Ação de Despejo: Como Retomar seu Imóvel de Terceiros

14,629

Uma pergunta interessante que um leitor fez é bem pertinente: “Boa Tarde, gostaria de tirar algumas duvidas, agradeceria muito se puder me responder, desde já muito obrigado. Resumo da história: Comprei um imóvel da Caixa Econômica Federal este imóvel era de um casal, mas o imóvel só estava no nome do 01 pessoa, (o homem), em seguida se separam, sua esposa ficou no imóvel, em seguida ela adoeceu e morreu, sua mãe (mãe da mulher) foi para o imóvel, em seguida não sei o motivo a caixa econômica “pegou” este imóvel (retomou), (só no papel, fisicamente continuava da mesma forma) e colocou em concorrência publica leilão (a caixa), é ai que eu entro, comprei o imóvel, hoje mora no imóvel 02 casais, um destes é sobrinho da mãe da menina que faleceu. Pergunta-se: Caso a pessoa que mora no imóvel que não é o antigo proprietário (nome na antiga escritura) que perdeu o imóvel para caixa (caixa retomou) por vários motivos, não queira sair o que posso fazer ?
Eu como atual proprietário (com toda a documentação), posso apresentar meus doc. de compra, escritura etc, aos órgãos, Light, Ceg e ao Condomínio, para que seja desligar o gás, a luz, tomar posse da vaga garagem do imóvel que me pertence na escritura, Trocar o miolo do escaninho da caixa de correio, correspondência e comunicar condomínio que as pessoas que estão morando no imóvel atualmente não são donos e que não me responsabilizo pelos mesmos. Automaticamente o condomínio bloquearia alguns benefícios ref. A piscina, sauna entre outras áreas comuns do imóvel. Posso fazer? O que isso pode acarretar para mim legalmente e como proceder com uma situação desta? Agradeço desde já a disponibilidade deste site, e conto com um retorno, Obrigado, Cordialmente Allan Cesar.




Como conseguir recuperar eu imóvel ocupado comprado em leilãoda caixa economica federal?

Amigo Allan, sugiro que você procure um bom advogado antes de tudo. Comprar um imóvel ocupado, com pessoas necessitadas que moram nele é um problema, e sério. Não é a toa que esse tipo de imóvel sempre é leiloado bem abaixo do preço de mercado. As pendencias na justiça costumam demorar.O conselho é somente esse. Infelizmente.O advogado provavelmente vai intentar uma ação de despejo para recuperar o seu imóvel. E ações de despejo são demoradas para esse tipo de caso, porque os moradores podem entrar com ação contra a caixa econômica federal para anular o leilão do imóvel. Boa sorte amigo.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 19 respostas to “Ação de Despejo: Como Retomar seu Imóvel de Terceiros”

  2. Por Fábio Em Mar 11, 2011 | Responder

    com quantas parcelas em atraso a caixa retoma o imóvel??

  3. Por liliane Em Mai 13, 2011 | Responder

    MORO EM UMA CASA DE ALUGUEL ONDE O CONTRATO VENCEU NO DIA 25-04-2011, E ESTAMOS A PROCURA DE OUTRA DESDE FEV/2011, O PROPRIETARIO QUER O IMOVEL NOVAMENTE E NÃO SABE BEM AINDA O QUE VAI FAZER,DIZ QUE OUTRAS PESSOAS INTERESSADAS PELA CASACOM ALUGUEL REAJUSTADO, MAS NÃO NOS INFORMOU SOBRE O NOVO VALOR, MAS DISSE QUE NÃO RENOVARÁ MAIS O CONTRATO, ELA PODE ME DESPEJAR, QUANTO TEMPO AINDA TENHO PARA CONSEGUIR NOVA MORADIA?

  4. Por VERA LUCIA DE OLIVEIRA JOAZEIRO Em Nov 12, 2011 | Responder

    Procuro alguém com o meu problema e não acho.
    Meu apartamento foi para leilão em 2008 e fui des-
    pejada em 10 de Dezembro de 2009, sem citação, pois devia o condomínio,mas o incrível ´´e que eu fui despejada como locatária inadimplente, sendo herdeira. No dia do despejo é que eu soube que minha irmã assinou tudo para o advogado, eu morava no apartamento,alem de ser curadora de um irmão doente que faleceu em 2005. Como o advogado sabia que nos não nos falávamos ele aproveitou não enviou nenhum aviso para mim. Entrei com processo.

  5. Por Patricia Em Jan 16, 2012 | Responder

    Minha casa esta na caixa sob venda direta após não ter sido arrematada em leilão. Tenho exatamente o valor que a caixa esta pedindo em mãos, será que eu mesma poderia comprá-la de volta pagando este valor a vista. Quais as chances de dar certo, ou devo partir para outro imóvel?

  6. Por Patricia Em Jan 16, 2012 | Responder

    outra duvida, a casa sob venda direta após não ter sido arrematada em leilão pode ser comprada com dinheiro de FGTS ou ser feito um novo financiamento?

  7. Por Guto Em Jan 30, 2012 | Responder

    Boa Noite!
    Comprei uma casa com inquilino dentro. Foi dado ao inquilino uma carta com a preferencia de compra e ele assinou, recusando. Ele me diz que tem tres meses desde que eu comprei a casa para sair do imóvel. Porém agora ele quer usar os tres meses e depois seguir na casa. Eu quero que ele entregue, pois se ele queria ficar poderia ter continuado a mepagar o aluguel como vinha fazendo anteriormente. Como faço para despejá-lo. Quais meus direitos e os dele???
    Desde já, obrigado!!!

  8. Por iara Em Mar 16, 2012 | Responder

    boa tarte no ano de 2003 comprei uma casa so que a pessoa que mim vendeu nao tinha documento em seu nome prometendo que o antigo dono passaria a escritura mas como eu nao entendia dos documentos o antigo dono em 2005 penhorou a casa como eu nao tenho recurso para contratar um advogado e mesmo assim com todos que eu conversei o antigo dono passa por cima por se tratar de uma pessoa muito influente na cidade o documento que eu tenho e de compra e venda esta no nome dos meus filhos menores o antigo dono pediu que desoculpasse a casa que irar a leilao so que eu mim recuso a sair pois nao tenho para onde ir como nenhum advogado pega a minha causa o que posso fazer a nove anos que moro aqui pago iptu fiz algumas melhorias na casa inclusive agua e luz que nao tinham quero saber quais sao os meus direitos apesar deles falarem que nao tenho desde ja muito obrigada

  9. Por marcia Em Abr 9, 2012 | Responder

    bom dia , o que tenho que fazer para uma pessoa sair do imovel alugado em meu nome?

    com seguro fiança

    desde ja agradeço

    Marcia

  10. Por Roberto Nisman Em Jun 8, 2012 | Responder

    A Caixa retomou o meu imóvel e levou-o a leilão. Ele foi arrematado e a pessoa me deu um prazo de 30 dias para sair eu e minha família, não há mais o que fazer..??? E a caixa não vai me ressarcir nenhum valor, pois até reforma eu fiz no imóvel. O apartamento estava correndo risco de pegar fogo e eu tive que fazer uma reforma geral na parte elétrica..!! Meu contrato é de 2006, alguém pode me orientar…??
    Obrigado pela atenção

  11. Por renato Em Set 10, 2012 | Responder

    ola, respondendo ao questionamento do Allan logo assima gostaria de colocar o oportunizmo destas pessoas que compram imoveis em leiloes.
    acho q isso e uma falta de amor para com o proximo que por varios motivos se individaram e os oficiais de justica avaliam o imovel muito abaixo do valor venal uma tremenda falta de compaixao e puro oportunizmo uma verdadeira mafia onde estao todos macumunados acho que vcs que se aproveitam destas falhas na justica e querem se benificiar de comprar um imovel de 500 mil por 100 mil o mal de todo esperto e achar q todo mundo e burro . um dia vcs espertalhoes irao pagar caro por estas coisas

  12. Por hctorres Em Set 24, 2012 | Responder

    Caro sr Allan, quando se faz um financiamento existe um contrato que foi devidamente lido e assinado, todos sabem perfeitamente dos seus deveres e obrigações é só pagar o financiamento do modo que ficou acertado que no final o imóvel é passado definitivamente para o nome do mutuário, caso contrário o imóvel é retomado e posto a leilão pelo banco, ninguém é inocente nessa história. O que acontece em muitos casos é falta de planejamento familir e gente querendo dar passos maiores que as pernas.

  13. Por DÉIANE Em Out 20, 2012 | Responder

    Boa tarde!!
    meus se separaram e não pagaram mais as prestações da casa da caixa econômica,ficamos na casa eu e minha irmã a (casa é dividida no meio moram duas )a caixa retomou a casa e ela foi vendida,somos pobres tentamos um advogado um pouco antes da venda mais não conseguimos pagar ele abandonou o caso disse que iria entra com uso capeão fiquei sabendo depois que essa não era o nosso caso..mais enfim a caixa vendeu a casa…posso pedir a anulção do leilão? porfavor me ajude somos pobres não tenho para onde ir…

  14. Por janaina Em Nov 18, 2012 | Responder

    Comprei um imovel de terceiros, MORO A 12 NA CASA, A CAIXA ESTA VENDENDO OS IMOVEIS A CORRETORES E ESTES REVENDENDO , HA INFORMAÇÕES DE CORRETORES/ESPECULADORES QUE JA POSSUEM 2 E 3 IMOVEIS ,ISSO E LICITO. POR FAVOR, ESTAMOS DESESPERADOS.

  15. Por Jardel Rocha Em Mar 17, 2013 | Responder

    Aluguei minha casa sem contrato como posso fazer para recuperala.

  16. Por lucianne Em Mai 26, 2013 | Responder

    gostaria de saber como devo agir, pois tenho um imóvel que alugo para terceiros e recentemente o locatário sublocou sem a minha autorização e aconteceu um acidente com velas, causando um enorme incêndio em meu imóvel ( não tem seguro contra incêndio ) e no escritório vizinho. A locatária não quer assumir o reparo do dano causado alegando que a responsabilidade é da pessoa que ela colocou lá dentro

  17. Por Deborah Santo Lona Em Set 15, 2013 | Responder

    Minha avó é proprietária de 50% de um imovel.Moveu uma ação de prestação de contas contra o proprietário dos outros 50% do mesmo imovel.Ele não pagou e os 50% do imóvel que pertencia a ele foi penhorado e posteriormente foi levado a leilão, minha avó então participou do leilão e arrematou os outros 50%, ficando como unica proprietária desse imóvel.Minha avó já registrou a certidão de arrematação em Cartório.Requereu no proprio processo de prestação de contas a imissão de posse, porem como o antigo proprietário morava na casa da frente e a casa dos fundos ele alugava, o Juiz deu imissão de posse somente para a casa da frente. Ja haviamos intimado a inquilina da ca dos fundos, via Justiça, a desocupar o imovel, porem com a morosidade da Justiça, nos 05 meses que levou para intima-la, ela se mudou. Para nossa surpresa, no dia da imissão de posse da casa da frente, descobrimos que a casa dos fundos estava ocupada por outra pessoa, que apresentou um contrato de locação em nome do antigo proprietário, assinado por duas testemunhas com firma reconhecida em cartório, datado de 20/11/2012 com termino para Maio/2014 (ou seja por 18 meses). Acontece, que na data do contrato de locação a casa já era minha, pois a arrematação do imóvel em leilão deu-se em 22/maio/2012 e o registro da carta de arrematação foi em 12/11/2012. Você pode me ajudar? como devo proceder? a inquilina não é minha, possui contrato de locação firmado pelo ex-proprietário, que devo fazer? qual ação deve ser proposta para poder resolver essa pendencia ? se puder me ajudar, agradeço desde já.

  18. Por cintis Em Out 11, 2013 | Responder

    boa tarde!
    a casa que eu aluguei a dona faleceu, e fiquei sabendo por terceiros, que no testamento ela deixou essa casa para um hospital.
    qual é o prazo é para eu sair da casa?

  19. Por aparecida Em Nov 28, 2013 | Responder

    Renato, referente ao seu comentário infeliz, muitas pessoas hoje compra uma casa em leilões ou vendas direta por necessidade e não como você descreveu, não generalize, o valor dos imoveis estão muito alto e nem todos tem condições de financiar e essa é uma opção… E claro que é lamentável ser despejado, pois existe casos e casos, mas antes do leilão a caixa informa a quem está de posse do imóvel e como falei há cacos e casos, como há pessoas que por um tempo já mora e se sente no direito de não pagar mais e usa de má fé para conseguir o imóvel. Da mesma forma que existe pessoas carentes morando nesses imóveis, também existe pessoas carentes precisando de um imóvel com um preço mais acessível.

  20. Por sandra Em Ago 22, 2014 | Responder

    concordo com o Renato,sao um bando de urubu em cima da carne seca,mas vao pagar caro por isso

Poste um comentario