Tudo sobre o Sistema Nervoso.

53,777

É sistema nervoso que coordena as funções desempenhadas pelo organismo.
O organismo trabalha como um todo em perfeita sincronização.

O sistema nervoso forma no organismo uma rede de comunicações entre a cabeça e todos os órgãos do corpo. Ele é formado pelo tecido nervoso, onde se destacam os neurônios e as células da glia. Os neurônios são células que possuem um corpo celular e prolongamentos. Os prolongamentos curtos são chamados dendritos; o prolongamento longo, único em cada neurônio, é chamado axônio. A função dos neurônios é conduzir impulsos nervosos. Esses impulsos caminham em sentido único, entrando pelos dendritos, passando pelo corpo celular e saindo pelo axônio. Chama-se nervo a um feixe nervosas. Fibras nervosas são axônios mielinizados. Os nervos possuem fibras aferentes ou sensitivas, que levam informações aos centros nervosos, e fibras eferentes ou motoras, que trazem as respostas dos centros nervosos.




Divisões do Sistema Nervoso

Sistema nervoso cérebro-espinhal – é o iniciador da atividade muscular e regulador das nossas funções mentais e físicas. Consta de duas partes:

• Sistema nervoso central (SNC)
• Sistema nervoso periférico (SNP)

Sistema nervoso autônomo – funciona em um nível subconsciente e controla numerosas funções dos órgãos internos, inclusive a ação do coração, os movimentos peristálticos e a secreção de diversas glândulas. O sistema nervoso autônomo compõe de uma serie de pequenas massas nervosas ou gânglios; por isso, também é designado sistema ganglionar. Consta de duas partes:

• Sistema nervoso simpático
• Sistema nervoso parassimpático

Sistema Nervoso central – é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é o conjunto de órgãos nervosos alojados no crânio; compreende:

• Cérebro
• Cerebelo
• Protuberância
• Bulbo

Cérebro – é o órgão capaz de guardar informações, gerar pensamentos, determinar reações que o corpo deve realizar em resposta às sensações. Pesa, em média, 1.200 gramas. Não é constituído por massa continua; há, no seu interior, cavidades denominadas ventrículos. É dividido por um sulco em dois hemisférios. Sua superfície é enrugada e são as rugas ou dobras que recebem o nome de circunvoluções cerebrais. Quando cortado, o cérebro apresenta duas substancias diferentes: uma branca, que ocupa o centro e outra cinzenta, que forma o córtex.

Cerebelo – é localizado logo abaixo do cérebro, o cerebelo é dividido em duas porções: uma externa formada de substancia cinzenta e outra interna, formada de substancia branca e cheia de ramificações, lembrando uma árvore; por isso, o cerebelo também é conhecido por arvore da vida. Quanto às funções, o cerebelo influi na manutenção do equilíbrio do corpo e por ele se efetua a coordenação dos movimentos voluntários.

Protuberância – é localizado abaixo do cérebro, diante do cerebelo e acima do bulbo. Serve de ponte de ligação entre o bulbo, o cerebelo e o cérebro. A parte externa é formada por substancia branca e a interna, por substancia cinzenta. Como centro nervoso, a protuberância interfere nas emoções e determina reações que as acompanham, como a aceleração dos movimentos respiratórios e da pulsação arterial.

Bulbo – localiza-se abaixo da protuberância, nesta parte do encéfalo estão localizados dois dos mais importantes centros nervosos, ou seja, o centro respiratório e o centro cardiovascular. Estes centros localizam-se na região do bulbo chamada nó vital. Uma agulha ou estilete, atingindo o nó vital, determina morte instantânea.

Medula Espinhal – é a continuação do bulbo, apresenta-se como um cilíndrico achatado que desce pelo interior da coluna vertebral.

Sistema Nervoso Periférico – é formado pelos nervosos que partem do encéfalo e da medula, são ao todo, 43 pares; 12 pares partem do encéfalo e constituem os nervoso cranianos e 31 pares nascem da medula e constituem os nervos raquianos. Quanto às funções que executam, os nervos são classificados em:

• Sensitivos – conduzem aos centros nervosos (encéfalo e medula) as impressões recebidas do meio ambiente.
• Motores – transmitem ordens, provenientes do centros nervosos, para que os músculos se contraiam ou as glândulas secretem seus produtos.

