HOMENS - COMO SE VESTIR BEM

73,151

Andando pelo site do Catho Online (de procura de empregos) eu achei esse excelente artigo aqui reproduzido com permissão:

A coluna Etiqueta Empresarial recebe com freqüência e-mails de executivos, homens de negócios, secretárias e esposas preocupados com a produção do visual correto no mundo da moda masculina.
Ao considerarmos difícil a árdua tarefa feminina de se vestir bem, não podemos julgar que para o homem tudo é mais simples e prático. Se uma mulher erra na escolha de uma bijouteria, acessório, penteado ou maquiagem, o homem também pode errar ao escolher uma camisa, uma gravata, um sapato, um cinto ou um acessório.
Antônio Carlos é um dos leitores que escreveu para a coluna para solicitar orientação e dicas sobre a indumentária masculina de um homem elegante e moderno. E foi pensando nele e em todos os leitores que desenvolvemos o assunto desta semana.




Homem elegante e bem-vestido é aquele que se apresenta com a roupa certa em reuniões, eventos e atividades profissionais de acordo com a situação, ocasião e função que exerce. E um lapso na forma de se vestir pode comprometer o sucesso profissional.

O executivo bem sucedido, além de ter bom gosto e senso crítico com relação a sua postura, personalidade e forma de ser, evita em seu guarda-roupa  cores berrantes e chamativas. O certo é optar por cores clássicas e sóbrias, que nunca saem da moda e não comprometem a sua produção visual.

Muitos homens reclamam do terno e da gravata, e justificam este descontentamento dizendo que se sentem sufocados, que sofrem com o calor do verão, mas seja qual for o motivo da insatisfação ou do descontentamento, dependendo da posição hierárquica ou da profissão, o terno e a gravata continuam despertando nas mulheres encanto e sedução. Nove entre dez mulheres preferem homens de terno e gravata pelo charme, pela sedução e pela masculinidade que transmitem. Isso sem falar que o terno e a gravata continuam impondo respeito, seriedade e profissionalismo.

Existem alguns truques para usar terno sem passar por apertos. O verão, por exemplo, pode ser perfeitamente superado sem grandes problemas graças ao tecido de microfibra, às camisas de algodão, aos cortes esportivos, tecidos leves e cores suaves. A composição harmônica e perfeita é aquela que combina o estilo com o jeito de ser do homem tradicional ou moderno.

Saiba o que significa cada traje no guarda-roupa de um homem:

Terno tradicional: é um conjunto composto de três peças em padrão único: paletó, colete e calça. Uma ótima opção para os homens que gostam de manter um guarda-roupa mais clássico.

Blaiser: tanto para quem busca um jeito descontraído, quanto para quem se sente bem no estilo elegante de se vestir, o blaiser cai bem em qualquer tipo de compromisso, a qualquer hora do dia. É o melhor amigo do homem elegante e prevenido.

Costume: conjunto de paletó e calça.

Terno jaquetão: conjunto de paletó com três ou quatro botões transpassados e calça. Atualmente o terno jaquetão está em desuso, pois a moda dita terno com três, quatro ou cinco botões.

Sobretudo: elegante e versátil, em lã e no comprimento logo acima do joelho, faz o gênero esportivo quando usado com calça e suéter, formal se usado com terno ou costume.

Sobretudo de pura lã: com o comprimento abaixo do joelho, fica muito elegante quando usado com smoking.

Casaca: deve ser larga o suficiente para se sobrepor ao paletó. Dá destaque à roupa, além de proteger da chuva, causando um visual impecável.

Terno de verão: em linho e com corte desestruturado, garante conforto e elegância na estação, podendo ser usado sem gravata em situações informais. Pode ser usado com camisa estampada ou floral, em algodão ou viscose, e com cinto esportivo.

Jeans: usado em situações informais ou por executivos mais liberais. Combina com blaiser esportivo, principalmente complementado por uma bela camisa, passa a sensação de descontração e liberdade de ação.

Smoking ou black-tie: é uma versão democrática das casacas do século passado. Jamais perderá o referencial clássico. Em estilo clássico, é um paletó de tecido preto, com lapela de cetim ou seda. Os tecidos mais apropriados para este tipo de vestimenta são os mais leves, como a lã fria ou a seda. O abotoamento deste paletó é cruzado, com dois botões. Deve ter um bom acabamento e linhas clássicas. Calça preta, sendo que a barra não deve ser dobrada sobre o sapato (calça italiana). Complementado rigorosamente com meias pretas, sapatos sociais de verniz ou couro liso, gravata borboleta preta, camisa branca de colarinho alto e faixa de cetim na cintura.

Dinner, fraque, meio-fraque ou summer: utilizados em situações mais formais.

ACESSÓRIOS MASCULINOS

Lenço de bolso: tanto pode ser de seda ou de linho. Numa cor vistosa, a sua função é realçar o conjunto, desde que esteja combinando. Evite usar o lenço de bolso igual à gravata. Há diversos modelos e formas de usá-lo, e para que não fique solto dentro do bolso, prenda-o com um alfinete por dentro.

Suspensório: assim como o lenço de bolso, deve ser em cores alegres ou sóbria, desde que o padrão da estampa não seja o mesmo da gravata. A sua utilidade é segurar a calça como o cinto, ou seja, usando um não se usa o outro. Dê preferência ao tipo de suspensório que abotoa por dentro da cintura da calça. O abotoamento pode ser mais trabalhoso, porém, é mais seguro do que os suspensórios com prendedores metálicos.

Relógio de bolso: pode ser uma marca de estilo. Usado em cerimônias muito formais, situações em que o uso do relógio de pulso se torna inadmissível.

Meias: devem combinar com o conjunto de cores do vestuário. Combinam com a cor do sapato ou da calça, e devem cobrir a canela. Nunca devem estar em evidência, e não tem sentido combiná-las com a cor da camisa e nem tampouco com a cor da gravata. Com roupa social, evita-se as meias brancas, em especial as atoalhadas.

Sapatos: quando em mal estado, surrados, sujos ou em péssimas condições de uso, podem destruir o efeito do visual e da produção. Percebe-se um sapato bonito e bem acabado nos próprios pés, sem a necessidade de pedir para tirá-los e verificar a etiqueta que eles possuem por dentro. Devem estar sempre engraxados e vistosos. A elegância começa pelos pés, e é pelos sapatos que se traça o perfil da personalidade masculina.

Sapatos clássicos em couro: excelentes para serem usados com ternos e roupas mais formais. Cores básicas: preto e marrom. Exclua o cinza e o bege, pois os sapatos de duas cores não devem ser usados, e o sapato branco só deve ser usado por médicos ou profissionais que trabalham vestidos de branco.

Sapatos de estilo inglês: com fivelas, franjas ou pespontos. Os de amarrar ou os tradicionais cabem nas situações mais variadas.

Cintos: as cores básicas são o preto e o marrom. Os cintos de couro com fivelas de metal combinam perfeitamente com os sapatos.

Cintos tressés (entrelaçados): fabricados de forma artesanal, compõem o estilo de moda que marca as novas tendências. Há uma variedade infinita de modelos, tanto na maneira de traçar o couro como na mistura de materiais que dão ao cinto um destaque todo especial.

DETALHES QUE DÃO UM CERTO CHARME AO HOMEM

- abotoadura com detalhe brilhante
- prendedor de gravata
- alfinete de gravata
- caneta Mont Blanc
- isqueiro
- chaveiro
- relógio de pulso
- lenço de bolso
- porta-cheques
- carteira
- maleta: a maleta dá um ar todo especial, um certo charme e elegância ao homem excecutivo, além de marcar presença no estilo e na apresentação pessoal. Nela existe sempre um certo ar de mistério e curiosidade. Em couro e, de preferência, na cor preta ou marrom, em diversos tamanhos, modelos e estilos, deve ser escolhida não só de acordo com o gosto pessoal, mas também com a necessidade de quem a usa. Nela se carrega não somente o necessário, como o que ela comporta naturalmente, desde que não fique estufada ou difícil de ser fechada. A maleta comporta perfeitamente caneta, lapiseira, cartões de visita, calculadora, agenda, telefone celular ou cartão de telefone, bloco de papel para rascunho ou anotações, carteira de documentos, talões de cheque, cartão de crédito, barbeador, fio dental, escova de dente, óculos escuro e analgésicos.

USANDO A ROUPA CERTA EM TODOS OS LUGARES E OCASIÕES

Jantares: o homem estará bem vestido e elegante usando um terno escuro, ideal e apropriado para a noite. Azul marinho ou preto são as cores mais indicadas. Para um jantar cerimonioso, aposte no terno escuro.

