Respondendo Perguntas Sobre Contas Inativas na Caixa Econômica

4,723

A nossa leitora Maria Aparecida fez a seguinte pergunta: “Quero saber se tenho saldo inativo, pois trabalhei de 1975 a 1977 na firma . Como pedi demissão, me informaram que só poderia sacar o fgts na aposentadoria. Trabalhei em outra firma de 1977 a 1980 e, nesta firma fiz acordo e recebi os recolhimentos que a mesma fez em meu nome. Dai minha dúvida. Na época a firma acima depositava no Banco do Brasil, e eles alegam que depois de 20 anos não tem como rastrear a transferência feita a Caixa Econômica Federal e, esta por sua vez não sabe por onde procurar, mesmo eu tendo levado a carteira profissional e as recisões. Se eu só posso sacar na aposentadoria, a caixa não tem que zelar pelo meu dinheiro? Eu preferiria que estivesse comigo. Como posso proceder para saber se tenho ou não algum dinheiro do MEU FGTS?”

Cara Leitora, na resposta vamos dar um roteiro geral a ser seguido por todos aqueles que querem saber como encontrar o seu dinheiro das contas inativas.

Como Procurar Informações Sobre Contas Inativas na Caixa Econômica Federal

Realmente faz alguns anos que os depósitos dos recolhimentos que eram feitos em outros bancos foram todos repassados a Caixa Econômica Federal. E por isso pode ser difícil de encontrar o seu dinheiro, mas ele está lá! Portanto sugerimos o seguinte roteiro para você e nossos leitores que porventura passam por essa situação:

Primeiro: se dirija a uma agência da Caixa com os seus documentos, e se você ainda não tem o cartão cidadão faça um lá na hora! O cartão cidadão é muito importante para que você possa ter acesso a todos os seus recursos e sua história na Caixa. Todos os recursos dos trabalhadores estão hoje em dia centralizados no Cartão Cidadão. Com ele é possível ter acesso a tudo.




Segundo: explique ao gerente calmamente a sua situação. Muitas pessoas tratam mal os gerentes da Caixa pensando que eles são os responsáveis pelos seus problemas, muitos dos quais são causados ou pela desinformação do próprio trabalhador ou então pela empresa empregadora que não efetuou os recolhimentos corretamente. Se explicar com calma é provável que ele a ajude com mais presteza. Ele também é um ser humano.

Terceiro: Se mesmo assim o gerente não encontrar os seus recursos, se dirija a um juizado cível especial (antiga vara de pequenas causas) e explique a sua situação, levando todos os seus documentos e comprovantes de recolhimento. Lá na hora um servidor público vai fazer redigir para você uma petição judicial que vai instruir um juiz a oficiar solicitando informações da Caixa Econômica Federal sobre os seus recursos. Lá você não precisa pagar advogado. Pode demorar um ou dois meses, mas você com certeza terá a informação que precisa!

Esperamos ter ajudado!

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 9 respostas to “Respondendo Perguntas Sobre Contas Inativas na Caixa Econômica”

  2. Por maria de lourdes da silva Em Nov 9, 2011 | Responder

    grasas a deus que eu ganhei poque eu ja faz 2 anos que eu moro de aluguel entam jesus mim a bensuou grasas a deus muito o brigado por mais um dia de vida.

  3. Por maria de lourdes da silva Em Nov 9, 2011 | Responder

    o senhor e o meu pastor e nada mim faltarar maria de lourdes

  4. Por Roberta Em Dez 1, 2011 | Responder

    Bom, sai de uma empresa no dia 18/01/2008 por justa causa e meu FGTS ficou retido, desde esse tempo trabalho em outra empresa.

    Se eu quiser resgatar o FGTS da empresa que sai em 2008 por justa causa agora, eu posso?

    Quero saber se mesmo trabalhando e registrada posso sacar o que ficou retido agora.

    Obrigada.

  5. Por elzilene Em Dez 9, 2011 | Responder

    Fui demitida por não comparecimento ao serviço..tenho direito no fgts?foi no ano de 1985a1988…
    o que faço?

  6. Por edmilson Em Dez 10, 2011 | Responder

    gostaria de saber se tenho direito aconta inativa trabalhei de 1991 a 2007 ok

  7. Por edson Em Dez 18, 2011 | Responder

    sair da firma a mais de 10 anos sempre trabalhei de carteira assina agora quero saber se tenho como pega conta inativa um saldo pra receber
    queria saber se tem juros poartis a minha ta parada
    achei atravez do cartão cidadão posso receber este dinheiro como,atualmente estou de carteira assina
    amais de 7 anos direto na mesma firmaora e ag

  8. Por Hilton oliveira Em Mai 20, 2012 | Responder

    me aposentei e nâo resebi o dinheiro da conta inativa

  9. Por ELIANA DUARTE MOREIRA ROCHA Em Mai 21, 2014 | Responder

    gostaria de saber como faço para consguir o extrato do meu fgts,pois retirei o mesmo este ano por apresentar cancer de mama.Tentei retirar o extrato mas nao consta nada ou seja zero de saldo,em 1999 eu trabalhava no HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS DORES EM ITABIRA e depois na APMI. Gostaria de possivel esclarecimento.
    Atenciosamente.
    ELIANA DUARTE

  10. Por roberto Em Mar 10, 2017 | Responder

    Foi demitido e na oportunidade não fui sacar o fgts nem a multa rescisória, passou o tempo limete e esta como inativa so que no site da caixa não aparece como conta inativa para saque agora nesse programa do governo, como faço pra sacar esse valor?

Poste um comentario