Todos os nervos raquianos são mistos porque apresentam duas raízes nos pontos de ligação com a medula: a raiz posterior de função sensitiva e a raiz anterior de função motora. As duas raízes se unem em um só nervo misto.

Sistema Nervoso Autônomo – é formado de uma serie de pequenas massas nervosas ou glândulas que funcionam independentemente de nossa vontade. Assim, o coração, o estômago, o intestino e outros órgãos são comandados pelo sistema nervoso autônomo, sem influencia de nossa vontade.

• Sistema nervoso simpático: consta de duas fileiras de gânglios, uma de cada lado da coluna vertebral, das quais saem fibras nervosas que chegam à medula e outras que se distribuem por vários órgãos do corpo.

• Sistema nervoso parassimpático: é constituído por fibras nervosas que se destacam de certos nervos cranianos e de alguns nervos da região do sacro.

A diferença funcional entre os dois setores simpático e parassimpático, refere-se às substancias liberadas em suas terminações: simpático – noradrenalina e parassimpático – acetilcolina. Seus efeitos são compostos, isto é, quando o simpático estimula certa ação e inibe outra, o parassimpático inibe a primeira e estimula a segunda.Chama-se reflexo a um ato involuntário que ocorre devido à estimulação de um órgão.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 17 respostas to “Tudo sobre o Sistema Nervoso.”

  2. Por Rose Em Fev 27, 2010 | Responder

    Amei muito interesante .
    Vai uma sugestão mandar um poste grande do cerebo e suas partes precisso apresentar um trabalho fiquei com sitema nervoso para eu explicar teria que ter uma foto grande de todo o cerebo brogada

  3. Por beatriz Em Mar 28, 2010 | Responder

    Parabens o site é muito interessante…
    Voces merecem………….

  4. Por ana gabrieli Em Mar 28, 2010 | Responder

    gostei muito do site adorei……
    ponhe uma imagem do celebelo pra turma do sesi pesquisa
    espero conseguir
    bjs
    ana gabrieli d. p.
    abraçasos

  5. Por ADRIANO RODRIGO OLHER JUNIOR Em Mar 28, 2010 | Responder

    o site e bem legal e interesante os nervos e muito leeu pensei que nao tinha nervos em algumas partesintimas xau

  6. Por lucas Em Mar 29, 2010 | Responder

    aprender isso é muito legal

  7. Por Oton Em Mar 29, 2010 | Responder

    Parabens o site é muito interresante vim fazer pesquisa e vi que esse site é essensial para o meu estudo…

  8. Por Myckaelle Shakesppearessi di Olivehr Em Abr 29, 2010 | Responder

    Gostei do site, têm varias coisas importantes,muitos assuntos importantes
    Muito Bom
    kii nota dii 0 ah 10 posso dar ah vcs???
    resposta:1000000000

  9. Por TUANY Em Mai 2, 2010 | Responder

    ESPERO SABER UM POUCO SOBRE O SISTEMA NERVOSO

  10. Por celine Em Mai 23, 2010 | Responder

    Eu não entendi direito o que é sistema nervoso simpático mas eu achei as outras coisas bem legais.tchau!

  11. Por ana carolina Em Jun 12, 2010 | Responder

    gostei muito, parabéns mais o site precisa de + fotos

  12. Por Gabriel Em Set 14, 2010 | Responder

    Gente me digam ae que nao ententi direito oque e simpatico e parasimpático .. Brigadoo

  13. Por raquel Em Out 21, 2011 | Responder

    espero que me ajude…

  14. Por geliane Em Ago 28, 2012 | Responder

    Espero que me ajude na provinha segunda força gente hehehe Anatomia dos Sistemas

  15. Por rayanny Em Out 15, 2012 | Responder

    nossa snhora como tem coragem ce diser que esse cite e bom sou professora de medicina a 14 anos e ja estou velha e explico muito melhor que eles e mito!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkk!!

  16. Por rayanny Em Out 15, 2012 | Responder

    se estudasse cerio talvez ate ajudasse!!!!!!!!!!kkkkkkkk.

  17. Por Kellen Em Nov 16, 2012 | Responder

    muitooooooooooo obrigadoooooo me ajudou muitoooo
    :-D

  18. Por larissa Em Jun 12, 2013 | Responder

    nossa me ajudo muito eu tnha uma prova e por aki eu istudei muito sika ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiii isso ajuda sim aprovadooooo ;) <3

Poste um comentario