Concursando -> O valor da forma física

2,773

Hoje eu vou escrever um pouquinho sobre a importancia da forma física de um candidato. Ou melhor dizendo, a importancia da BOA FORMA física. Por incrivel que pareça a alguns ela melhora as suas chances de ser bem sucedido em algum concurso. Muitos não sabendo disso gastam seu tempo apenas em devorar livros e apostilas. Pois eu digo, sem uma forma física adequada todo o trabalho e tempo gasto em adquirir os conhecimentos contidos no edital do concurso é em vão. Você acha que eu estou exagerando? Então vamos raciocinar para eu poder mostrar que não é exagero.




Lembro numa época não muito distante o que era moda em alguns cursinhos de uma cidade onde morei. Todos eles tinham uma espécie de “intensivão” na última semana precedendo um concurso. Muitos alunos achavam isso o máximo. Alguns colegas que estavam nesses cursinhos me falavam o quão divertido era passar a última semana num ritmo acelerado de estudo, estudando praticamente todas as horas do dia, e pior, da noite também. Ouvi falar de colegas que passaram a noite acordados estudando. Agora veja, não foi qualquer noite, foi exatamente a última noite antes da prova! Estou falando sério, um cursinho realmente fez aquilo com eles!

Os pais como sempre acham o máximo essas coisas. Para eles nada mais agradável do que ter a sensação de que os seus filhos estão se esforçando e fazendo jus ao seu rico dinheirinho (dinheirinho dos pais) que é desembolsado todo mês para encher os cofres dos cursinhos :)

Os próprios jovens também são enganados pelo afã de querer passar a todo custo. Um dos meus colegas que iria prestar um concurso me falou que estava tomando remédios para dormir, tal era a carga que ele estava tentando levar! Ter visto isso me fez perceber que o mundo não é tão racional. Muitas pessoas aparentemente inteligentes se deixam levar pela burrice coletiva como tão bem se expressou o meu amigo Alessandro na sua coluna.

Devo dizer que na época ficou lógico pra mim que eles não seriam bons concorrentes. Estariam exaustos na prova, não conseguiriam se lembrar de nada do que estudaram o ano inteiro, alguns até faltariam a prova por ficarem mais propensos a adoecer nessa fase final, dado o estresse e a má forma física em que estavam.

Eu já sabia naquela época o valor da preparação física para se raciocinar melhor. Todos os jogadores profissionais de xadrez, por exemplo, antes de torneios importantes passam semanas se preparando fisicamente para o desgaste mental. Correm, nadam, fazem caminhadas, alguns vão até a academia se preparar com um personal trainer. Então será que um concurso muito concorrido e importante para a vida do candidato deveria ter uma preparação pior?

Vou contar o que sempre fiz nos dias anteriores aos concursos em que fiz provas:

Última semana -> Dormi sempre as 23 horas no máximo. Dava duro pra acordar cedo, pelo menos às 08 da manhã. Procurava fazer nem que fosse uma caminhada todos os dias. Às vezes jogava bola, mas depois vi que não era muito prudente pois poderia me machucar e perder o concurso por causa disso.

No penúltimo dia eu dava uma revisada rápida nos assuntos das questões que mais caíram, só pra deixar fresco na memória. Você que já prestou um concurso sabe quão boa é a sensação de abrir um caderno de provas e ver que aquelas questões que você sabe resolver de cara (imediatamente) estão ali! Esse sentimento reforça a sua auto confiança, não há coisa melhor na hora da prova. Isso dá paz, dá tranquilidade para seguir em frente. Posso dizer que quase elimina todo o nervosismo.

No último dia eu nem olhava para assunto nenhum. Procurava alguma coisa para me divertir, algo que me fizesse sorrir bastante! Isso libera hormônios cerebrais que ajudam a diminuir o estresse pré-concurso. Procurava tambem comer coisas saudáveis, que não me deixassem em perigo de me sentir mal no outro dia ou que não me fizessem dormir bem.

Posso dizer que essa rotina me ajudou muito. Nunca falhou comigo. Com você também não vai falhar.

Veja também:

Análise de provas antigas
Nova coluna Concursando

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario