Problemas no Aluguel Com o Inquilino ou Com o Proprietário?

7,770

Nossa Leitora Marize nos fez esse comentário: “Prezados senhores, Moro em um  apartamento alugado por 19 anos e a talvez quase 10 anos ou mais venho reclamando dos problemas de encamento, verificado pelos proprietários que nada fizeram. Há alguns anos já não temos mais agua no chuveiro da suite, no chuveiro do banheiro social, na agua fria da pia da cozinha e pouca água nos outros locais. Vários proprietários já fizeram a obra pois o mesmo acontecia em seus apartamentos, e no nosso nada. Sempre pagamos o aliguem em dia e co preço de mercado atualizado. Quais são meus direitos e como faço para entregar o apartamento visto que a proprietária mora em outro estaado. Ela nunca nos mandou um recibo, pagamos todas as contas IPTU, taxa extra, taxa de incêncdio e etc. O apartamento está super conservado.

Como Resolver Problemas  no Aluguel?

Cara Marize, praticamente todos os inquilinos e proprietários enfrentam uma hora ou outra problemas com a outra parte do contrato. No seu caso, você é a inquilina. Se o proprietário, mesmo após várias tentativas de comunicação e negociação, não quer resolver o problema, faça o seguinte: entre com uma ação no juizado especial cível da sua cidade (você pode encontrá-lo no fórum aí da sua cidade mesmo) e explique toda a sua situaão e peça para não ter de pagar o aluguel (ou seja, depositá-lo em juízo) até que o proprietário faça a parte dele. Não deixe barato.





Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 21 respostas to “Problemas no Aluguel Com o Inquilino ou Com o Proprietário?”

  2. Por helena maria da silva Em Ago 7, 2010 | Responder

    estava precisando de um espaço para fazer reunioes ,na regiao encontramos um salao que estava só com as paredes levantadas e o teto ´fizemos um acordo com os donos de rebocar ,fazer os banheiros, colocar portas e janelas ,fazer o piso ,hidraulica , eletrica , pintar e descontar por 24 meses o aluguel e pagavamos água e luz.faltava colocar o forro no teto e colocar piso ceramica.ficamos usando esse salao por 1 ano e o dono pediuo salao ´desocupamos .e ele pede para terminarmos a obra .temos que terminar?

  3. Por tarcísio Em Mar 31, 2011 | Responder

    boa noite! estou com problemas com familiares do proprietário q moram no mesmo terreno que eu e minha esposa mas em casas separadas. os problemas são tipo batidas nas paredes, gritos, som alto , comentários insidiosos quando passamos! ainda tenho 3 meses de contrato, o que devo fazer?
    aguardo resposta!

  4. Por crisneide Em Mai 15, 2011 | Responder

    moro em um predio com quatro morradias,infelizmente,morra na casa em baixo e os inquilinos que morram em cima,nao me deixam dormir,como posso resolver isso e quais meus direitoa

  5. Por rosanria Em Mai 28, 2011 | Responder

    tenho uma empresa e o proprietario do local fechou a venda do local em fase de negociação comigo estou desesperada ele tem esse direito?
    como devo proceder tenho varios funcionarios registrados e muitas dividas por favor me ajude

  6. Por Elaine Em Jan 5, 2012 | Responder

    Moramos Eu, minha mãe e minha filha + nova a quase 6 anos nesta casa, onde o proprietário também mora e + outras 2 famílias. Nunca atrasamos um dia sequer o aluguel e procuramos ao máximo não fazer barulho nem incomodar ninguém. Mal recebemos amigos. Ocorre que de repente, sem motivo plausível, o proprietário pede a casa alegando coisas absurdas como por exemplo o caso de sua esposa ter ciúmes da minha mãe que já tem quase 70 anos! Nos sentimos profundamente ofendidos. Quais nossos direitos? Ele não vai ocupar a casa nem para familiares dele, vai colocar novamente para locação. Eles podem fazer isso conosco? E todo transtorno que estamos enfrentando? Quem protege o inquilino já que pelo que parece a lei só beneficia o proprietário?

  7. Por Luiz Em Jan 6, 2012 | Responder

    Para Elaine: A lei protege o inquilino também. Por exemplo, se o contrato for interrompido antes por vontade unilateral dele você não precisa pagar a multa contratual e pode procurar em até 90 dias outra casa para morar que pode ter um aluguel muito mais barato. No caso eu aconselho a tentar conversar amigavelmente.

  8. Por João Batista Em Fev 13, 2012 | Responder

    Boa tarde, meu nome e João Batista. Sou aposentado e para compretar minha renda alugo uma casa que tenho em São Paulo. Faço um contrato particular “modelo usado pelas imobiliarias aquele que especifica que o inquilino não deve mudar a estrutura do imovel”.O aluguel e pouco (250 Reais). Em 10/05/2011, aluguei casa por um ano. O inquilino vistoriou”encanamento,eletrica,pintura,torneiras,portas etc.” disse que estava de acordo como que ele queria. Seis meses depois comessou os problemas, Queimou a fiação eletrica, Verificar a estalacção eletrica ele tinha mandado trocar o dijuntor por uma acima do especificado pela el etropaulo. De la para ca tenho sempre a mesma dificuldade. Ele diz - so vou pagar 100 porque paguei 150 para executar algum serviço. Isto quando não diz so vou te pagar quando eu ver quanto gastei. Como ainda faltam tres meses para vencer o contrato não sei como proceder.

  9. Por Karen Em Abr 14, 2012 | Responder

    Olá!
    Moro em uma casa que além da minha tem mais três casas no mesmo quintal. Os vizinhos da casa de baixo são extremamente bagunceiros, ouvem música alta (funk) deixam o portão da casa aberto até de madrugada, permitem a entrada e permanência de pessoas que não moram aqui, fumando o chamado narguile que tem uma cheiro horrível e uma fumaça prejudicial a saúde.
    Além disso os mesmos tem uma cadela que fica em baixo da escada que dá acesso a minha casa e não costumam limpar o local, deixando urina e fezes da cadela durante toda a semana no quintal.
    Enfim, apesar de tudo isso o dono da casa que mora ao lado e vê tudo isso acontecer não tomar nenhuma providência e ainda quer aumentar o aluguel, mesmo a casa estando em más condições e os demais inquilinos tendo que suportar toda a desordem causas pelos citados.
    O que posso fazer, para que o dono tome uma providência?
    Posso me negar a pagar o aluguel, principalmente o aumento até que ele faça alguma coisa?

    att, Karen Carvalho

  10. Por amelia Em Jun 5, 2012 | Responder

    ola! moro num ap alugado o contrato foi de um ano, mas vamos ter que sair antes do tempo pois meu esposo conseguiu um emprego em outra cidade e fica ruim pra ele ficar indo e vindo todos os dias, então resolvemos fazer um acordo com a dona do ap para pagarmos a multa de quebra de contrato parcelado, pois teremos que pagar outro aluguel na outra cidade onde vamos morar, mas ela não quiz acordo nenhum e disse que vai levar o caso a justiça, o que pode acontecer?

  11. Por Jordana Em Ago 6, 2012 | Responder

    Boa tarde, eu moro de aluguel e o dijuntor do chuveiro queimou, entrei em contato com a imob. e ela me passou que é problema meu (palavras da vistoriadora)chamei o eletrecista e troquei a peça.Mas fiquei pensando é realmente problema meu?
    O predio é antigo, acredito que a fiação tbm, nesse caso é meu dever fazer a troca? A explicação do eletrecista para a queima do dijuntor, foi que por ele ser muito fraco para o chuveiro com o tempo ele perdeu a vida util e queimou. A imob. me questionou
    - até agora funcionava, queimou com seu uso.

    Então qual o procedimento quem esta certo?

  12. Por Ana Carolina Em Ago 27, 2012 | Responder

    Moro em uma casa de aluguel, e estou tendo um problema grave com um entupimento ou vazamento, quando abre o chuveiro a água volta toda, entra nos quartos e escorre pela parede externa e pelo lavabo que fica no andar de baixo, estou até com medo que desmorone a parede, já faz 1 mês que falei com a imobiliária (o proprietário do imóvel é o dono), e até agora nada!! Posso ficar sem pagar o aluguel e arrumar por conta própria??

  13. Por nana Em Nov 16, 2012 | Responder

    Boa tarde, meu pai queria aumentar a renda da familia e comprou uma casa, a mesma ele decidiu alugar e fez um contrato com uma imobiliaria.Que encontrou um inquilino que pagou 4meses de aluguel adiantado, a imobiliaria pagou apenas 2meses de aluguel para o meu pai adiantado.
    No primeiro mes que o inquilino estava na casa ja começou os problemas muitas reclamaçoes de uma umidade na casa que vinha da contruçao de um vizinho
    como era epoca de chuva uma parede da casa ficava umida. Devido a esse problema disseram que iriam sair da casa pq nao tinha condiçao de morar na mesma, o periodo de chuva passou e o vizinho conseguiu acabar com o problema. Nao teve mais problemas na casa. Desdo dia em que deram os 4meses de aluguel adiantado nao pagaram mais nada ate o dia de hoje. Já faz 5 meses para 6 q eles estão na casa meu pai recebeu apenas 2meses de aluguel e mais nada.
    recentemente descobrimos que desde quando eles estao na casa nao pagaram nem agua e nem luz as conta esta no nome do meu pai. A cpfl ja cortou a luz e eles religaram. a pegunta é ….como resolver esse problema? e
    Quem tem que pagar as contas e os alugueis que estao atrazados?
    (aguardo resposta, obrigado.)

  14. Por JOSE MILTON Em Dez 19, 2012 | Responder

    Bom dia, pago aluguel e descubri que no local em que morro existem 5 imoveis um deles pertence ao proprietario que não morra no local ele aparece uma vez ou outra existe nesse imovel luz e agua e a cobrança de agua é dividida por 4 inquilinos eu efetuei o pagamento esse meses com o valor da conta de agua dividida por 5 e descontei todos os valores pago a maior desdo inicio do contrato, isso traz algum problema para me.
    Agradeço o conselho de vocês.
    Fiquem com Deus e um bom dia.
    José Milton

  15. Por walter Em Mai 21, 2013 | Responder

    tenho uma casa e quero reajustar o aluguel ,mas a inquilina disse, que só vai pagar se rebocar a frente da casa, por achar que esta feio ,sedo que antes de alugar a casa já estava sem reboque só no chapisco .mesmo assim ela alugou a casa tem 2 anos que não consigo reajustar o aluguel. oque eu fasso

  16. Por Terezinha Maria Em Set 27, 2013 | Responder

    EU ACABEI DE ALUGAR UM PEQUENO PONTO COMERCIAL NO BAIRRO,DIRETAMENTE COM A PROPRIETARIADA E ELA ANTEIS PROMETEU FAZER TODAS AS MELHORAS NO PONTO E ME PEDI-O 2 MESES DE ALUGUEL,E ASSIM EU O FIZ AGORA PAGUEL O MÊS NO DIA 23 QUANDO VENCIA DIA 25 DE SETEMBRO,MAIS TENHO TIDO MUITOS PROBLEMAS COM AS NETAS DELA EM CIMA DO PONTO PULANDO E QUEBRANDO TUDO DENTRO DO SALÃO,QUANDO CHAMEI ELA PRA FALAR COM AS MENINAS ELA FALOU QUE NÃO VAI FAZER CONTRATO QUANDO EU TENHO DOIS MESSES DE ALUGUEL AQUI E ELA HAVIA DITO QUE O CONTRATO SERIA DE 2 ANOS,E ME FEZ ENTREGAR O MEU PONTO ANTERIOR,NESTE MOMENTO EU ESTOU COM UMA CLIENTE NO MEU SALÃO E ESTOU PENSANDO EM IR A UMA DELEGACIA,POR QUE TEMO QUE OS SEUS FILHOS CHEGUEM E ME AMEACEM COM OLHARES COMO SEMPRE OCORRE,POR FAVOR O QUE DEVO FAZER

