Como Montar o Seu Orçamento e Fugir do Cheque Especial?

3,172

Talvez você fique pensando no final do mês: “aonde foi parar o meu dinheiro”? Com certeza se você nunca fez um orçamento será muito difícil diagnosticar exatamente para onde está indo parar a maior parte do seu dinheiro. Um orçamento é um item vital para se ter uma vida financeira saudável.

O que é um orçamento

Um orçamento nada mais é do que uma lista de itens com associados com uma determinada quantia. Num orçamento você terá duas colunas:a primeira será a sua renda, ou seja, o quanto você e outras pessoas da casa ganham e contribuem para o lar. A segunda coluna será a das despesas, que conterá os itens que serão gastos durante o mês, como por exemplo, conta de luz, conta de água, compras no supermercado, roupas, gastos com transporte, saúde, lanches fora de casa, cinema entre outros.

Após ser montada a estrutura com as duas colunas você então precisa fazer a soma para ver o total de gastos do mês e comparar com o total de renda que a sua familia dispôe. Lembre-se de não esquecer nada na coluna de gastos. Muitas despesas pequenas costumam não ser incluidas, (como por exemplo os lanches fora de casa), e talvez sejam essas despesas “pequenas” que sejam a causa de sempre faltar dinheiro no final do mês para algo importante e daí você precisar recorrer ao cheque especial.




Como fugir do cheque especial

A medida que você for cada mês realizando o seu orçamento (que pode ser feito mais facilmente com o auxilio de uma planilha) você fará os austes necessários para que possa arcar com as suas despesas sem comprometer toda a renda da família e precisar recorrer ao cheque especial. O cheque especial, se você ainda não sabe fique sabendo, é a fonte de renda número 1 das instituições financeiras (leia-se bancos). Os juros cobrados pelos bancos para o cheque especial não ficam abaixo de 150% ao ano! Isso mesmo. O que você pega emprestado no cheque especial dá um retorno de 1 vez e meia o que você pegou emprestado ao banco. Portanto, comece a fazer o seu orçamento e nessa época de crise fuja do cheque especial. Em breve escreverei mais um pouco sobre os problemas de quem sempre recorre ao cheque especial e como se controlar mais para não precisar mais desse vilão do seu bolso.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 1 resposta to “Como Montar o Seu Orçamento e Fugir do Cheque Especial?”

  2. Por Graca de Soua Em Jun 26, 2009 | Responder

    O Que é a motivação financeira?

Poste um comentario