Concursando -> Método Locus (jornada) de memorização

4,899

Faz um tempinho que eu não atualizo a coluna, então essa semana arrumei um tempo para isso. Fiquei de explicar um método de memorização (decoreba como alguns preferem chamar esta fina técnica) chamado pela maioria das fontes de “Locus”. Locus é uma palavra latina (do latim) para “Lugar”.

O esquema se baseia em lembrar-se de pontos de referência, onde serão colocados mentalmente os itens a serem memorizados. Essa jornada pode ser criada dentro de sua própria casa. Seu quarto seria o primeiro ponto de referência, o corredor o segundo, depois o banheiro, sala e assim por diante.




Vamos supor que você quer memorizar uma lista de compras onde os primeiros itens são toalhas, carne, queijo e café. Supondo que seu primeiro referencial foi seu quarto, bastará que você imagine (de forma inusitada de preferência) várias toalhas no chão e na cama do seu quarto.

Seguindo a mini-jornada exposta anteriormente, seu segundo ponto de referência seria o corredor. Para memorizar o item carne, bastará imaginar o corredor da sua casa cheio de pedaços de carne pelo chão. O mesmo acontece com o item queijo. Lembrando que no exemplo acima seu terceiro local da jornada é o banheiro de sua casa, imagine que um queijo gigante ficou preso dentro do seu vaso sanitário.

Por fim, para memorizar café, basta imaginar a sala de sua casa toda suja de café derramado. Pronto. Para lembrar esses items bastará que você faça o percurso pelos locais de sua jornada mentalmente. Em campeonatos de memória, geralmente utiliza-se várias jornadas com 50 pontos de referência cada uma.

Na semana que vem eu continuo falando sobre ouros métodos (espero que tenha tempo :)

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario