Conheça o Carnaval de Olinda (com muitas fotos)

45,982

imagem foto carnaval olinda pernambuco

Juntamente com os carnavais do Rio de Janeiro e de Salvador, o carnaval de Olinda carnaval Olinda é um dos mais famosos do Brasil.




imagem foto carnaval olinda pernambuco

Carnaval de rua mais famoso do Brasil

O carnaval de Olinda, é famoso pelos bonecos de mais de 2 metros, nomeados de Bonecos de Olinda. Eles vão as ruas junto com os foliões. São coloridos e facéis de serem achados, devido a sua altura. Outra característica é a mais popular festa de rua do povo brasileiro, onde reúne mais de um milhão de pessoas, durante o evento. São mais de 500 grupos carnavalescos participando.

imagem foto carnaval olinda pernambuco

Entretanto, pode-se afirmar que o carnaval de Olinda é o mais popular do Brasil, no sentido de que os festejos são protagonizados pelo POVO. Não há sambódromos em Olinda: todas as ruas são tomadas pelo povo. Não há trios elétricos em Olinda: a animação e o ritmo são mantidos pelos populares, que formam grupos de todos os matizes, com variados instrumentos e tocando as músicasblocos Olinda que desejarem. Não há programação no carnaval de Olinda: há apenas um dia para começar e outro para terminar; há blocos que ficam até tarde da noite, outros que saem no começo da manhã.

imagem foto carnaval olinda pernambuco

Segundo o jornalista e carnavalesco José Ataíde (fonte: site da Prefeitura de Olinda), foi em 1977 que o Carnaval de Olinda assumiu crianças dançam frevo o caráter eminentemente popular que o caracteriza hoje. Nesse ano, foram abolidos da folia olindense a comissão julgadora, a passarela e o palanque das autoridades, elementos considerados cerceadores da plena participação popular, o que lhe garantiu através do tempo o título de “Carnaval Participação”.

imagem foto carnaval olinda pernambuco

O carnaval é aberto a todos; não existe cobrança de ingressos ou necessidade de abadás. Desde cedo, crianças são trazidas pelos pais para participar da festa; de outro lado, pessoas da terceira idade retornam à juventude e também caem na folia.

imagem foto carnaval olinda pernambuco

Como não há censura de nenhum tipo, as sátiras políticas são absolutamente normais no carnaval de Olinda. As sátiras se concretizam tanto na forma de marchas, como na forma de bonecos e fantasias. Os tradicionais bonecos gigantes que capitaneiam vários blocos são, por si só, obras artísticas admiráveis. O carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, a zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense; acompanhando os bonecos, escuta-se uma variedade de ritmos, com desfiles de afoxés, escolas de samba, caboclinhos e maracatus.

imagem foto carnaval olinda pernambuco

Todos os anos, clones de Presidentes, políticos e outras personalidades do momento comparecem ao carnaval fantasias carnaval de Olinda (Osama bin Laden e Lula foram populares em anos recentes). Não é incomum que autoridades compareçam em pessoa às festividades; ao contrário de outros locais, em Olinda os famosos participam da festa anonimamente, junto com o povo.

imagem foto carnaval olinda pernambuco

Olinda, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Banhada por praias do litoral norte de Pernambuco, Olinda situa-se a apenas 6 km do centro da cidade do Recife, capital do estado, e a 12 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, com acesso por modernas rodovias e um eficiente sistema de transporte urbano.

imagem foto carnaval olinda pernambuco

Mais que o nome pomposo, luz para os olhos. Do alto de suas ladeiras, avistam-se coqueiros e casarios, ao fundo sua irmã Recife e o mar azul infinito. Às seis horas tocam os sinos de suas incontáveis igrejas, arrebatam-se os sentidos.

imagem foto carnaval olinda pernambuco

Em Olinda, o carnaval começa uma semana antes da data oficial. A cidade efervesce, despontando nas ruas centenas de agremiações, desfilando ao som frenético do frevo. O povo desce e sobe ladeiras num entusiasmo contagiante, atrás dos tradicionais bonecos gigantes. Enfim, há de tudo para ver, sentir, participar.
A irreverência, criatividade e alegria tornaram o carnaval de Olinda um dos mais famosos do mundo.

