Cuidado para não ficar banguela.

3,774

13 verdades que ajudam você a manter seus dentes firmes e fortes.

O sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa. Mas para ter um belo sorriso é necessário dentes saudáveis. Uma boca bem cuidada, além de ser fundamental para a beleza feminina, é uma questão de saúde. Alguns estudos mostram a relação de problemas dentários com diabetes, hipertensão e câncer de boca.No Brasil, a desinformação, a falta de dinheiro e também um pouco de preguiça têm deixado, ao longo dos anos, um grande número de desdentados. De cada quatro brasileiros de 70 anos, três são completamente banguelas. Confira a seguir 13 verdades sobre a saúde dos dentes.




1. Grandes vilãs ameaçadoras dos dentes

As maiores ameaças aos dentes são as cáries e gengivites. Segundo o dentista Alexandre Martinelli, consultor da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), tanto a cárie quanto as doenças da gengiva têm início com a formação de placa bacteriana, que surge devido à escovação inadequada e à falta do fio dental.

2. Entenda a cárie

É uma doença provocada por bactérias. Surge quando os micróbios presentes nos restos dos alimentos se juntam ao dente formando a placa bacteriana, que por sua vez causa a deterioração do dente.

3. O que é gengivite

Consiste na inflamação da gengiva, que fica avermelhada, inchada e sensível. A doença afeta, principalmente, pessoas com mais de 40 anos. Seus danos são irreparáveis e piores que os da cárie. No estágio avançado pode causar a perda do dente.

4. Extração desnecessária

A Associação Brasileira de Odontologia só indica a extração do dente em último caso. No Brasil, infelizmente, muitos dentistas não respeitam essa recomendação. Fique atenta!

5. Riscos de ficar banguela

Cada dente possui uma finalidade semelhante à de uma peça de quebra-cabeça. Todos são importantes. Um dente a menos é suficiente para atrapalhar a mastigação e até a fala. A mordida fica 70% menos eficiente. Os problemas vão desde a sobrecarga dos dentes vizinhos e inflamações até a perda de outro dente. Por isso, a extração deve ser a última alternativa que o paciente e o dentista devem tomar.

6. Três motivos para extrair o dente

Primeiro: uma cárie muito profunda causou a destruição de uma grande parte do dente e ossos adjacentes, inviabilizando sua recuperação. Segundo: não existe espaço suficiente para todos os dentes na boca, como no caso do dente do siso. Terceiro: dentes que interferem no fechamento da arcada dentária ou impedem o nascimento de outros dentes precisam ser arrancados.

7. Ouça mais de um dentista

Sempre que o dentista indicar a extração de um dente como solução para seu problema, procure uma segunda opinião para confirmar o diagnóstico.

8. O jeito certo de escovar

Incline a escova em um ângulo de 45º e escove desde a gengiva até a ponta dos dentes.Faça movimentos circulares (nunca para a frente e para trás) em todos os dentes, inclusive a parte de trás.Escove suavemente a língua.

9. A escova ideal

A maioria dos dentistas recomenda o uso de escova de dentes de cerdas macias, por ser mais eficiente na remoção da placa bacteriana e resíduos de comida. De preferência, a escova deve também ter a cabeça pequena para alcançar todos os dentes da boca. Além disso, ela deve ser trocada a cada três meses.

10. Como usar o fio dental

Corte 50 cm de fio dental.Siga com cuidado a curva dos dentes.Não use a mesma parte do fio em mais de um dente. Isso poderia levar bactérias de um dente para outro.Limpe por dentro da gengiva, mas não force demais o fio contra ela.

11. Comidas perigosas

Alimentos que aderem com facilidade aos dentes, como balas de caramelo ou massas muito grudentas, deixam a pessoa mais exposta à ação das cáries. Após consumir esses alimentos, escove os dentes. Evite também abusar do açúcar, porque ele é um prato cheio para a ação das bactérias.

12. Não se engane com anti-sépticos bucais

Bochechos com anti-sépticos bucais não substituem a escovação e o uso do fio dental. Os dentes do siso só devem ser extraídos em último caso. Nem sempre eles empurram os outros dentes quando nascem.

13. Para evitar manchas nos dentes

Não só o café e o cigarro mancham os dentes, mas também os chás escuros e o vinho. Tome esses líquidos com moderação e, se possível, escove os dentes após ingeri-los.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 1 resposta to “Cuidado para não ficar banguela.”

  2. Por CARLOS VIEIRA Em Jan 2, 2009 | Responder

    Perder dentes é verdadeiramente um absurdo. A cada extração dentária realizada,vamos ficando aleijados da boca. A masticação vai perdendo a eficiencia,passamos a pronunciar as palavras com dificuldade.
    Eu disse aleijado da boca,tanto isso é verdade que passamos a depender de próteses para corrigir a dicção, a mastigação, o sorriso tão indispensável na convivencia social.

Poste um comentario