O que é a anorexia nervosa!!!!!!

2,442

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que se manifesta pela forte recusa a se manter o peso corporal em níveis mínimos de acordo com o tamanho e a idade.

Uma mulher de 1,52 m, por exemplo, deve pesar entre 43 e 50 kg, mas, em casos de anorexia, acaba pesando até menos de 29 kg, chegando perto da morte. A doente se vê gorda no espelho, mesmo estando extremamente magra, e o ato de perder peso se converte em sua principal obsessão. Ela também se sente insegura para expor o corpo e perde qualquer desejo pelo contato físico íntimo. De cada dez doentes, pelo menos duas não conseguem superar a anorexia.

Em séculos passados, a doença estava ligada a jejuns religiosos que acabavam se transformando em obsessões. Mas, no final do século 20, quando a luta pela magreza passou a ser incentivada pela mídia, a anorexia tornou-se mais comum, e passou a atingir mulheres juvens suscetíveis aos apelos da sociedade de consumo e de seus padrões (muitas vezes inatingíveis) de beleza.

Mas há como prevenir: a doença se instala de repente, mas tem uma média de 15 meses de desenvolvimento, podendo mesmo chegar a vários anos. Como se trata de um distúrbio de auto-imagem, não adianta simplesmente obrigar a paciente a se alimentar. É preciso compreender seu problema e ajudá-la e reconstruir a auto-imagem e, acima de tudo, a auto-estima.

Mas lembre-se: a ajuda profissional é INDISPENSÁVEL para o tratatamento.





Artigos Aleatorios

  1. 2 respostas to “O que é a anorexia nervosa!!!!!!”

  2. Por juliana Em Jun 23, 2008 | Responder

    a anorexia é uma doença moderna qe esta crescendo no mundo da moda
    gente essa doença qem causa somos nos mesmo vamos acorda pro mundo i ver qe dexa di come nw ta com nd

  3. Por roberta Em Jun 23, 2008 | Responder

    bom nao devemos jugar essa garotas mais uqe elas estao fazendu consigu mesmo é uma pena
    pois sao lindas
    e tentandu emagrece para contin a ser modelo estao completamente erradas
    pois si chegaram onde chegaram sinal qe elas estao bem

Poste um comentario