Anualmente milhares de foliões chegam de todas as partes para desfrutar da beleza do carnaval que acontece dia e noite nas estreitas e ladeirosas ruas da cidade tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Uma das marcas do carnaval olindense são os bonecos gigantes que arrastam milhares de foliões ao som do frevo. Além deles, mais de 500 agremiações, registradas oficialmente, alegram a cidade durante o carnaval. Na verdade, este número é bem maior já que todos que brincam em Olinda se fantasiam e criam seus próprios blocos.

Frevo

Música genuinamente pernambucana do fim do século 19 - acredita-se que sua origem vem das bandas de músuca, dobrados e polcas. Segundo alguns é a única composição popular no mundo onde a música nasce com a orquestração. Os passos da dança simbolizam uma mistura de danças de salão da Europa, incluindo passos de ballet e passos dos cossacos.

Hoje, parada no tempo, a cidade inspira e abriga dezenas de artistas que não cansam de retratar tudo o que vêem ao redor. A Rua do Amparo é o endereço da maioria deles e também o mais belo conjunto arquitetônico do período colonial, que está em processo de revitalização. Os casarões estão sendo restaurados e adaptados para abrigar bares, restaurantes, pousadas e espaços culturais. Será uma nova atração. Mas continuará sendo apenas e sempre a mesma e bela Olinda.

No Alto da Sé ficam a praça de artesanato, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e os ângulos mais bonitos para quem quer tirar belas fotografias. Pode-se também comer uma tapioca quentinha de uma das barracas do Alto da Sé, em frente à Igreja, apreciando a vista panorâmica de Recife. E não são poucos os visitantes. Na verdade, todo turista que vai ao Recife deveria ir à Olinda. Mesmo se estivesse distante da capital, seu casario colonial mereceria ser visitado. Mas Olinda é quase um bairro do Recife e, nessa situação, torna-se um passeio indispensável para qualquer viajante.

A arquitetura colonial portuguesa se faz presente de forma notável em Olinda; igrejas, conventos, mosteiros, imponentes sobrados e senhoriais casarões. Neles, podem ser observados beirais de três águas, asas de andorinhas, janelas de guilhotinas e preciosas fachadas recobertas de azulejos de grande beleza.

Comidas Típicas (gastronomia) de Olinda

A influência das culturas que aqui estiveram; africana, indígena e européia, Olinda dos muitos temperos, uma gastronomia rica e exótica, baseada nos seus produtos naturais: mandioca, frutos do mar, côco, frutas, folhas e raízes. Os excelentes restaurantes de nível internacional ou em descontaídos barzinhos, com frequencia de jovens e preços populares. Destacamos em especial a oxótica tapioca, feita na hora, o quijo de coalho assado, os biscoitos e licores artesanais, produzidos nos conventos e mosteiros seculares. Fria ou quente, doce ou salgada, Olinda possui o sabor do que a de melhor na cultura gastronômica regional.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 10 respostas to “Conheça o Carnaval de Olinda (com muitas fotos)”

  2. Por FERNANDA DA SILVA MENEZES Em Fev 21, 2009 | Responder

    eu amei pesquisar esse tema e ainda mais eu adorei o carnaval de olinda

  3. Por evelin Em Jan 5, 2010 | Responder

    venha conhecer nossas festa de olinda é maravilhoso sabe pq eu digo pq todo os anos eu vou si tiver duvidas mim add no orkut>> evellym_gatinha é si ñ tiver orkut ligue pra mim olha é maravilhoso

  4. Por marilia Em Nov 20, 2010 | Responder

    tem melhor lugar nãaaao
    -carnaval daqe qm perder
    corte os pulsos!!!

  5. Por fabio felicio meira Em Jun 7, 2011 | Responder

    estou indo para Olinda dia 14/06/2011 mais estou comendo pq acho que deve chuver,será que devo ir?

  6. Por mycaellla Em Jun 14, 2011 | Responder

    o canalval é bom em olinda mais a qui em recife é chatoooooo e é também chaaaataaaa beijos mycaella

  7. Por jaqueline Em Fev 23, 2012 | Responder

    oi querido o brasil e nosso

  8. Por yasmim Em Fev 7, 2013 | Responder

    so voce ve ccomo e o linda

  9. Por yasmim Em Fev 7, 2013 | Responder

    eu gostei da foto de olinda

  10. Por yasmim Em Fev 7, 2013 | Responder

    sor tu vendo a o linda com seus propios olhos e tao linda como mar a vores

  1. 1 Trackback(s)

  2. Jan 23, 2009: Fique por dentro Frevo » Blog Archive » Conheça o Carnaval de Olinda (com muitas fotos) | OpiniaoWeb Viagens

Poste um comentario