Anulada Questão 44 da Prova do Vestibular das Fatecs-SP Aplicada no Domingo

3,879

As Fatecs-SP (Faculdades de Tecnologia do estado São Paulo) anularam a questão 44 da prova aplicada no último domingo (29).
Os 27.424 candidatos que fizeram o exame ganharão um ponto, informou a assessoria de imprensa da instituição.
A questão referia-se a trecho do livro “O Mulato”, de Aluísio de Azevedo.
O candidato deveria encontrar a alternativa que trouxesse uma interpretação coerente ao trecho transcrito na prova.



Gabarito divulgado pelas Fatecs-SP apontavam a alternativa “D” como correta. Nela, dizia-se que “o retrato da esposa de José Dias mostra atitudes que revelam serem suas convicções e práticas
religiosas mera aparência.”

O personagem da obra de Azevedo, no entanto, era “José da Silva” - José Dias é um dos personagens centrais do clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, daí, talvez, a origem da confusão de quem formulou a pergunta.

A resolução comentada do exame, feita por professores do curso Objetivo e publicada ao término da prova pelo UOL Vestibular, havia apontado, ainda, outro erro.

Para os professores do cursinho, “é puro preconceito da Banca Examinadora a suposição de que devoção religiosa exclua preconceito racial e crueldade”.

Segundo a lógica da banca, o comportamento da Sra. D. Quitéria Inocência de Freitas Santiago, esposa do personagem José Da Silva, contradizia sua devoção religiosa. Quitéria Inocência era cruel com os escravos.

Os professores do Objetivo não vêem, aí, nenhuma contradição. “A história, ao longo dos séculos e milênios, fornece exemplso abundantes e eloqüentes de associação de religião, preconceito e crueldade”.

O cursinho contesta também a resposta oficial da questão 45, mantida pelas Fatecs-SP.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario