Marit Larsen

Em todos os aspectos da vida podemos encontrar histórias de pessoas que se superaram, que utilizaram o seu talento para vencer todas as barreiras. Entre essas pessoas, podemos classificar a música norueguesa Marit Larsen.

Marit Larsen nasceu em 1983 (ou seja tem 24 anos) e com a influência de seu pai músico desde pequena teve esse seu lado artístico trabalhado, chegando a participar de vários musicais na noruega. Mas o primeiro trunfo de Marit Larsen foi quando com sua amiga de infância Marion Raven formaram o M2M uma banda(dupla) de relativo sucesso mundia no começo do novo milênio. A maioria das músicas do primeiro CD do M2M em 2000 foram escritas pelas duas, e o grande sucesso veio com a música “Don’t Say You Love Me” que entrou para a trilha sonora do 1º filme de Pokemon que foi um estrondoso sucesso tanto no oriente quanto no ocidente.

M2M

Confesso que gostava do M2M, nada que fosse revolucionar o mundo, mas um pop competente, principalmente para duas garotas de apenas 16 anos. Mas em 2001 o segundo CD do M2M acabou não fazendo muito sucesso, e a gravadora separou a dupla oferecendo um contrato de 1 milhão de dólares para Marion Raven gravar um CD solo. Por ter uma voz poderosa e ser carismática Marion foi escolhida e Marit Larsen praticamente deixada de lado voltou a viver sua vida normalmente.

Eu ouvi o primeiro CD solo de Marion e na minha opinião não passou de uma Avril Lavigne genérica, o mesmo estilo, mesmo tipo de música, nada de novo ou de surpreendente, e com isso Marion não fez o sucesso que se esperava dela. Mas o grande detalhe ainda estava por vir…

Em 2006 Marit Larsen sai do anonimato e lança seu primeiro CD solo: “Under the Surface”. E é basicamente sobre esse trabalho que eu vou falar.

under the surface

O CD musicalmente é impecável! Com arranjos bonitos, bem elaborados e ao mesmo tempo simples, onde vários instrumentos são usados como: piano, violinos, banjos, mandolins (bandolins), gaita, violões, um show a parte. Várias músicas mostram o estilo, a proposta da música de Marit, que casa o pop com o country e o folk, gerando uma mistura melodiosa e extremamente agradável de ouvir. Se por um lado Marit não é uma cantora de voz poderosa como Marion, sua voz doce e melodiosa se integra quase perfeitamente a suas melodias, gerando uma experiência muito agradável de ouvir.

Das 11 músicas 8 foram escritas exclusivamente por Marit, na minha opinião os destaques são:

- Only a Fool: nessa música uma garota explica ao ex porque seria uma tolice voltar pra ele, muito divertida é a mais ountry e ao mesmo tempo a mais pop das músicas do CD.

- Solid Ground: Essa música foi o último single lançado por Marit antes do novo CD, uma música belíssima que começa apenas no piano, tanto a letra como a melodia são lindas.

Todas as músicas deste CD são no mínimo boas, e vale a pena uma conferida. O CD fez muito sucesso na Noruega, e por causa dele Marit ganhou o MTV Eurpe Music Awards de melhor artista norueguesa, e vários outros prêmios dentro da noruega. E há pouco foi anunciado que seu CD será lançado também nos EUA. Apesar de que sua popularidade é alta apenas na noruega e entre os antigos fãs da banda M2M, Marit hoje em dia tem liberdade para fazer a música que gosta e que aparentemente não seria tão comercial, o que é um grande mérito.

Marit começa a gravar seu novo CD em Janeiro, e até o meio de 2008 este deve ser lançado. Nem preciso dizer que aqui no Brasil não existe rumores que o seu CD (o novo ou o antigo) possa vir a ser lançado o que é uma pena pois música pop de qualidade não se vê todo dia por essas bandas.

Marit band

Para quem quiser conhecer ou ouvir mais sobre Marit:

Tags: , , , , ,

3 comentários para “Marit Larsen”

  1. Deborah disse:

    adorei essa nota, pois conheço o trabalho da Marit desde o M2M e posso dizer q ela é bem melhor sozinha. A Marion Raven q devia voltar a vidinha dela em casa! E a Marit devia ser dada de presente ao mundo, tds deviam ouvir o q é música boa de verdade!

  2. Claylson disse:

    Realmente é um belo CD ouço praticamento todos os dias,
    Não vi nada demais no CD da Marion e assim como vc falou ela soa como uma Avril Lavigne mesmo e nem chega perto de ser a própria. O pior mesmo é ver como ela aceito o contrato com a gravadora mesmo deixando a amiga de fora, pura sacanagem mesmo. Ao menos no final O Talento da Marit sobresaiu Under The Surface é um dos melhores CD’s que ouvi nos ultimos anos!

  3. Gean_DJ ICEBOX disse:

    cara ainda nao ouvi o under the surface todo,mas o que já ouvi dele posso dizer que é realmente um trabalho de primeira qualidade.
    adoro o M2M e curto de mais a Marit,mas em relação á Marion não gostei da atitude dela,aceitando o contrato assim e deixando a Marit de lado!
    mas bem feito,a Marit deu um arraso na Marion!
    minha música preferida dela eh Under The Surface.
    pergunta:onde posso adquirir os cds originais?
    powa nao axo em loja alguma…
    quem puder me ajudar por favor entre em contato!
    zxgean14xz@hotmail.com
    obrigado!

Deixe um comentário