Como Escolher um Notebook Bom e Barato

53,038

sony vaio notebook foto ou imagem Quem não quer ter um notebook hoje em dia? Com o dólar caindo e os preços dos importados caindo também parece que chega a hora de todo mundo virar um executivo e ter o seu notebook :) Eu mesmo tenho um, mas me arrependi de ter comprado, se tivesse comprado hoje teria economizado muito. Hoje em dia se compra notebooks bons (bons eu falo o básico) por R$ 1200 ou 1300 Reais. Uns mais top de linha você encontra por uns 3 a 4 mil. Eu já vi notebooks da Lenovo até com tecnologia anti-queda por 3200 Reais, o que é uma pechincha.

Mas vamos ao que interessa: você está aqui por que quer saber como fazer pra escolher um notebook bom e barato.



Vou dividir as dicas em seções de modo a ficar mais fácil a sua leitura. Veja em qual perfil você se encaixa:

Se for usar o notebook para entretenimento

Se quer ver DVDs enquanto viaja, jogar algum joguinho não muito pesado ou ouvir as suas músicas em mp3, pense num monitor LCD de 15,4” ou 17”, assim como numa máquina baseada no CPU Intel Centrino, que assegura que a sua bateria dura pelo menos tanto quanto o filme que está a ver. Se pretende manter o seu portátil em casa, obterá mais pelo seu dinheiro com uma solução menos portátil. Muitas máquinas de substituição de desktop vêm agora com capacidades de modificação, como drives de DVD-RW e leitores de cartões, pelo que pode usá-los também para todas as suas necessidades de processamento de imagem.

É óbvio que quanto maior a tela (display), melhor a visualização. No entanto, quanto maior a tela, maior também é o tamanho do notebook e, em geral, o consumo de energia. Por essa razão, a escolha do tamanho da tela deve estar de acordo com suas necessidades. Se você quer um notebook para utilizar em casa para economizar espaço, uma tela grande é recomendável - para isso, você pode usar notebooks com tela de 17″ (lê-se o símbolo ” como polegadas). Por outro lado, se pretende transportar o notebook para vários lugares (por exemplo, nas visitas aos seus clientes) uma tela menor (de 13″, por exemplo) ajuda a diminuir o espaço que o notebook ocupa na bolsa ou na mala. Você também pode optar por notebooks com telas widescreen (que são cada vez mais comuns). Estas são mais largas horizontalmente e podem ser úteis em diversas aplicações, com nas visualizações de filmes ou de planilhas.

notebook imagem

Se for usar o notebook apenas para trabalhar

Muitos notebooks vêm com pelo menos 512Mb de RAM, o que é suficiente para um uso básico se o que pretende é usar o internet explorer, Word e o Excel. Cuidado com a autonomia da bateria se estiver a trabalhar, pois com certeza não quererá que a energia se esgote antes de acabar a viagem ou a meio de uma apresentação. Por estes motivos, recomendaríamos sempre uma solução Intel Centrino. Não só a plataforma Centrino permitiu ao fabricantes chegarem a especímes ainda mais pequenos, como também tem resultado como uma das opções mais eficazes em termos de consumo de electricidade.

Ainda sobre a memória, você deve considerar o padrão atual do mercado. Por exemplo, sabe-se que para rodar o Windows XP ou uma distribuição recente do Linux usando ambiente gráfico KDE ou Gnome, é importante ter, no mínimo, 512 MB de memória RAM. No entanto, o ideal é ter pelo menos 1 GB de memória para não prejudicar o desempenho e para rodar sistemas operacionais atuais, como o Windows Vista e as distribuições mais recentes do Linux. Portanto, escolha sempre um notebook que tenha capacidade de memória equivalente ao padrão atual e que permita expansão.

