamento alugado a 2 anos, ocorre que o proprietário pediu a desocupação do imóvel para vender, me deu a opção de compra e solicitou a desocupasse o imóvel em 30 dias, está correto? Só tenho realmente 30 dias para desocupar?

Por Henrique Em Set 3, 2008

Caro,

Assinei contrato de aluguel na semana passada como locador, dia 25/08, data em que me foi entregue a chave do imóvel. Entretanto o contrato está datado de 20/08, dia em que a seguradora divulgou aceite no processo de seguro fiança.

Diferente de todos os contratos anteriores, estou sendo cobrado pelos dias que não estive no imovel, ou seja, entre 20 e 24/08.

Isto é legal?

Por Diógenes Santos Em Set 8, 2008

Sou proprietário de um imóvel que está alugado há 23 mesês. O inquilino é super pontual e paga todos os encargos legais. O contrato foi de 30 mêses, ou seja só expira em março de 2009. Contudo necessito do imóvel pois me divorciei e é o único imóvel que disponho para morar (já que o outro ficou para minha ex mulher). Pergunto; Tenho direito de pedir o imóvel.Em caso positivo quantos dias o inquilino tem para me devolver o imóvel .em caso de recusa tenho que constituir advogado? Para reaver o imóvel antes do término do contrato eu teria que col;ocar isso no contrato? Se for necessário atuar judicialmente qual a previsão de tempo para eu reaver o imóvel?
Agradece imensamente:
Diógens Santos

Por Cristiano Em Set 10, 2008

Sr´s,

Boa tarde!!!

Morei em um imóvel durantes mais de 3 anos, e a um mes (logo após o pagamento do aluguel) o dono do imovel me pediu (via carta) que desocupasse o mesmo (dentro de 1 mes).
Sai essa semana do imovel, agora queria saber se sou obrigado a pagar mais um mes de aluguel pra ele (pago todo dia 15).
Grato

Cristiano

Por Carla Em Set 10, 2008

Morei em uma casa 3 anos, e após entrega-la o prprietário quer q eu pinte a parte externa da casa, sendo q só aconteceu a degradação normal do tempo, nada mais. É meu dever?

Por Luiz Em Set 10, 2008

Carla, consta no contrato de locação a sua obrigação de pintar o imóvel após o término do contrato? Se não constar vc não precisa pintar. Mas provavelmente consta, porque esse é um ponto muito comum nos contratos. Acredito que vc terá de pintar sim :)

Por Luiz Em Set 10, 2008

O último mês de aluguel (o mês do despejo) vc não precisa pagar Cristiano, porque, via de regra, ele já foi pago (vc paga o valor do mês antes de utilizar o mês).

Por Luiz Em Set 10, 2008

Falta muito pouco tempo para terminar o contrato Diógenes, então eu sugiro a você alugar outro imóvel e pagar com o rendimento da sua casa alugada. Se vc quiser retomar o imóvel para morar antes do término do contrato (e isso sem ser caso de venda do imóvel, caso em que é oferecida a compra para o inquilino e se ele não desejar comprar tem a obrigação de sair do imóvel em até 90 dias) vc vai ter de indenizar o inquilino. Leia atentamente o contrato de locação feito no inicio do aluguel.

Por Luiz Em Set 10, 2008

Henrique, vc pode negociar com a imobiliária a devolução ou o abatimento do valor desses 4 dias em que o imóvel não foi utilizado por vc porque vc não tinha recebido as chaves.

Por Luiz Em Set 10, 2008

Regina, se o proprietário VENDEU, apenas o novo dono pode pedir para vc sair do imóvel. E vc terá 90 dias para desocupa-lo de acordo com a lei do inquilinato. 30 dias está errado. Quem deve pedir a desocupação é o NOVO proprietário.

Por Luciene Banis Em Set 10, 2008

Aluguei uma sobrado faz 3 anos. Aparentemente a casa parecia boa, mas uma parte do estuque dos quartos caiu. O que parece é que para poder alugar, fizeram uma “ganbiara”. Acontece que agora temos medo de dormir nos quartos porque com certeza todo o estuque vai cair. Estamos todos dormindo na sala. Ligamos na imobiliária e eles dizem que estão tentando entrar em contato com o proprietário, mas até agora, passado um dia, não tivemos retorno. Essa situação está tirando a nossa paz porque temos medo. De quem é a obrigação de arrumar essa casa? e a prioridade?? está afetando a nossa segurança.
Luci

Por Luiz Em Set 10, 2008

Luciene, a obrigação é do proprietário. O locatário apenas conserta problemas causados por uso natural do imóvel, o que não foi o seu caso. Se a imobiliaria não resolver o problema com o proprietário rapidamente, nem fornecer a vc alguma indenização pelo infortúnio entre com uma ação no juizado de pequenas causas mais próximo da sua residência. o ganho de causa é garantido.

Por Diógenes Santos Em Set 10, 2008

Estimado Luiz:
Agradeço a sua resposta muito ponderada por sinal. Contudo gostaria de uma complementação. Por isso mesmo trascrevo a sua resposta e a minha pegunta no texto do email, lo abaixo. A dúvida é a seguinte: Se eu pedir o imóvel para eu morar, qual é o prazo legal para o inquilino me devolver o imóvel. Já que o contrato expira em março de 2009. Quanto a multa que terei de pagar, não há problema. Pior será eu alugar outro imóvel, esperar terminar o contrato e ter que me mudar novamente.
Agradeço atecipadamente a atenção
Diógenes
OBS- abaixo texto anterior para consulta se for o caso

Falta muito pouco tempo para terminar o contrato Diógenes, então eu sugiro a você alugar outro imóvel e pagar com o rendimento da sua casa alugada. Se vc quiser retomar o imóvel para morar antes do término do contrato (e isso sem ser caso de venda do imóvel, caso em que é oferecida a compra para o inquilino e se ele não desejar comprar tem a obrigação de sair do imóvel em até 90 dias) vc vai ter de indenizar o inquilino. Leia atentamente o contrato de locação feito no inicio do aluguel.

Sou proprietário de um imóvel que está alugado há 23 mesês. O inquilino é super pontual e paga todos os encargos legais. O contrato foi de 30 mêses, ou seja só expira em março de 2009. Contudo necessito do imóvel pois me divorciei e é o único imóvel que disponho para morar (já que o outro ficou para minha ex mulher). Pergunto; Tenho direito de pedir o imóvel.Em caso positivo quantos dias o inquilino tem para me devolver o imóvel .em caso de recusa tenho que constituir advogado? Para reaver o imóvel antes do término do contrato eu teria que col;ocar isso no contrato? Se for necessário atuar judicialmente qual a previsão de tempo para eu reaver o imóvel?
Agradece imensamente:
Diógens Santos

Por Kyung Em Set 11, 2008

Luiz: Minha dúvida é igual ao do Henrique. assinei contrato recentemente (no contrato está dia 13 de agosto) só que recebi a liberação da chaves só dia 18 de agosto. O proprietário quer cobrar aluguel integral. Há algum tipo de legislação sobre isso? Como posso me defender da alegação da imobiliaria que diz ter avisado da liberação das chaves no mesmo dia (segundo eles dia 13 de agosto), sendo que a fiador só assinou dia 14 de agosto?
Kyung

Por Luiz Em Set 11, 2008

Kyung está no código de defesa do consumidor: vc só paga o que consumir. Se a imobiliária só entregou as chaves no dia 18 como vc pode pagar como se tivesse as recebido no dia 13? Seja bem franco tanto com o proprietário como com a imobiliária. É frustrante esse tratamento por parte de imobiliárias e proprietários com os inquilinos que mal acabaram de assinar o contrato (muitas vezes longo, com 3 anos ou mais). É muita cara de pau querer lucrar por 5 dias em que o inquilino ficou sem as chaves, sendo que o inquilino irá pagar mais de 3 anos de aluguel no futuro!

Seja franco e firme: se não aceitarem vc entra no juizado cível especial e vc ganha fácil. Ganha até reparo por má-fé por parte da imobiliária e do proprietário. Aí sairá bem mais caro para eles.

Por Luiz Em Set 11, 2008

Diógenes, com o argumento de que vc necessita usufruir do imóvel para morar ele teria 30 dias para deixar o imóvel (dependendo claro do que consta no contrato, se não houver cláusula de vigência assinada em cartório por exemplo). tente conversar amigavelmente com o inquilino, Como está perto do fim do prazo talvez ele já esteja mesmo vendo um outro imóvel para alugar.

Por Rogério Martins Em Set 12, 2008

Olá. Eu gostaria que alguém me esclarecesse o que exatamente são “condições de uso”. No meu caso, quero alugar um estabelecimento comercial, mas vi que há grande infiltração no teto (muita goteira), e, principalmente, não há instalação hidráulica nenhuma, sequer um vaso sanitário ou uma pia.
Por meio das leis, eu sou amparado quanto ao ressarcimento do gsto que terei para reparar e instaçar o sistema hidráulico?

Por Kyung Em Set 15, 2008

Boa Noite Luiz,
Agradeço a sua pronta orientação em relação ao problema.
Grata. Kyung

Por Joseri Em Set 18, 2008

sou proprietario de um imovel, o inquilino desocupou o imovel deixando as contas em aberto(agua,luz)não informando que desocuparia o imovel deixando as chaves no vizinho, que por sua vez não me informou da sida do inquilino, o vizinho é reponsavel pelas contas e destruição parcial do imovel, visto que o imovel esta completamente destruido e cheio de entulho, como devo proceder?

Por Luiz Em Set 18, 2008

Joseri: O vizinho não é responsável por nada se ele apenas ficou com as chaves do imóvel que foram dadas a ele pelo inquilino! O que vc deve fazer é ir imediatamente a um juizado cível especial (antigo pequenas causas) e contar a sua situação. Eles vão te informar exatamente o que vc pode fazer nesse caso. Leve o contrato do aluguel, bem como fotos da situação da sua casa agora!

Por Luiz Em Set 18, 2008

Rogério, vc é sim amparado por lei caso queira reformar “coisas estruturais” no imóvel, já que isso é responsabilidade do proprietário. Converse amigavelmente com ele e veja se ele não pode abater o aluguel por uns meses até compensar o dinheiro gasto por vc na reforma que ele como proprietário iria ser obrigado a fazer mais cedo ou mais tarde. Não esqueça de guardar todas as notas fiscais dos materiais de construção e os recibos dos pedreiros.

Por Lúcia Graça Em Set 26, 2008

Sou proprietária de um aptº cujo contrato de 01 ano (abril/2005 a abril/2006). O inquilino permanece até hoje no imóvel e se recusa a reajustar o aluguel (nunca houve reajuste)e se recusa a entregar o imóvel. Em fevereiro de 2008 tentei uma conversa amigável e o mesmo afirmou que só sai mediante justiça. Pergunto: este contrato pode ser considerado prorrogado para 30 meses, para me beneficiar da retomada do imóvel, visto que já tem de fato 3 anos e 5 meses?
O inquilino sabe que tenho outro imóvel alugado. Como devo proceder para retomada imediata do aptº, pois preciso para morar visto que aluguei outro aptº inferior ao meu e pagando o mesmo valor. Agradeço a resposta para o meu e-mail. Obrigada, Lúcia Graça

Por MARY Em Set 28, 2008

ME AJUDE!!!
Sou inquilina de um imovel há 19 anos, no qual era uma casa e uso como salão de beleza (trabalho informal). Minha senhoria na renovação de contrato, ela quer aumentar de forma que eu não tenha condições de pagar, para que eu saia. Fiquei neste mesmo imóvel 16 anos sem contrato ( tenho testemunhas) e há 3 anos, fizemos um que vence esse mês. Quais são meus direitos? tenho direito ao ponto? Caso ela aumente e eu não possa pagar devo deixar ela colocar na justiça, para eu ganhar tempo e fazer o deposito do aluguel?

Por Felipe Em Out 2, 2008

Olá !
Estou com duvidas sobre a taxa de reajuste de alugueis e meus direitos, gostaria de alguns esclarecimentos, ok.
Moro numa residencia desde setembro de 2003, na qual pagamos da mesma o iptu e o seguro de incendio.
No 2º paragrafo contrato fala : O aluguel mensal acima pactuado será reajustado, automaticamente, na periodicidade minima determinada pela legislação vigente na data de sua celebração, aplicando-se ” O MAIOR ” indice fixado pelo governo federal, ou em sua falta, pelo IGPM -FGV, ou não sendo este calculado por qualquer indide de preços, oficial ou não, que reflita a variação dos preços, no periodo de reajuste.
Está certa essa taxa? pois esse mes veio quase 14% de reajuste no doc ?
Que direito eu tenho por sempre pagar o iptu e o seguro, mesmo estando acordado em contrato, pois nesses 5 anos nunca atrazei um dia o pagamento.
Pesquisando na internet achei esse site :
http://www.calculoexato.com.br/adel/aluguel/reajuste/calc.asp
Que me deu um valor diferente do calculado pela imobiliaria, esse calculo do site é confiavel ?
Só lembrado a você, valor em setembro de 2003 era de R$660,00 e hj está em quase R$975,00
Desde já muito obrigado pela sua atenção aguardo seu retorno, att Felipe.

Por ROBERTO Em Out 3, 2008

BOM DIA.TENHO UMA CHÁCARA DE LAZER E ESTOU PENSANDO EM ALUGÁ-LA NOS FINAIS DE SEMANA.EXISTE ALGUM CONTRATO TEMPORÁRIO QUE ME GARANTA A PRESERVAÇÃO DO IMÓVEL?SE TIVER PODE ME ENVIAR UM MODELO?
GRATO

Por Silvana Em Out 7, 2008

aluguei um imovel não faz 1 mes, e estou querendo sair dele, orque ele é horrivel, o banheiro cheira nmal e fazo apto inteiro cheirar, estou ficando deprimida, quer devolver este apto, o que posso fazer para anular o contrato??

Por Geraldo Gaya Em Out 17, 2008

Prezados,

Aluguei um imóvel residencial em Julho/08 por intermédio de uma imobiliária sendo o contrato de 30 meses. E já em Outubro/08 recebi uma comunicação por escrito dizendo que a proprietária quer vender o imóvel e me dá preferência de compra, mas não me interesso pela compra. Como devo proceder? Tenho direito a indenização? E se eu quiser sair do imóvel já, terei que pagar a multa rescisória??

Por Sara Em Out 23, 2008

Olá!

Gostaria de saber que mesmo o inquilino sabendo da época de reajuste é obrigação da imobiliária avisar o cliente, mesmo este sabendo?!

Por Carlos Mamede Em Out 27, 2008

Bom quero alugar um imóvel a imobilária está me cobrando 55,00 para passar a ficha do locatário e 55,00 para a fixa do fiador e mais 50% do valor do aluguel alegando que é a taxa da imobiliária..percebí no texto acima que isso é de obrigação do proprietário…devo contestar isso e não pagar???
obrigado!

Por Liliana Em Nov 11, 2008

Boa Tarde!

Moro de aluguel em um imóvel a três anos, e o contrato vence agora dia 15/11, o proprietário quer reajustar o valor do aluguel para um valor que não posso pagar, portanto, irei entregar o imóvel. Gostaria de saber quanto tempo tenho por lei para efetuar a entrega e se nesse período sou obrigada a pagar já o valor reajustado.
Obrigada!

Por D.F.C.B Em Nov 17, 2008

Moro há quase um ano de aluguel em uma casa no interior do Maranhão. E de repente ficamos sabendo que o proprietário da casa vendeu a mesma e não nos comunicou. E a nova proprietária está com pressa, pois pretende morar na casa. Gostaria de saber quanto tempo tenho para desocupar a casa pois não fizemos contrato algum para o aluguel do imóvel? E quais são os meus direitos, pois o antigo proprietário nunca nos procurou, já ficamos sabendo pela nova proprietária. Queria saber se perco meus direitos pelo fato de não possuir contrato.
Agradeço muito se me responderem logo pois estou precisando muito de uma resposta
Desde já Obrigado

Por Carla Em Nov 19, 2008

Morei por 8 meses em um imóvel , sem contrato, apenas verbal,paguei tudo sempre em dia, mudei por ter muita umidade e estar estragando todos os móveis e ainda houve um alagamento no mesmo, como não havia contrato avisei q iria sair uma semana antes da mudança, pintei as áreas q recebi pintadas, porém agora a dona do imóvel quer cobrar toda a pintura e ainda exige o pagamento dos 30 dias?preciso pagar isso?
Desde já agradeço.

Por Mario Em Nov 24, 2008

Comprei um imovél e o filho da ex-dona pediu para alugar o imóvel, fiz um contrato curto de seis meses, o qual já esta vencido deste o começo do ano, a mulher engravidou e falaram que iriam sair da casa, ai eu comentei do risco da casa, que o estuque estava pra cair e que era até melhor eles sairem, só que até agora eles não sairam, tentei ver o que poderia ser feito no juizado de pequenas causas, mais me informaram que não poderiam fazer nada que o contrato já estava vencido, e me falaram para procurar a defesa pública, fui na sub-prefeitura fiz o pedido, só que a engenheira falou que só o estuque eles não interditam, falei a eles para sairem durante 3 dias para eu retirar o estuque, falaram que não poderiam pois iria ficar aparente, pois teria que reformar o telhado tb.(posso deixar exposto? sem o estuque) oferici uma quarto e eles tb. não aceitaram? o que devo fazer.

Obrigado

Por Elaine Em Nov 24, 2008

Meus pais possuem um imóvel que está alugado para fins comerciais há mais de 20 anos. No terreno havia uma casa, antiga, mas em pé. O inquilino a utilizou o espaço como depósito de materiais e destruiu a casa. As paredes estão esburacadas, o piso destruído. Ele alega que a casa era antiga e não tinha condições. No contrato de aluguel consta o terreno e uma casa (sem mais descrições). Meus pais querem vender o imovel. Quem for comprar vai comprar efetivamente o terreno. Ocorre que na prefeitura está registrada terreno + casa. Nestas circunstâncias será necessário regularizar o registro do imovel antes de vendê-lo? Se o atual inquilino quiser comprar o imovel posso cobrar o correspondente à casa que ele destruiu? Grata.

Por Carlos Em Dez 1, 2008

moro em um imovel alugado, o aumento anual ocorre em julho. o contrato venceu agora em dezembro, e querem me combrar aumento novamente, sendo que ja tive a umento a menos de 6 meses, isso é permitido?

Por Carlos Bonfim Em Dez 4, 2008

Peça ao cartório a 2ª via da procuração e faça uma correspondencia com AR a imobiliaria tornando terminando o contrato de administração em tempo, se não obtiver exito, apresente reclamação escrita ao CRECI local, se não obtiver exito, pequenas causas. Boa sorte.

Por Carlos Bonfim Em Dez 4, 2008

Srs. Locatarios, antes de assinar um contrato de locação leia e na dúvida submeta a quem entende, vai valer o que esta escrito, assuntos alheios ao contrato deverão serem descutidos entre as partes ou justiça.
Leiam a Lei do Inquilinato.
boa sorte.

Calos Bonfim - JPessoa/PB.

Por Sandra Em Dez 4, 2008

Aluguei uma casa e estou saindo. Gostaria de saber se posso fazer um documento onde devo citar a arvore qeu tem no jardim de inverno da casa que esta abalando a estrutura da casa com rachaduras, nos tempos de chuva tem goteiras que estragaram meus moveis e amostruarios de roupas que trabalho, os banheiros e cozinha e meu quarto com rachaduras e infiltração. já avisei pra dona da casa da arvore e ja contratei uma firma por duas vezes pra limpar telhados e calhas onde juntam folhas dessa arvore e favorece as goteiras e nada dela tomar nenhuma providencia. Posso fazer um documento neste sentido pra entregar juntamente com a chave? O que devo fazer?

Por Danielle Em Dez 9, 2008

Aluguei uma casa há 04 meses, não fizemos nenhum contrato. Há 30 dias anunciei ao propietário que iria entregar a casa, porém o aluguel venceu último dia 05. Quantos dias de prorrogação tenho para entregar a casa?

Por livia Em Dez 11, 2008

ola boa noite!
moro em uma casa alugada ha 3 anos e o proprie dario esta fazendo obras,ou seja quebrando a caragem da casa onte moro para fazer um banheiro para outra casa.ou seja esta pegando um pedaço da minha caragem.
porfavor mi orienta nisso ai pq eu nao aguendo mais tanda bacunça.
obrigada.

Por Criss Em Dez 18, 2008

Duas perguntas:

1.Entreguei as chaves do apartamento alugado o dia 11dez08, mas a imobiliaria exige que eu pague condominio pela totalidade do mês, é isso correto?

2.Utilizei um video que fiz antes de entrar no apartamento como guia para entregar o apto nas condições que foi recebido. A imobiliaria fez vistoria final e foi rejeitada alegando que o imóvel não está de acordo com a vistoria inicial. Sendo que esta imobiliaria é nova e não foi aquela que fez a vistoria inicial sugeri utilizar o video como prova da condição que recebi o apto, mas não querem aceitar a minha proposta. Eu devo realmente fazer todo o que a imobiliaria está exigindo? ou devo manter minha posição que entreguei o imóvel na mesma condição que recebi(tendo o video como suporte)?

Obrigado

Por Leonardo Em Dez 21, 2008

Alugo essa casa desde abril desse ano e há muito tempo venho com problemas de vazamento e hidrosanitários, o que acontece é que há constante entupimento do esgoto e agora a irmã da proprietária que mora na casa em baixo está reclamando de vazamento e mal cheiro por causa desse problema, entramos em contato com a proprietária e ela diz que é de nossa responsabilidade pois entregou a casa em condições, porem a irmã e o cunhado dizem que esse problema já existia e é antigo. De quem é a responsabilidade dos gastos necessários para sanar o problema?
Obrigado

Por marcelo Em Dez 22, 2008

Parabens pelo site!muito bem elaborado.
Tenho uma dúvida que não enconrei resposta.

Tenho um contrato anual, o qual a imobiliaria foi dispensada pelo proprietario e os depositos são feitos diretamente a ele. Hoje fui surprendido com uma cobranca de reajuste, pois o mesmo esqueceu de reajustar em fevereiro 2008 pelo IGPM conforme contrato e resolveu cobrar desde essa epoca totalizando R$ 822,70 (fevereiro a dezembro). O aluguel inicial é R$ 950,00….Pesquisei os indices e acho que estao OK, mas me pergunto : Ele pode me cobrar depois de 10 meses de uma vez só? O que devo fazer?

Obrigado

Marcelo

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 22 respostas to “Comentários do artigo O que você deve saber na hora de alugar um imóvel”

  2. Por Anônimo Em Dez 27, 2011 | Responder

    Boa Tarde! Aluguei uma casa há 25 dias e esta semana tentei trocar a titularidade da casa para o meu nome e para minha supresa existe uma dívida de R$ 5.000,00 na empresa fornecedora de energia e que minha luz está cortada. Fiz a mudança esta semana e estou sem luz.
    Qual procedimento a ser tomado em relação à imobiliária?

  3. Por Luiz Em Dez 28, 2011 | Responder

    Poxa, nunca paramos de ficar surpresos com os problemas que acontecem. Você pode romper o contrato de aluguel com certeza, no mínimo. Como eles não verificam se não existem débitos de energia? Mas primeiro é melhor conversar amigavelmente, com certeza não é do interesse da imobiliária ter um inquilino insatisfeito e a processando!

  4. Por André Luiz Lopes Em Mar 4, 2012 | Responder

    Oi Boa tarde,
    Moro num imóvel alugado a seis meses onde o consumo de água, luz e impostos são rateados e o rateio é previsto em contrato. Mas a locadora se recusa a apresentar contas e comprovantes só diz qual o valor a ser pago no mês corrente e apresenta recibo, quando contestada se irrita e ainda diz que vai cobrar inclusive taxas de legalização do imóvel junto a prefeitura (porque o imóvel é novo).
    Depois de ver uma conta que a locadora esqueceu na área comum tenho motivos para desconfiar da não apresentação das contas.

    Que atitudes tomar?

    Desde já agradeço a atenção.

    Atenciosamente,
    André Lopes.

  5. Por flavia Em Mar 11, 2012 | Responder

    Oi bom dia gostaria de saber quais as taxas que podem ser usadas em um contrato residencial pois moro de aluguel e esta constando no contrato as seguintes taxas de almento anual IGP, IGPM, IPC,e ect. por favor me respondam obrigada desde ja.

  6. Por marli Em Mai 8, 2012 | Responder

    por favor, minha mãe já idosa com 83 anos tem um inquilino já a 8 anos paga direitinho,e não tem contrato.gostaria de saber se terei poblemas para ele desocupar a casa e se ele tem algum direito sobre a acasa.tb gostaria dfe saber qual o prazo que a lei da a ele para desocupar
    desde ja agradeço a atenção

  7. Por Celso Roberto Em Jun 30, 2012 | Responder

    URGENTE;Moro em um imóvel residencial a 3 meses e 20 dias, neste período apareceu problemas gravíssimos nos encanamentos da casa tais como refluxo, nos ralos e entupimentos dos vasos sanitários, estou querendo sair do imóvel pois já passaram 4 encanadores e 03 firmas desintupidoras e não resolvera o problema, quais são os meus direitos?, pois estes problemas não constavam no laudo de vistoriA, um abraço, obrigado.

