Investimento Em Ações: é Indicado Para Você?

2,106

Muita gente hoje em dia está mais informada sobre o mercado de capitais. Há poucos anos aqui no Brasil era impensável que tantas pessoas soubessem o que são ações, o que é a bovespa, o que são termos, opções e etc. A maioria das pessoas só estava familiarizada com poupança, cdbs, renda fica e no máximo alguns fundos denominados agressivos, mas cuja composição as pessoas não tinham a menor idéia. Hoje esse quadro mudou. Quase todo mês é batido o recorde de pessoas físicas operando em homebrokers. Mas investir em ações é mesmo indicado para essas pessoas?

O que é realmente investir em ações

Muita gente confunde especulação com investimento. Isso é muito mais comum no mercado de ações. Investimento é quando alguém compra alguma coisa esperando que essa coisa se valorize com o tempo (geralmente meses ou anos) e renda dividendos ou possa ser vendida por um preço acima do qual foi comprada. Geralmente o objeto de investimento é algo de grande valor mas que está sendo vendido abaixo do seu valor, com um desconto substancial, por algum motivo conhecido ou desconhecido. Especulação é quando se compra algo baseado no preço (não importando se está barato ou caro em relação ao seu real valor) para vender em pouco tempo (dias ou semanas).

Investir em ações é recomendado para quem?

Em poucas palavras investimento em ações é recomendado para aquelas pessoas que já possuem outros investimentos mais seguros (renda fixa, imóveis, moedas, metais valiosos) ou dispõem de dinheiro para “perder”. Talvez isso soe ilógico, mas é verdade. Se você pena em entrar no mercado de capitais, só entre com a quantia que estaria disposto a perder, que se fosse perdida não faria falta, não mudaria seu estilo de vida. Muitas pessoas, por não agirem assim, colocaram todas as suas economias no mercado, e ao verem suas ações cairem de preço, porque não tinham mais economias, ficavam esperando as ações voltarem ao preço antigo, o que dificilmente acontecia (às vezes voltam, às vezes empresas declaram falência, às vezes o investidor não pode se dar ao luxo de esperar a ação voltar ao preço anterior, precisa do dinheiro agora). Assim muito dinheiro foi perdido no mercado de capitais. Então lembre da regra número 1: só invista em ações o que não fará falta.





Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario