EDUCAÇÃO NA COR DO JOVEM MILÊNIO

2,175

“Atribua cor a valores importantes para você. É um ótimo exercício de expressão e criatividade, em qualquer estrutura mental. Imagine, junto comigo… Consegue imaginar uma Educação TURQUESA?”.

Caio Eduardo Ferreira do Amaral*

A partir de um determinado momento, em que podemos estar eliminando os tons intensos dos excessos: muita informação - sem que as pessoas estejam se comunicando de fato.
Altos níveis de tecnologia: e não temos qualidade de vida para quase ninguém. Extrema violência: em um mundo virtualmente em paz…

Forte alienação dos jovens aos processos sociais, de uma geração que atinge hoje a mais perfeita condição física e intelectual, desde a Grécia Clássica. Limites do progresso ou falta de incorporação do conhecimento?




Onde acertamos e em que estamos errando?

Bastaria considerar um princípio, contido em diretrizes como as da “Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI”:… Aprender a conhecer, fazer, viver e SER…”, que orientasse, de fato, os parâmetros curriculares oferecidos aos nossos jovens. Como a dignidade, apenas, a nortear uma nova constituição nacional, fundamentada em valores imortais. Para ser praticada como exemplo - de baixo para cima, ensinando Ética aos governantes do país.

Por que daquela cor? Nem azul, nem verde: suavidade nítida, iluminada pelo amarelo que o azul apenas não tem e que - em quantidade desnecessária, esmaece o brilho do verde. Equilíbrio

Perfeita harmonia!

Professores que podem exercitar sua LIBERDADE PARA ENSINAR (parafraseando Karl Rogers, pelo simétrico): com uma cor - de nuance excepcional e determinação, reflexo pontual de luz em uma superfície prismática, ilimitada. Como ilimitado é o poder da verdade.

Tantas possibilidades, de livre escolha… Experimentem professores!
Como uma nova opção de ensino.

*O AUTOR É ADVISOR EM “GESTÃO DE PROCESSOS” E MESTRE EM COMUNICAÇÕES SOCIAIS. LECIONA “LIDERANÇA” PARA PÓS-GRADUAÇÃO E ASSINA VÁRIAS PUBLICAÇÕES DE CARÁTER SOCIAL, CIENTÍFICO E TÉCNICO.
cefamaral@terra.com.br
http://lifeconsulting.wordpress.com/

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario