Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre as Horas Extras

8,037

Na cabeça de muitos trabalhadores quando o patrão intima o empregado para fazer umas horas extras após o expediente para dar conta do recado surgem algumas dúvidas. O dinheiro a mais é sempre necessário para o trabalhador quase sem exceção, mas será que ele está sendo pago corretamente? Quantas horas extras podem ser feitas por dia? Tem limite?

 Qual o limite e qual o valor que deve ser pago ao trabalhador pelas horas extras?

Sendo jornada máxima diária de trabalho de oito horas, se o patrão quiser que o empregado trabalhe mais deverá pagar o que se chama de horas extras. Em dias da semana, ou seja, os dias que o empregado normalmente trabalharia apenas as oito horas, o empregador é obrigado a pagar pelo menos cinquenta porcento a mais do que a hora normal por cada hora extra trabalhada. Por exemplo: se um trabalhador recebe 10 reais por hora normal trabalhada, numa hora extra após o expediente ele deve receber pelo menos 15 reais. Se houver algum acordo com o sindicato da categoria pode ser que o empregador precise pagar mais do que isso (geralmente os metalurgicos do ABC, pode exemplo, conseguem valores melhores para as horas extras).





Se a hora extra for feita aos domingos (ou qualquer outro dia de descanso remunerado do trabalhador) o pagamentopor elas deve ser de pelo menos o dobro do valor normal.

Se tiver alguma dúvida deixe um comentário.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 9 respostas to “Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre as Horas Extras”

  2. Por thaina Em Jan 3, 2012 | Responder

    eu acho que as pessoa devem ser pagadas ,porque tem gente que trabalho muito e nao ganha se dierinho

  3. Por Vanessa Em Jan 20, 2012 | Responder

    A CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho) permite que se trabalhe apenas 2(duas) excedentes à hora normal e que se remunere com 50% ao valor da hora normal, salvo convenções coletivas que podem chegar ateh 70%. Se esse for seu caso, fique atento as conveções e acordos particulares de horas extras. Como também o Banco de horas. Apenas deve-se ressaltar que o trabalhador necessita de descanso, pois o desgate será visivel a longo prazo, fora os efeitos negativos que aparecerão, como estresses, fadiga e até mesmo depressão! Fique atento!

  4. Por viviane cristina da silva Em Mar 9, 2012 | Responder

    trabalhei no sabado que e dia de dscanso trabalho de auxiliar de seviços gerais meu salario e de 660.00 reais trabalhei de 16;00 horas ate as 23;00 horas quanto tenho que receber de hora extra

  5. Por Euller Gabriel da Silva Em Mar 15, 2012 | Responder

    eu acabei de ser mandado embora da empresa em que trabalhava no começo como Aux: de suporte técnico de internet, na verdade eu já sou um profissional da área, mas fui promovido a representante Comercial da empresa sendo assim participando de reuniões conseguindo mais clientes para empresa condomínios etc…
    só que me deram crachá de representante comercial, cartão com o meu nome contato e-mail menos o salário de representante comercial o que eu ganhava na verdade além do meu salário na carteira que era de R$600,00 eu ganhava uma comissão por fora referente as instalações que eu conseguia acabei de sair da empresa eu ainda tenho alguns caetões meus mas o crachá eles não me deixaram pegar gostaria de saber se tenho direito de receber algo por esses serviços prestados, e outra coisa gostaria de poder saber qual é o verdadeiro valor que seja de uym Aux de suporte técnico pelo sindicato e o salário de um representante comercial.
    e trabalhava das 8:00 até ás 18:00 sendo que esse horário nunca era respeitado e também trabalhava aos sábados mas não ganhava hora extra como fica essa situação.

  6. Por marcos Em Ago 15, 2012 | Responder

    EU RECEBI POR UM ANO EM MEDIA 1.270,00 ENTRE SALARIOS E HORAS EXTRAS HOJE NAO RECEBO MAIS GOSTARIA DE SABER SE E VERDADE QUE A EMPRESA TERIA QUE TER ME INDENIZADO?

  7. Por larissa Em Out 22, 2012 | Responder

    Todo dia nao tiro minha hora de descanso entao meu patrao noa quiz mas por no livro de ponto pra vim no contra cheque entao ele me paga por fora mas acho que estar errado pois so recebo 26 a30 reais por 8a9horas extra sera qua ele ta me pagando certo
    Muito obrigada

  8. Por adauto batista Em Dez 22, 2012 | Responder

    trabalho no coletivo urbano sou cobrador faz um ano e oito meses e inicio as 12.45 e paro as 22.33 e agora a empresa cortou as horas e nao deicha faser mais nehuma gotaria de saber se tenho algum direito sobre isso.

  9. Por Mislene Em Jan 3, 2013 | Responder

    Trabalho para empresa a mais de dois anos, e desde o segundo mes de trabalho a empresa sempre me pagou ppr doze horas ( todos os dias) mais agora depois de dois anos a empresa quer tirar as horas extras e certo depois de tanto tempo tirar vai abaixar muito meu salario ela pode tirar?

    Bom dia !!!

  10. Por pedro fagnani Em Set 22, 2014 | Responder

    trabalhei 40 mêses fazendo uma hora extra por dia.Agora cortaro minhas horas extras. Pergunto estas horas extras encorpora no meu sálario daqui pra frente ?

Poste um comentario