Como se Livrar do Cheque Especial de Uma Vez Por Todas

7,327

Há pouco tempo atrás eu escrevi um artigo falando sobre a importância do orçamento para saber o destino do seu dinheiro. Também falei que com um orçamento ficaria muito mais fácil controlar as despesas de modo que você não precisasse mais recorrer ao cheque especial. Talvez pareça incrível, mas mesmo sabendo que o cheque especial tem juros de no mínimo (pode variar de banco pra banco, mas em geral é maior que isso) 150% ao ano, boa parte dos correntistas dos bancos recorre a essa forma de empréstimo e sempre deixa a sua conta no vermelho, às vezes assim que recebe o seu salário mensal.

Mas o que você pode fazer para se livrar do cheque especial?

Só existe um segredo para se livrar do cheque especial:disciplina. Essa palavra tão simples e que resolveria o problema financeiro da maioria das pessoas é ao mesmo tempo uma das qualidades mais difíceis de se ter. O ser humano não é disciplinado. O ser humano é ganancioso. Ele quer agora algo mesmo sabendo que não pode ter. Se você cultivar a disciplina na sua vida com toda a certeza se livrará do cheque especial. Talvez você esteja se perguntando como assim?

Dicas para se livrar do cheque especial

Primeiro: não gaste além do que você pode. Resista a tentação de comprar algo que você não tem condições de pagar (de preferencia a vista).




Segundo: controle a data de pagamento das suas contas. Faça com que a data de vencimento das suas contas sejam sempre logo após do seu pagamento cair na sua conta, não deixe contas vencerem antes do seu salário. Se alguma conta vencer antes do seu salário e você não tiver mais saldo positivo na conta bancária não pague. resista a tentação de ficar no vermelho somente para pagar a conta em dia. O juros do cheque especial são de cerca de 8% ao mês, enquanto que os juros de uma conta atrasada não passam de 2% e talvez mais 1% de multa.
Terceiro:sem um orçamento você sempre ficará endividado. Isso é um fato. Se quiser fugir do cheque especial trate de fazer todo mês um orçamento.
Quarto:Esqueça o limite de crédito da sua conta corrente disponibilizado pelo seu banco. Não caia na falácia de que: “ah, mas eu tenho ainda tantos reais de limite na conta, posso usar esse dinheiro e assim que der eu deposito a diferença para não ficar no vermelho”. Todos os que começam fazendo isso acabam virando escravos do cheque especial.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 1 resposta to “Como se Livrar do Cheque Especial de Uma Vez Por Todas”

  2. Por Marcelo Em Abr 30, 2012 | Responder

    Pode um banco fornecer um limite do cheque especial muito maior que o salário que uma pessoa recebe…?!?!

    Principalmente porque a pessoa não solicitou o aumento do limite…!!!

    Salário R$ 4.000,00
    Limite Cheque Especial R$ 5.300,00

Poste um comentario