Aluguel ou Financiamento?

6,328

Muitas pessoas se fazem essa pergunta: alugo uma casa ou financio? Muitos raciocinam que o aluguel é um dinheiro perdido, e é melhor pagar as prestações de um financiamento de uma casa em que você irá morar também. A questão é um pouco mais delicada do que isso, depende de muitos fatores, alguns dos que vamos considerar nesse artigo.

Quais as vantagens e desvantagens do aluguel?

O aluguel é um contrato celebrado entre duas partes em que o inquilino se compromete a pagar uma determinada quantia por mês (o aluguel) durante um determinado período (a duração do contrato). Durante esse tempo quem arca com as despesas de IPTU, consertos estruturais (telhado, saneamento, rachaduras e outras coisas do tipo) é o dono do imóvel. Logicamente então o inquilino está livre dessas dores de cabeça.

A desvantagem do aluguel é o fato de você estar pagando uma quantia por algo que não é seu, estar sempre com a consciencia insegura, pois você sabe que não vai morar ali pra sempre (mesmo se você amar o lugar). Muitas pessoas, principalmente casais, acham muito importante ter a sua casa própria do ponto de vista psicológico: um senso de segurança que não pode ser medido em termos financeiros.

Quais as vantagens e desvantagens do financiamento imobiliário

O financiamento da casa própria também tem suas vantagens e desvantagens. Uma óbvia vantagem é o fato de a prestação ser abatida do valor do imóvel devido ao banco, ou seja, é como muitas pessoas se expressam: “é como se tivesse pagando um aluguel mas no final quem fica com a casa sou eu”. Outra vantagem é que se você por algum motivo precisar se mudar para outro lugar, as prestações não serão perdidas, você pode simplesmente passar o financiamento para frente e recuperar o dinheiro gasto nas prestações, bem como sair lucrando mais alguma coisa. Durante esse tempo você pagará o iptu e também arcará com quaisquer despesas relacionadas a manutenção da edificação.




Uma desvantagem do financiamento são os juros: geralmente no final do financiamento você terá pago ao banco o valor de cerca de 2 a 3 casas (se você tivesse comprado a vista teria economizado, mas se tivesse continuado morando de aluguel teria perdido o dinheiro).Outra desvantagem é que durante o financiamento o imóvel fica no nome do banco, então teoricamente você não é o dono do imóvel, somente após todas as prestações pagas.

Conclusão: Aluguel ou financiamento, qual o melhor?

Se a parcela do financiamento for menor do que o aluguel, se você planeja economizar algum dinheiro para fazer pagamentos adiantandos de várias parcelas do financiamento para economizar os juros, então o financiamento se mostra mais vantajoso. Se o aluguel é menor e você planeja investir a diferença em algo que renda no mínimo mais do que os juros que você pagaria no financiamento (de preferência que renda mais do que a inflação do período também) então prefira o aluguel. Mas pese bem o fator psicológico de ter um teto para chamar de seu.Para alguns, isso não tem preço.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario