O Que Acontece Com o Trabalhador Na Demissão Por Justa Causa

9,205

A demissão é uma das experiências mais traumáticas na vida de um trabalhador. Todos querem (a princípio)  manter o seu emprego para poder sustentar a sua família. Mas as vezes acontece algumas coisas inesperadas no ambiente de trabalho que atrapalham a continuidade do serviço.

 O que é a demissão por justa causa?

A demissão é  dita feita “por justa causa” acontece quando o trabalhador comete uma falta grave e com isso não pode existirmais a relação normal de confiança entre empregado-empregador. Por exemplo: se o empregado habitualmente se atrasa ao serviço, ou de outra forma comete alguma falta que abusa o que foi decidido no contrato de trabalho, ou mesmo quando a conduta do empregado deixa a desejar, como no caso de desonestidade, por exemplo.

Só como esclarecimento: o empregador não pode decidir o que é falta grave ou o que não é. Os motivos da demissão por justa causa estão explicitamente descritos no artigo 482 da CLT. No ato da demissão o empregador precisa especificar qual dos motivos constantes do artigo 482 foi a causa da demissão.





Na demissão “por justa causa” o empregado perde o direito ao saque do FGTS, ao décimo terceiro salário proporcional e também aos 40% sobre o saldo do FGTS que teria direito caso a demissão fosse sem justa causa.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 9 respostas to “O Que Acontece Com o Trabalhador Na Demissão Por Justa Causa”

  2. Por Vanessa Em Jan 20, 2012 | Responder

    Na demissão por justa causa, o funcionário recebe sim o 13º, é direito adquerido do trabalhador, salvo se não trabalhou 15 dias. Ele não recebe apenas o saque do FGTS, como tambem a multa.

  3. Por jeniffer Em Jan 28, 2012 | Responder

    fui demitida por justa causa, não recebi nada, isso ja tem 5 anos, queria saber se quando for compra meu imovél financiado pela caixa tenho o direito de sacar o fgts retido. para dar na entrada.

  4. Por janete barbosa santo Em Fev 29, 2012 | Responder

    gostaria de saber minha filha foi demitida por justa causa por ter auterado a receita do medico ela foi ameaçada apedir as contas ela tinha 5 meses de trabalho nao teve nem um direito

  5. Por patricia Em Jul 30, 2012 | Responder

    fui demitida por justa causa em outubro de 2011 tenho direito ao pis em 2012? e nos demais requisitos como receber abaixo de 2 salarios e ter 5 anos de carteira assinada eu tenho quando vou tirar o extrato informa que na possuo saldo disponivel para o meu pis

  6. Por edsonwagnerdasilvamedeiros Em Fev 18, 2014 | Responder

    trabalhei quatro dias e sai de recesso, o encarregado mandou uma folha p eu assinar, ai ele deu abodono de serviso o que eu faço

  7. Por Karoline Lopes Em Mai 5, 2014 | Responder

    boa tarde, fui demitida da primeira empresa por justa causa, na segunda houve a demissão sem justa causa…
    Não tenho aquele comprovante do pis, que eh feito pela primeira empresa e colocada na ultima folha da carteira de trabalho, a ainda n fiz homologaçao da segunda empresa, mas ja encontrei outro emprego onde me pediram o comprovante do pis queria saber como devo fazer?!

  8. Por Adriano Em Jul 10, 2016 | Responder

    Eu peguei justa causa eu recebo o psz esse ano ?

  9. Por Lucélia Cordeiro Em Jul 11, 2016 | Responder

    Trabalhava de frentista e um dia meu marido foi com uns amigos abastecer o carro aí falou com eles pra abastecer no cartão dele é fica com o dinheiro q eles iam pagar a dona do posto mi botou pra fora por justa causa pois disse q o q ele tinha feito era roubo pois ele não deixou de pagar ele pagou com cartão e não com dinheiro mas ficou pago isso procede

  10. Por Eli Em Fev 21, 2017 | Responder

    Tive justa causa em novembro de 2016, meu PIS está dando inexistente, tenho direito??

Poste um comentario