GÊNERO OCASIÕES

PRODUÇÃO (TOILLETE)

Habillé

Formais (jantares, festas sociais)

Traje de gala, tecidos nobres, modelos extravagantes, maquiagem impecável, jóias (homem: uso do smoking)

Rigor

Muito formais (jantares, recepções, festas alta sociedade) Tecidos nobres, longo e precioso, produção luxuosa (homem: uso do smoking)

Esporte fino

Informais (trabalho, restaurante, teatro, consertos)

Bom gosto, maquiagem leve, jóias ou bijouterias discretas, cores neutras (homem: uso de blaiser e gravata)

Passeio 24 horas

Informais (mesma ocasião acima)

Mesmo exempo acima (homem: não há necessidade do blaiser nem gravata)

Esporte

Informais (diversos) Não confunda a produção de um atleta (moletom, colant, tênis e camiseta)Transportando estas vestimentas no seu dia-a-dia (entende-se por roupa esportiva aquelas em tecidos leves, cortes simples que combinam com tênis ou sapatos baixos, assim como sandálias; uso de, no mínimo, batom e bijouterias de estilo artesanal)

SUGESTÃO PARA COMPOR UM GUARDA-ROUPA BÁSICO1 mantô preto
2 calças jeans
3 calças de linho
3 calças de inverno
3 bermudas
2 camisas de seda
6 camisas de algodão
6 camisetas
1 terno
3 blaisers: 1 preto, 1 cinza e 1 azul marinho
4 calças: 1 grafite, 1 pinhão, 1 bege e 1 cinza
2 pijamas
10 cuecas: de algodão e de seda
6 pares de meias esportivas atoalhadas
6 pares de meias sociais
12 lenços
2 cintos: 1 preto e 1 marrom
1 carteira de couro
1 pasta de couro
3 gravatas: 1 lisa e 2 estampadas
4 pares de sapatos: 2 sociais e 2 esportivos
1 par de tênisOBSERVAÇÕES IMPORTANTESAo entrar numa loja masculina, fique atento a alguns detalhes importantes na arte de se vestir bem. Além de confiar em seu bom gosto, não permita que um vendedor empurre a você uma peça de roupa que você não quer.
As dicas básicas e imprescindíveis que você deve considerar no momento das compras são:terno: com os braços esticados ao longo do corpo, o ideal é que a manga termine na ponta dos dedos. O último botão não deve ser fechado.calça: um bom alfaiate, antes de fazer quaisquer modificações, anotará e usará alfinetes para a marcação, e não apenas o giz. Desta maneira é possível perceber os possíveis resultados. 0 caimento correto pode ser alcançado usando a calça na cintura, e não nos quadris. A barra dobrada (barra italiana) existe ou não de acordo com o gosto pessoal ou o estilo do terno. Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato.camisa: os punhos são encontrados com a mão. A manga do paletó acaba onde o punho se encontra com a mão, ou sejam a cerca de 1,5 centímetro, permitindo que a camisa apareça. Por oferecerem grande variedade de cores e texturas, com bom gosto e escolha variada, complementam a elegância do trajar correto. A escolha do colarinho também varia conforme o tipo de rosto.

A GRAVATA

A gravata foi introduzida no vestuário masculino no início do século XIX. Algumas vezes, quase foi excluída. No final dos anos 60, tornaram-se odiadas pelas classes estudantis, que saíam em passeatas classificando-a como burguesas, tempo este em que o homem se sentia enforcado pela gravata.
Os adolescentes da época, que outrora decretaram guerra, hoje as usam com esmero.
Uma simples gravata compõe no homem a figura máscula e severa com a qual prefere ser reconhecido. Impõe confiança e não só representa um estilo de vida ou um comportamento de quem a usa, como traduz cultura e respeito.
A gravata define a personalidade do executivo e mostra se o homem é sóbrio ou divertido.
Os tecidos e os padrões das gravatas têm variado com uma certa freqüência de alguns anos para cá:

1992 - a moda ditava gravatas com estampas florais
1993 - fizeram sucesso as de riscas largas e as com desenhos geométricos
1994 - os desenhos figurativos, como bonequinhos, personagens de histórias infantis ou pequenos animais que, vistos a distância, formam um desenho totalmente diferente, semelhante aos quadros de pintores impressionistas.

As gravatas ideais são as lisas ou com riscas. A escolha feliz começa na proporção. Os tecidos variam entre o sintético, a seda ou a seda jacquard. Elas devem ter as duas pontas caindo sobre a fivela do cinto, na altura da cintura, não ficando muito curta ou muito comprida para não tornar a produção e o visual de quem usa desastroso ou ridículo. Estão fora de moda as gravatas florais e as de tricô.

Combinações de gravatas:

  • uma gravata muito estampada funciona com a clássica camisa branca ou lisa
  • uma gravata de estampas grandes combina com camisa branca
  • gravata com estampas médias combina com camisa no tom pastel
  • gravata com listras e estampas é indicada com camisa de cor neutra
  • gravata de bolinhas casa perfeitamente com camisa de listras, na cor da gravata
  • gravata com desenhos espaçados fica bem com camisa lisa, no mesmo tom da gravata
  • gravata de cashmere faz uma ótima combinação com camisa branca de listras finas
  • gravata com figurinhas quase coladas casa muito bem com camisa de listras irregulares sobre branco
  • gravata de brasões quadrados fica bonita com camisa de duas listras, bicolor
  • gravata com escudos e brasões fica interessante com camisa no tom predominante
  • Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

    1. 18 respostas to “HOMENS - COMO SE VESTIR BEM”

    2. Por Bruno Em Abr 18, 2008 | Responder

      Gostaria de saber como é a forma correta de se usar a gravata borboleta com camisa plissada: as dobrinhas da gola da camisa ficam por cima da gravata ou por trás?

    3. Por Patricia Em Abr 18, 2008 | Responder

      hum…… dificil hein???? Gosto muito de gravatas, acho lindo homens de gravatas. Mas essa de borboleta pegou. Acho eu, na minha humilde opinião que é por trás da gola. hehehehe. :)

    4. Por mauricio Em Mai 3, 2008 | Responder

      vou casar, meu traje eh casaca preta e calça na mesma cor, gravata e colete prata, posso usar abotoaduras douradas???

      ABS

    5. Por Rafa Em Dez 22, 2009 | Responder

      Gostaria de saber qual gravata e qual calça posso usar com uma camisa azul marinho de colarinho e punhos brancos!Por favor preciso de uma resposta.Quero imprecionar minha namorada!

    6. Por rodrigo bourne Em Jan 31, 2010 | Responder

      serio, caneta mont blanc? detalhe que dá charme? porta cheques?

    7. Por manuel batalha Em Fev 23, 2010 | Responder

      como vestir uma noiva

    8. Por JOÃO Em Mar 10, 2010 | Responder

      POR FAVOR…. QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ESSE TRAJE ESPORTE FINO DESCRITO ABAIXO.

      CALÇA JEANS AZUL CLARO.
      CAMISA DE MALHA GOLA EM ‘V’ MANGA LONGA.
      BLAZER CAQUI.
      SAPATENIS KILDERE BRANCO.

    9. Por hb Em Mai 1, 2010 | Responder

      pÔ ai só vejo da seguinte forma
      ou vc vende no breçho
      ou vai em um hospital oferecer a um medico
      ou vc aproveita compra uma calça branca e uma camisa branca , e com o seu sapato que vc comprou sai gritando pela rua :
      Olha o cuscuz de tapioca fresquinho …….

    10. Por Carlos Em Jun 19, 2010 | Responder

      Fiz uma viagem de negocios fora do país e troxe um sapato branco muito bonito, vi logo ali atras que sapotos brancos só devem ser usado por profissionasi da areá de saúde, o que faço com o meu, afinal foi 367 dolares??

    11. Por Alciony Em Jul 22, 2010 | Responder

      Gravata fica legal com calça jeans? Um rapaz de 8 anos e para 42 anos?
      Abraços

    12. Por Valter Em Set 9, 2010 | Responder

      Gostaria de uma ajuda: Sou meio careca e alem de tudo um pouco barrigudo!!!! Qual o melhor jeito de se vestir bem no dia a dia e se apresentar bem. Obrigado

    13. Por Ivana Em Out 7, 2010 | Responder

      Gostaria de saber se fica bem terno com gravata borboleta. É para formatura de escola.

    14. Por Carlos Em Nov 22, 2010 | Responder

      Á noite, é necessário o uso de ternos escuros em eventos mais formais ou pode ser um terno claro?

    15. Por ester Em Dez 17, 2010 | Responder

      eu tenho um padrasto que nao se veste ben querem velo entre no youtube e procure a morte.

    16. Por Luis Damasceno Em Jan 8, 2011 | Responder

      Vende o sapato branco para um médico!

      ;)

    17. Por Deildo Em Jan 14, 2011 | Responder

      sou homem e não quero casar virgem. Estou pensando em fazer uma despedida de solteiro num bordel. Qual traje devo usar?

    18. Por alex Em Abr 19, 2011 | Responder

      é verdade… boa! RS!

    19. Por Jefferson Em Dez 21, 2012 | Responder

      Tenho um terno cinza claro e gostaria de acrescentar um colete no visual. Necessariamente este tem que ser cinza da mesma cor do paletó? Ou eu posso colocar um preto ou um outro tom de cinza mais escuro.

    Poste um comentario