  8. Por adriana Em Jul 8, 2012 | Responder

    aluguei uma casa no periodo de 2anos e 8 meses
    preciso da nota fiscal a imobliaria não ~quer me dar as notas tenho direito como consumidora as notas fiscal pois preciso levar ao meu contador o que devo fazer?
    obrigada desde ja adriana

  9. Por adriana Em Jul 8, 2012 | Responder

    PRECISO DE INFORMAÇÕES COM URGÊNCIA OBRIGADA

    aluguei uma casa no periodo de 2anos e 8 meses
    preciso da nota fiscal a imobliaria não ~quer me dar as notas tenho direito como consumidora as notas fiscal pois preciso levar ao meu contador o que devo fazer?
    obrigada desde ja adriana

  10. Por rita Em Jul 10, 2012 | Responder

    Bom dia!
    alugue um imovel ,paguei fiança de 3 meses ,recebi o imovel sem pintura, agora no final do contrato a proprietaria não quer devolver a correção da fiança, mesmo constando no contrato e quer que pinte o apartamento, gostaria de saber se ela pode fazer isso.

  11. Por Kleber Teixeira Em Ago 13, 2012 | Responder

    Bom dia, era locatário de uma residência cujo o contrato era de 1 ano prorrogavel a 30 meses,o proprietário do dia pra noite me deu 30 dias para sair da casa alegando uso próprio. arrumei uma casa com o dobro do valor para não arrumar confusão mesmo sabendo que teriam que me avisar com 90 dias de antecedência.
    não peguei a casa pintada, agora ele quer que eu pinte a casa.
    conversando com um advogado ele me disse que como ele pediu o imovél para usso proprio ele não pode alugar esse mesmo até que se vença o término dos 30 meses isso é correto?
    como devo agir?

    Grato e parabéns pela iniciativa

  12. Por Jussara Em Set 7, 2012 | Responder

    Olá, em abril deste ano,aluguei uma casa por R$ 280,00. Tínhamos o interesse em comprá-la e a proprietária nos pediu R$ 60.000. Fizemos então um contrato de aluguel de 1 ano. Agora, apareceu um outro casal, interessado na casa, e ofereceu à proprietaria R$ 70.000. Estamos sendo pressionados a assinar uma folha passando o direito de comprar a casa ao outro casal, pois tanto a proprietária qto o casal tem pressa em comprá-la. Gostamos da casa, mas queriamos dar nela o valor combinado anteriormente. A proprietária nos intimou a assinar este papel ou um outro dizendo que daremos a ela R$ 70.000. Gostaría de saber o que fazer, se o acordo, mesmo que verbal, de R$ 60.000, nos garante algo. Se somos obrigados a assinar a desistencia; se ela pode nos tirar da casa. A casa está com a documentação errada, por isso não demos inicio aos papeis do financiamento, o que faço???
    Aguardo reposta…

  13. Por Ilma Mendes de Almeida Em Set 20, 2012 | Responder

    Bom dia!

    Aluguei um imóvel em 2010. Morei até junho de 2012. Demorei para entregar as chaves devido a questões de pintura. O dono quer que eu pague mais um mês de aluguel. É isso mesmo? O que diz a lei sobre isso?

    Agradeço e aguardo.

    Ilma

  14. Por cleane silva bispo Em Set 25, 2012 | Responder

    ola moro em uma casa que não fez contrato a 6 meses, dai então venho pagando certo a dona mora em cima dai resolvi desocupar o imovel, minha data de pagar é dia quize mas vou sair, depois dessa data ainda tenho quantos dias pra ficar.porq a propietaria mim mfalou que não da nenhum dia apos vecer gostaria de saber se isso ta certo. obrigado

  15. Por Rosa Em Set 28, 2012 | Responder

    ola moro de aluguel a 10 anos.mas a dona vendeu o imovél para uma construtora construir prédio,o problema que eu era casada e antes dessa negociação meu marido saiu de casa e me deixou sozinha na casa ,e quando houve a venda eles entraram em contato com ele e ele assinou um papel dizendo que desocuparia a casa no prazo q eles deram ,mas ele jé não morava na mesma e sim eu,dias depois que vim a saber através de cartas que ele tinha assinado,ele me deixou sem ajuda nenhuma,nunca trabalhei ,estou desempregada e sem ter pra onde ir nem como pagar um outro lugar ,não tenho parentes que possam me ajudar,tentei com a construtora que eles me dessem uma quantia para dar em deposito em um outro lugar ,mas ele não concordaram ,quais os meus direitos nisso tudo,eles podem me por na rua e em quanto tempo se caso for pra justiça qual o procedimento , por favor me respondam urgente se puderem…obrigada

  16. Por Cleber moreira Em Out 1, 2012 | Responder

    Boa tarde

    Moro em uma residencia a mais de 30 anos, o dono se recusa a arrumar o teto da cozinha pois o mesmo esta cedendo, fora os berais da parte externa da casa que ja cairam quase havendo um acidente com inquilinos que moram nos fundos,o que devo fazer pois o mesmo quer fazer a reforma com nos aqui dentro, mas esta muito perigoso podendo ate cair o telhado da casa devido a degradação das madeiras causadas por cupim.

    fico no aguardo
    Obrigado

  17. Por José Crreia Em Out 4, 2012 | Responder

    Eu moro de aluguel à mais de 6 anos e no momento a casa está precisado de uma pintura,quero saber quem tem que comprar a tinta sendo que eu mesmo posso pintar. Agradeço desde de já,José.

  18. Por Valdemir Arruda Em Out 18, 2012 | Responder

    Comprei uma casa e morava de alugue, no dia que fui pagar o aluguel comuniquei. sai 30 dias depois por conta da mudança e fazer a pintura da casa, tenho que pagar esses 30 dias?

  19. Por Thamiris Em Out 23, 2012 | Responder

    Bom dia, fui locataria de um imóvel por 2 anos, e ha um mes a tras me pediram a casa de volta alegando que eles iriam vender,sem problemas ate ai, eu arrumei outra casa e sai de lá semana passada, hoje recebi uma ligação dos antigos locadores, me avisando que eu iria ter que arcar com a pintura do local, que eles tinham gasto R$ 500,00 com a pintura, afinal o que é certo ? Eu devo pagar ? por eles terem pedido a casa eu não tenho obrigação ? Como devo agir ?
    OBS. quando fui me mudar para essa casa, a mesma estava sendo pintada pelo locador, e havia acontecido nas mesmas condições que a minha situação.
    Agradeço desde já.

  20. Por jociane jovino silva Em Nov 1, 2012 | Responder

    Boa tarde
    BOM A MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE:MORO DE ALUGEUL EM UMA CASA, HA 9 ANOS SEMPRE EFETUEI O PAGAMENTO ANTES DO DIA E CONSERVO O IMOVEL EM BOM ESTADO,QUANDO ALUGEI A CASA O PORTAO NAO ERA NOVO, AGORA COM O VENTO FORTE O PORTAL TA CAINDO E COMUNIQUEI A IMOBILIARIA PARA CONSERTAR E OU TROCAR O PORTAO E FALOU QUE EU QUE TINHA QUE ARCAR PORQUE JA FAZ MUITOS ANOS QUE EU MORO NA CASA MAS NAO FOI EU QUEM QUEBROU E SIM A FORÇA DA NATUREZA SOU EU OU ELES QUE TEM QUE CONSERTA OU TROCAR O PORTAO?

  21. Por EDNA APARECIDA VIEIRA Em Nov 1, 2012 | Responder

    MORO EM UMA CASA ALUGADA A 10 ANOS, E AGORA TO TENDO ALGUNS PLOBLEMAS COM O TELHADO QUE ESCORRE ÁGUA QUANDO CHOVE MUITO, E TAMBEM COM O PORTAO QUE NAO TA FICANDO FECHADO, QUEM DEVE ARCAR EU O A IMOBILIARIA?

    DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO UMA RESPOSTA
    ATENCIOSAMENTE EDNA VIEIRA

  22. Por Bruno Cartaxo Em Nov 9, 2012 | Responder

    Eu aluguei uma apto e mesmo tendo alguns problemas nao exigi que o dono arrumasse. Taco solto, pia solta, troca de chuveiro e demais… agora que eu sai ele que me cobrar a pintura. ta certo isso? entregamos do jeito que ele nos deu. e ele ta ligando td dia pedindo isso.

  23. Por jaciely Em Fev 11, 2016 | Responder

    Moro de aluguel a um ano de repente pediram a casa falando que ia vender o que faco ta dificil achar outra cada

Poste um comentario