Também se viaja muito, pode querer optar por um notebook fino e leve. Mas uma boa portabilidade quer dizer que haverá soluções de compromisso; um LCD mais pequeno, menos poder, talvez uma drive de CD/DVD externa, em vez de integrada. Se exige uma funcionalidade completa ou boa capacidade para jogos, considere um sistema “tudo-em-um” mais pesado. Estes “substitutos de desktop” têm uma vida de bateria miserável, mas podem ser configurados com os processadores mais rápidos, drives de DVD de reescrita e mostradores widescreen.

Sobre os HDs (disco rígido)

Os HDs para notebooks são fisicamente menores do que os usados em PCs. Essa característica faz com que esses dispositivos sejam, geralmente, um pouco mais caros. Por isso, a escolha de um HD com muita capacidade só deve ser considerada em caso de necessidade, para evitar um aumento expressivo de custo. Note também que você não deve escolher um modelo com pouca capacidade pensando em economizar, porque se esse HD já estiver fora de linha (ou se estiver prestes a sair de linha), seu preço pode ser pouco menor que um HD de capacidade maior. Assim, prefira um HD com 120 GB ao invés de 80 GB, por exemplo. Detalhe importante: para reduzir o consumo de energia, é comum encontrar HDs para notebook mais lentos que os HDs para PCs. Enquanto um HD comum atual roda à 7.200 RPM (rotações por minuto), existem HDs para notebooks que rodam à 4.200 RPM ou 5.400 RPM. Naturalmente, HDs com pelo menos 5.400 RPM são preferíveis.

Sobre o processador

Quanto ao processador, não é necessário escolher o mais poderoso, mas também não é recomendável escolher um que já está muito ultrapassado. Em geral, é interessante optar por um processador que conte com recursos de economia de energia, como os modelos da linha Pentium M ou Celeron M, da Intel e Mobile Sempron, da AMD. Esses processadores são mais baratos e têm a capacidade de poupar energia quando determinados recursos não estão sendo usados. Além de ajudar a evitar aquecimento, essa característica faz com que a energia da bateria dure mais. Se você preferir um notebook mais potente, que possa rodar com tranqüilidade jogos e aplicações mais pesadas, considere um processador de 64 bits ou com duplo núcleo, como as linhas Core 2 Duo (Intel) e Turion 64 X2 (AMD) - os modelos dessas linhas direcionados a portáteis também contam com recursos de economia de energia. Note, no entanto, que processadores mais poderosos podem elevar consideravelmente o preço do notebook. Por outro lado, podem representar um bom investimento a longo prazo, uma vez que você provavelmente demorará mais para trocar de notebook. Se você preferir, você pode consultar os sites dos fabricantes de processadores para saber quais os processadores econômicos e top de linha atuais. As principais empresas desse segmento são a Intel, a AMD e, com uma participação mais baixa, a Via Technologies.

Também a Intel como a AMD oferecem processadores de baixo consumo e boa dissipação energética, concebidos para prolongar a autonomia da bateria sem sacrificar a velocidade do processador. A tecnologia Centrino da Intel tem uma performance avançada sem danificar a vida da bateria, enquanto o Athlon 64 e o P4 hyperthreaded (há também disponível uma versão móvel) são comuns nos portáteis chamados de substituição de desktop.

Cd/dvd/blue ray

Para os padrões atuais, o ideal é ter, pelo menos, um notebook com gravador e leitor de CD e DVD. Quanto aos drives de disquete, esse tipo de mídia está cada vez mais em desuso. Com a popularização de pendrives, cartões de memória Flash, CDs e DVDs regraváveis, ter um drive de disquete só se mostra viável em situações bastante específicas. Para esses casos, é recomendável adquirir um drive de disquete externo. Em um futuro não muito distante, será possível encontrar notebooks com leitores de Blu-ray por um preço bom.

E qual marca comprar?

