Pensa em comprar carro? Economize com IPVA

6,085

Uol Noticias.

O começo de 2008 se aproxima cada vez mais e, com ele, o vencimento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Dessa maneira, aqueles interessados em comprar um carro devem ficar atentos e avaliar se compensa, ou não, esperar mais um pouco para economizar.

O imposto começa a vencer em janeiro próximo e é calculado em 4% sobre o valor do carro. No primeiro mês do ano, deve ser paga a primeira cota por aqueles que dividem a conta em três vezes ou, então, a parcela única, com desconto de 3%. Em fevereiro vence a segunda parcela ou o pagamento único, sem desconto. E março é a vez do terceiro pagamento ser efetuado.




Modelos usados

Se optar por um modelo usado agora, a pessoa terá de arcar com imposto. Caso deixe para o início do ano, em fevereiro, por exemplo, existem duas opções: se o antigo dono tiver pagado o total à vista, não haverá débitos em seu nome. Mas essa facilidade não deve vir de graça: o dinheiro gasto pode “incrementar” o valor de mercado do auto, por exemplo. Veja: comprando um carro de R$ 15 mil, o gasto com IPVA gerará um acréscimo de R$ 600.

Em havendo parcelamento, as cotas pendentes serão de responsabilidade do novo dono. “Se a pessoa puder esperar até depois de abril é melhor”, explicou Vitor Meizikas Filho, consultor de mercado da Molicar.

Modelos zero-quilômetro

Quem comprar um zero-quilômetro pagará tanto o referente a 2007 quanto o com base em 2008. Em carros novos o valor do IPVA é dividido de acordo com o mês em que a pessoa fez a aquisição. Por exemplo: comprando agora em novembro, o motorista arcará com a proporção de dois meses do imposto (o valor total dividido por 12 meses). Mas não há desconto para o ano que vem.

“As pessoas não devem acreditar nessas promoções, nas quais é informado que o imposto já está pago. Esse custo que a concessionária teve é todo embutido no preço final do veículo”, resumiu Meizikas.

Artigos Aleatorios

Poste um comentario