Ser Nerd já foi fácil…

Antigamente para ser Nerd era muito fácil, bastava ter algumas das características abaixo:

  • Ser péssimo na maioria dos esportes
  • Usar óculos de armação de plástico
  • Usar as roupas que sua mãe compra sem escolher ou fazer questão de alguma marca
  • Sonhar em ter uma enciclopédia Barça
  • Ser fã de Jornada nas Estrelas(ser fã de Star Wars não conta! Flame War Detected =P)
  • Adorar coisas interessantes como astronomia, vulcanologia, microbiologia, etc.
  • Ser tímido e pouco social
  • Ler gibis

Eis que veio o advento da computação! Praticamente uma tecnologia criada desde a raiz por Nerds tímidos e altamente introspectivos que se dedicavam a uma forma de organizar, armazenar e fazer de forma mais eficiente o processamente de informações fundamentais (embora 90% da humanidade discorde disso) que o cérebro nerd não estava mais dando conta. E eis que novas características foram dadas aos Nerds, uma evolução, praticamente a versão Nerd 2.0, dentre elas temos:

  • Conhecer alguma linguagem de programação
  • Amar o Linux
  • Ter seu próprio site obscuro e com imagens de cliparts servindo a causa de alguma sociedade nérdica secreta
  • Amar o Linux
  • Bate papos sobre conspirações governamentais no IRC
  • Amar o Linux
  • Encontros amorosos marcados via bate-papos no IRC (Nerds também amam, principalmente o Linux)

Mas como tudo que é bonito sempre é corrompido pela sociedade desde o Jardim do Éden, logo surgiram as IDES e linguagens que dão poucos poderes ao programador, que fizeram com que qualquer zé mane se ache o gênio da programação. Surgiram os sites e blogs “miguxus” cheios de rosas, coraçõezinhos, brilhos e fadinhas empesteando as telas de computadores no mundo, fora os fotologs (argh!) a primeira cria infernal no mundo da internet para que muitas pessoas em seu narcisismo pudessem mostrar a única coisa quem têm de aproveitável, ou seja a “carcaça” (mas não são todas, alguns fotologs são legais, como o da minha namorada, mas são poucos) .

O IRC foi abandonado e se o diabo existe ele se chama Orkut e ludibriou o pobre São Google, que hoje com o problema nas costas tenta de alguma forma corrigir o que não pode ser corrigido (e tome ações na Justiça). E os bate papos que já foram ótimos ambientes para conhecer pessoas legais, hoje em dia são um reduto onde você não pode passar 5 minutos sem que alguém queira lhe ver pelado numa webcam.

E até os relacionamentos virtuais foram corrompidos, hoje milhares de sites de relacionamento ganham uma fortuna explorando as pessoas encalhadas tentando arrumar sua alma gêmea através de mentiras e fotos retocadas de 5 anos atrás.

Mas quando parecia que nada podia piorar, surge a tendência Nerd para o novo milênio, que poderia ser chamada versão 3.0 se não fosse tão ruim quanto um novo service pack para o windows millenium. Surge o Nerd “Cool”!

Sim, agora ser Nerd é ser cool, aparecendo em seriados americanos e criando comoção nas pessoas “comuns”. Linhas de roupas e comportamento aparecendo em reportagens de jornais e revistas de renome. Mas nenhuma ameaça ao Nerd Way Of Life se mostrou tão perigosa quanto… a Apple! Mas isso será abordado em outro post.

Tags: , , , , ,

4 comentários para “Ser Nerd já foi fácil…”

  1. Rafael disse:

    Eh verdade, desde o Éden que se consegue estragar as melhores coisas nessa terra! E essas IDEs, sinceramente, nunca gostei de nenhuma!. Tempos bons onde usavamos o ultraedit(e depois o context, e melhor ainda o crimson editor) e um shell aberto pra programar heheh. Depois inventaram o forte, o netbeans, o eclipse e as coisas foram baixando de nivel :) + venhamos e convenhamos (mesmo para aqueles que amam o linux) ainda n inventaram algo melhor em termos de IDE do q o microsoft visual c++ :))

  2. tagesuhu disse:

    Gostei muito da parte dos chats. De fato eu me lembro que há já muitos anos atrás eu entrava com freqüência em sites e desta época ainda mantenho contato com muitas das pessoas que conheci na web. Mas já vai muito longe o tempo em que era possível isso. Mesmo antes do ICQ os chats já estavam entrando em uma decadência desenfreada….

    Já quanto ao nerd cool, de certa forma eu acho que este estereótipo veio para o bem, ao menos para a sociedade em geral.

  3. Stheng disse:

    Gostar de computador não é sinal de inteligência, nunca foi, nem nunca será.Pode até ser sinal de burrice.

    Stheng Hterbrin

  4. Alessandro disse:

    @Stheng,é isso aê cara falou tudo….

    … e não disse nada.

Deixe um comentário