  17. Por edna silva Em Nov 30, 2013 | Responder

    Olá, me chamo Edna, sou inquilina nessa casa há 7 anos e meio,no mesmo quintal tem uma outra casa atrás o Proprietário me deixou claro que não colocaria ninguém que pudesse me incomodar colocaria uma senhorinha. bom, não foi cumprido morei sozinha por um ano as contas de água e luz vinha bem baixas logo ele alugou pra 4 Policias que na época faziam festa d mais 30 homens era uma bagunça. eles moram aqui 5 anos. eu sofri muito com eles atrasam as contas todos os meses. não satisfeito ele locou d novo o imóvel pra um casal tb Policial Civil essa senhora Adora gastar água a minha conta antes vinha R$ 23,00 na máximo agora chega vir R$ 200,00 sendo que eu pago 60% d total a minha casa é tem um cômodo a mais que a deles… fora os cachorros dela que late praticamente no meu quintal 24 horas por dia. as vezes em nem consigo dormir. por favor me Ajudem estou quase louca. Obrigada Edna.

  18. Por Rodrigo Em Jun 30, 2015 | Responder

    oi,boa noite,preciso de uma informação relacionada aos inquilino de uma amiga.Bom,acontece que os inquilinos tem causado problemas,tem depredado o apartamento,são de índole duvidosa e não pagam o aluguel,ela esta assustada e não consegue tomar providencias porque a imobiliária responsável não pegou os dados corretamente desse inquilino,portanto não é possível localiza-lo.
    Que providencias podem ser tomadas?A quem podemos recorrer?
    Bom,novamente desejo boa noite e agradeço caso alguém tenha alguma solução.Grato.

  19. Por Mizael Em Jan 22, 2017 | Responder

    Vendi as chamadas “chaves” de uma casa a mais de 10 anos, casa esta que foi financiada pelo Instituto de Previdencia dos Servidores do Estado do RN, ja extinto. A pessoa que comprou as chaves da casa revendeu para outra e essa outra pessoa nunca pagou qualquer prestacao. A divida vem se acumulando em meu nome e nao sei como resolver|

  20. Por Kaique O Betencourt Em Mar 28, 2017 | Responder

    Olá, meus avós possuem um sobrado com três casas, sendo que duas estão alugadas para dois filhos, acontece que eles não pagam o valor correto do aluguel. Essa situação está prejudicando meus avós, que não conseguem morar em um casa boa e está trazendo desentendimento entre os outros irmãos. Há alguma maneira de interferir, talvez em um contrato que formalize o aluguel, de acordo com a renda de cada que mora na casa. Em uma das casas, a mais barata, o aluguel seria de 500 reais, porém só é pago 200. Acreditamos que a renda do meu tio, inquilino dá casa seja de aproximadamente 2.500 onde ele tem a condição de pagar pelo menos 400 reais.

  21. Por EDINALDO Em Jan 13, 2018 | Responder

    ALUGUEI MINHA CASA E FAZ 6 MESES QUE O INQUILINO NAO PAGA E NEM APARECE PARA DA SATISFAÇAO, SEUS MOVES ESTAO TODOS DENTRO NA CASA,NAO TENHO ENDEREÇO DE NIGUEM DA FAMILIA.COMO DEVO RESOUVER

  22. Por EDINALDO Em Jan 13, 2018 | Responder

    ELE NAO CHEGOU ASINA O CONTRATO

Poste um comentario