Existem várias como: HP, IBM/Lenovo, Dell, Toshiba, Asus, Sony, Apple e LG. Essas empresas geralmente oferecem notebooks com recursos bastante satisfatórios (é claro que sempre há exceções). Mas há também marcas mais recentes no mercado, como Positivo e Amazon PC. Assim como existem empresas que montam PCs comuns, existem companhias que montam notebooks. Estas sãos as empresas de nomes menos conhecidos. Acredite, muitas vezes vale a pena comprar equipamentos delas, mas é necessário ter cuidado redobrado na escolha. Em todo caso, verifique se a marca desejada possui uma rede de assistência técnica; constate se ela fornece suporte (por e-mail ou telefone); confira o prazo de garantia - embora a legislação brasileira exija garantia de, no mínimo, 3 meses, não adquira notebooks que tenham esse prazo menor que 1 ano; verifique se o equipamento de seu interesse não possui uma tecnologia obsoleta (tela de matriz passiva, por exemplo); pergunte em fóruns de discussão se a marca é confiável e faça pesquisas na internet pelo modelo desejado.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 18 respostas to “Como Escolher um Notebook Bom e Barato”

  2. Por Patricia Em Jun 11, 2008 | Responder

    Adquiri um Notbook da Positivo essa semana com tela de 7.Lendo essa materia, fiquei um pouco preocupada. Acho que não fiz uma boa escolha.:(

  3. Por Heloísa Em Ago 10, 2008 | Responder

    Muito boa a sua revisão.
    Tenho uma dúvida grave que não consegui resolver: como saber qual o nível de ruído do notebook com a ventoinha ligada antes de comprar a máquina?
    Liguei para a Dell e eles só dizem que suas máquinas são silenciosas, mas não me deram nenhum número de medição de ruído.
    Já tive notebook da NEC que toda hora ligava a maldita ventoinha. Deixava ligado à noite e não conseguia dormir.
    Procurei nos sites mas não achei nenhuma referência ao ruído. Não quero ter surpresas.
    Como faço para me precaver quanto a isso?
    Abraços!

  4. Por Adley Em Dez 20, 2008 | Responder

    Parabéns, material muito bom e de fácil entendimento.

    Vale lembrar que, como o governo deu uma facilitada nos impostos sobre esse tipo de mercadoria, é comum encontrar notebooks com preços de até r$900,00, mais é aquele negócio, as vezes a economia é na base da porcaria, e isso faz muita diferença no caso de notebooks.

    Pesquisem bem antes de comprar.

  5. Por João Leão Em Abr 7, 2009 | Responder

    “Como escolher um notebook bom e barato” . . . quanto mais leio . . . mais fico indeciso . . . vou largar de mão ! ! !

  6. Por João Leão Em Abr 7, 2009 | Responder

    Vcs sabem quanto incide de iumpostos sobre NoteBooks ?

  7. Por Natanael Em Out 14, 2009 | Responder

    oi gostaria de saber qual o modelo e marca deste notebook preto que aparece na foto acima e se temos escolhar de configuração
    valeu pela atenção…

  8. Por WARD Em Nov 11, 2009 | Responder

    Olá: Gostaria de saber por que ainda não inventaram notebooks e netbooks com os seguintes recusrsos:
    1)Teclado iluminado
    2)Leitor e gravador de mini dvd
    Grato,
    Ward

  9. Por Maria |Isabel Em Nov 26, 2009 | Responder

    Estava com muitas duvidas e achei interessantissima esta matériia.
    agradeço
    Bel

  10. Por LENISSIMA Em Dez 24, 2009 | Responder

    NAO COMPREM HP - LINHA PAVILLION NÃO PRESTA!!!!

    HP - Doce ilusão (que raiva!!!)…
    Considerado como um DOS MELHORES em “custo-benefício”, tem se mostrado que de CUSTO é um dos mais caros pra o pouco que oferece e o muito que tem dado PROBLEMAS, chatos e de solução demorada.
    Comprei meu HP Pavillion DV 5… achando que tava comprando A MÁQUINA!!! Caro: quase 2.700 reais. Sou super cuidadosa com minha máquina, mas, de nada adiantou, com menos de 3 meses de uso (pouco), começou a tremer a tela, rolando. Inicialmente lenta, depois rapidamente e agora o tempo todo!!!
    Então, entrei em contato pela central de garantia pra resolver!
    Liguei pra maldita ajuda on line da HP onde depois de passar até o número do CPF do meu bisavô (mil informações) fiquei mais de 45 minutos fazendo tudo que (inutilmente) o atendente pedia: liga! desliga! liga de novo! fica apertando F12 até ouvir um apito! entra no setup! sai do setup! abre e fecha a tampa do note! parou de rolar?

    A senhora mudou o sistema operacional?
    E eu CLARO! o Vista é uma M…

    Ah senhora, tem que retornar ao Sistema Operacional que veio nele - O VISTA! vai ver é por isso que a tela está rolando!

    (ai, ai… fala sérriooooooo!)

    Grhhhhhhh!!!! e por aí vai!

    CLAAAAAAAAARO QUE NÃO RESOLVEU!!!

    Tá com problema no FLIP do monitor (burroooooo!!!)

    Ah… então, scaneia a nota fiscal, manda pra central, vou abrir um pedido de atendimento (que só vale por 3 dias pra autorizada), espere chegar a autorização de serviço no seu e-mail.

    A autorizada, que faz NA GARANTIA, só tem DUAS em Brasília e fica lá na PQP!!!

    Informação senhora: ELES TEM 20 DIAS PRA ARRUMAR SUA MAQUINAAAAAA!!!!!

    COMO ASSIM??????? VOU FICAR 20 DIAS SEM O NOTE?

    Não resolvido o problema, porque não podia ficar sem o micro…

    APARECEU OUTRO!

    A FONTE SIMPLESMENTE PAROU!
    Ou seja, deu umas falhadas… não passando corrente e aí… um belo dia: Puft! NADA!

    NÃO LIGAVA A ENERGIA AO NOTE!

    AFFFEEEE!!!!! SABE QUANTO CUSTA? 160 REAIS A PORCARIA DA FONTE!!!

    LIGUEI PRA ELES ME MANDAREM E ESPEREI CHEGAR POR 15 dias….

    RESUMO:

    VOU VENDER MEU NOTEBOOK E COMPRAR OUTRO! Sem dizer que ele PEEEESSSSAAAAA MUITOOOOO E É ENOOORRRMMMEEE!!!

    Por favor, opinem por um que seja pequeno, leve e que tenha uma boa assistência técnica!!!

    Quero pequeno - entre 11 e 12″ e leve!

    ABRAÇOS - LENISSIMA

  11. Por Marco Em Abr 20, 2010 | Responder

    Acredito que sim, mas pode passar pra frente e mesmo perdendo um pouco, terá uma opção que irá satisfazer ainda seu desejo e tranquilidade no produto.

  12. Por francisca Em Abr 28, 2010 | Responder

    se voce for vender eu compro ta

  13. Por Paulo Bernardo Em Jun 9, 2010 | Responder

    Eu estava muito indeciso em comprar um notebook ou um desktop, mas agora, depois que lí esse artigo realmente estou decidido em adqurir meu primeiro notebook!

  14. Por Alexandre Custodio Em Set 18, 2010 | Responder

    suas informações serão de grande importancia na compra do meu primeito notebook, obrigado pela iniciativa.

  15. Por eduardo Em Mar 5, 2011 | Responder

    Muuuuto boas essas informações, que bom ter pessoas que se preocupam em ajudar. Alem de custar caro a satisfação ou desilusão e grande na compra de um notebook. Obrigado,td de bom.
    Ps. adorei o desabafo da lenissima. Lenissima você foi ótima.

  16. Por maraiza Em Mar 14, 2011 | Responder

    muto bom obricado bjsssssssssss

  17. Por Liovane Em Mar 20, 2011 | Responder

    Bom, estou pensando em comprar um notebook mas ainda não sei qual, gostaria que me recomendase um de acordo com as suas sugestões. Para trabalho.

  18. Por edinaldo Em Jun 13, 2011 | Responder

    tb entrei nessa fria chamada hp,nunca mais

  19. Por matheus Em Set 8, 2011 | Responder

    me ajuda a escolher o meu notebook

Poste um comentario