Como Instalar o seu Som no Carro

52,766

Você compra seu cd player e, na hora de instalar, surgem as dúvidas. Como escolher uma loja que não vá estragar seu aparelho - ou carro? Especialistas afirmam que a primeira impressão sobre o estabelecimento diz muito.

Ambiente sujo, com papéis e embalagens espalhadas pelo chão, é mau sinal. Um lugar que não estime corretamente o prazo de entrega do serviço também é.

“O calcanhar-de-aquiles da boa instalação é o prazo”, diz José Antonio Botteon, com dez anos de experiência como lojista e instalador. “Há ainda a organização, que se vê pelo uso que o funcionário faz das ferramentas.” Uma vitrine completa com várias opções de aparelhos (incluindo o dvd player) também conta pontos, mas não é tudo. “Você pode ter uma pequena loja que seja boa. O que vai diferenciar é um profissional que seja especializado em instalar som e não em tudo, como colocar rack e engate”, diz Antonio Cirilo de Souza, instrutor de instalação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A seguir, algumas dicas para não fazer a escolha errada.




Ferramentas para poder instalar o som no seu carro

Profissionais de uma boa loja têm sempre à mão um multímetro (que mede corrente, tensão e resistência) e, se possível, uma pequena parafusadeira elétrica para agilizar o processo. Desconfie se a loja tiver funcionários correndo de um lado para o outro para buscar ferramentas. Isso é sinal de falta de organização.

Cuidados ao instalar o som

Veja se os funcionários usam uniforme e se tomam precauções, como forrar o banco com uma capa antes de executar o serviço. Dê uma olhada no interior de algum carro na loja. Se houver fios dependurados atrás do painel ou pedaços de fios no assoalho, fuja. O mesmo vale para fios soltos ou risco no painel em volta do aparelho instalado. Outro mau sinal é a fiação saindo da carroceria para a porta sem o cuidado de um espaguete (cabo plástico que agrupa os fios) para acabamento. A apresentação da loja é um capítulo à parte: ela deve ser bem iluminada e ter piso claro, para que não se percam peças pequenas.

Conector correto para a instalação

Ligação correta deve ser feita por um conector iso (também chamado de conector de 16 vias). Quase todos os veículos hoje em dia saem de fábrica com preparação - portanto com o conector. Caso ele não tenha, solicite ao instalador (custa em média 25 reais). Se o instalador já chegar com um alicate de corte em punho, é porque pode cortar o chicote, o que causa perda da garantia de fábrica do veículo. Não deixe que isso aconteça. Para melhor organizar os fios, eles devem ser enrolados em uma espuminha, o que evita ruídos - o ideal é que nunca se use fita isolante nesse caso. Mas preste atenção, pois deve ser usada a espuma antichama.

Como ter um Som limpo de qualidade após a instalação

Um som instalado corretamente não pode ter chiados ou interferências evidentes. A trepidação do carro não pode causar ruídos. Antes de deixar a loja, cheque se o instalador fixou bem a parte traseira do aparelho, que é uma das maiores fontes de trepidação.

O preço para instalar o som no seu carro

Para instalar um aparelho, as lojas costumam cobrar de 15 a 50 reais. O conjunto básico com quatro alto-falantes chega a sair por 200 reais. Já o sistema completo, incluindo subwoofer, pode custar 1?200 reais. No caso de som profissional, não é difícil encontrar quem já tenha desembolsado mais de 20?000 reais.

Empurroterapia

Mais comum nesse capítulo é o vendedor tentar empurrar alto-falantes mais sofisticados para um CD player que não custou muito mais que 400 reais. Um exemplo é um tweeter separado do alto-falante ou mesmo um subwoofer, itens que estão mais para o profissional que para o uso do dia-a-dia. A regra vale também para módulos de potência, amplificadores, fusível de ouro e porta-fusível na bateria. Uma pesquisa prévia na internet ajuda o consumidor a chegar à loja já com uma idéia do que ele quer. Vale ressaltar que nem sempre há “empurroterapia”. Se você anda com a família no carro e o vendedor aconselha o uso de quatro alto-falantes em vez de apenas dois, é porque a acústica fica prejudicada para os que estão no banco de trás.

Como a Antena afeta o som do seu carro

É um capítulo à parte. De nada adianta instalar um equipamento sofisticado e economizar na antena. O mais recomendado é colocar uma antena interna, que custa em média 20 reais. Quando elas já vêm no carro na forma de filete no pára-brisa, muitas vezes não têm o amplificador de sinal, que custa em torno de 80 reais. Nesse caso, aceite a sugestão do instalador e deixe-o colocar o equipamento.

Sinal de boa-fé da loja de instalação

Um bom lojista, antes de tudo, ouve o cliente, questionando-o sobre que tipo de som ele quer. Em vez de decidir, vai deixá-lo opinar primeiro, para saber se o cliente quer algo bem básico ou um som mais sofisticado. Típico caso de má-fé é quando ele diz que um aparelho tem “controle iPod” quando, na verdade, só tem uma entrada auxiliar. O controle de iPod é caracterizado por um dispositivo no aparelho que permita, por meio de seus comandos próprios, navegar entre as pastas. Se possível, converse com alguém que já foi atendido naquela loja.

Garantia da instalação do som

Uma loja que dá três meses de garantia em sua instalação é porque não confia no próprio serviço. A cobertura precisa ser de no mínimo um ano. Também nunca compre aparelhos de som sem nota fiscal. Além de garantir que a empresa recolhe seus impostos, a nota atesta a origem do produto e é fundamental para ter direito à garantia de fábrica.

Saiba mais sobre carros no Portal Automotivo OpiniaoWeb Carros!

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 1 resposta to “Como Instalar o seu Som no Carro”

  2. Por tiago Em Jun 22, 2010 | Responder

    tiago kmo bota isso na net kra eu kro aprenderrrrr

Poste um comentario