Ford Fiesta: O Carro Popular Mais Vendido da Ford No Brasil

109,727

O Ford Fiesta é um modelo de carro fabricado pela montadora Ford no Brasil e na Europa. No Brasil recebeu uma pequena face-lift no começo de 2007. Deu origem à picape Ford Courier, em 1997. Forneceu sua plataforma para o Ford Ka (na geração MK4 do Fiesta), lançado no Brasil também em 1997.

ford fiesta imagem

O Ford Fiesta, veículo campeão de vendas da Ford no Brasil é um dos destaques da marca no Salão do Automóvel. A maior novidade é o protótipo Trail Concept, criado no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford em Camaçari, na Bahia. A função do modelo, exibido em primeira mão, na cor laranja “Orange Crush”, é servir como exercício de estilo para testar a aceitação de novas propostas de design que poderão ser seguidas pela linha no futuro.


Outras quatro versões atuais do Fiesta estão incluídas na exposição, sendo duas Hatch e duas Sedan, com motores Flex 1.6 e 1.0 e equipadas com acessórios originais Ford. O Fiesta Hatch Flex 1.0 traz rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina e soleiras. O modelo Hatch Flex 1.6 é personalizado com o kit ST, composto de aerofólio, saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro, além de soleiras, tapetes, manopla e pedaleiras esportivas.
O Fiesta Sedan Flex 1.0 exibe rede porta-objetos no porta-malas e soleiras. O Sedan Flex 1.6 também é incrementado com o kit aerodinâmico - aerofólio, saias laterais e spoiler dianteiro - além de rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, rede porta-objetos no porta-malas, CD-player com MP3, manopla e pedaleiras esportivas.

ford fiesta imagem

No Brasil, foi lançado em 1995, como modelo importado da Espanha, no estilo de carroceria da 3a. geração (MK3), nas versões 3 e 5 portas, com motor Endura-E 1.3L, injeção eletrônica monoponto, com módulo eletrônico EEC-IV, e um acabamento bom comparado aos concorentes da época, como Chevrolet Corsa GL 1.4 E.F.I, Fiat Uno CS 1.5 i.e., e Volkswagen Gol CLi 1.6.

No ano seguinte, 1996, foi lançado o modelo já fabricado no Brasil, reestilizado, no estilo MK4, mais arredondado. Veio substituir o Escort Hobby. Não primava pela estética exterior, mas apresentava um excelente conjunto mecânico, suave e econômico, com as opções de motores Endura-E 1.0L EFI, 1.3L EFI e Zetec-SE 1.4 16V EFI, todos com injeção de combustível multiponto com módulo EEC-V. Destacava-se também pelo acabamento interno, com materiais de qualidade superior comparado à concorrência do seu segmento, entre os modelos nacionais. Era oferecido nas versões básica (Popular) e CLX, com opções de motor 1.3L e 1.4L 16V, com variações de acabamento interior em cores cinza azulado ou bege. Em 1998 surge a série especial Class, derivada da versão Popular, oferecido no começo apenas com 3 portas e direção hidráulica de série, e, em todas as versões, o air bag passa a ser opcional, e o acabamento interno passa a ser diferenciado, com estilo mais jovial. Já em 1999 a produção do modelo 1.3L termina, dando lugar à versão 1.0 Class, que deixa de ser série especial, agora apenas com 5 portas.

Em 2000 sofre alteração leve no design, apresentando um conjunto frontal mais agressivo, e novos motores. Saem de linha os Endura-E e Zetec-SE para dar lugar aos novos Zetec RoCam 1.0L e 1.6L, mais potentes, porém menos econômicos. As versões oferecidas passam a ser a GL (básica), GL Class (intermediária), ambas com motor 1.0L, e a GLX (mais luxuosa), com motor 1.6L. Ainda em 2000, é oferecida a série especial Sport, nas opções 1.0L e 1.6L, com acabamento interno e externo esportivo, em uma única cor: Vermelho sólida. Entre os diferenciais, destacavam-se o párachoques dianteiro idêntico à versão esportiva ST européia, aerofólio traseiro, e saias laterias e traseira, além de rodas de liga-leve aro 14″ e interior com apliques na cor prata metálico no painel, e pedais e manopla de câmbio esportiva. Em 2001 chega a série básica Street, que passa mais tarde a ser produzida em larga escala, até hoje, e os indicadores de direção frontais (acoplados ao farol) e laterais, nos paralamas, passam a ser transparentes, quando antes eram na cor âmbar, além dos tecidos internos serem revistos.

ford fiesta imagem

Por fim, em 2003, chega a nova geração, MK5, com nova carroceria, seguindo o conceito new-edge, da Ford, com arestas ressaltadas e harmonia entre linhas retas e arcos. Era oferecido nas versões Personnalité 1.0L (a versão de entrada), Supercharger 1.0L (intermediária - o primeiro carro de série no Brasil a usar um compressor mecânico), e o Class 1.6L (top de linha).

Em 2007 o modelo passou por uma reestilização leve, ganhando um interior menos simplório, com novas linhas, texturas, tecidos e cores, e modificações externas, como nova frente, mais robusta, e nova traseira, com lanternas de lentes transparentes.E a antiga serie Trail deixa de ser um conjunto de acessórios instalados nas concessionárias para ser uma versão de série.

Curiosidades: Derivado do último modelo (o Mk5) e baseado no europeu Ford Fusion (pequeno utilitário mais urbano - não confundir com o sedan mexicano, de mesmo nome), surgiu o Ford EcoSport.

Atualmente, está a venda no Brasil nas versões:

  • Hatch 1.0 FLEX/1.6 FLEX
  • Hatch Trail 1.0 FLEX/1.6 FLEX
  • Sedan 1.0 FLEX/1.6 FLEX

O veículo também possui kits de personalização (acessórios) originais de fábrica: Kits Pulse, Fly e Class.

Em breve será substituido na Europa por um modelo derivado do conceito de estilo chamado Ford Verve. Há rumores de que este novo modelo se chame ainda Fiesta e venha para o Brazil, em 2010. E que outro conceito, o Ford Kuga, recém apresentado na versão final, venha a inspirar uma nova geração do EcoSport, cuja primeira reestilização deve acontecer logo em 2008.

  Motores do Ford Fiesta

  • 1.0 8V Endura-E gasolina - 51.5 cv líquidos
  • 1.0 8V Zetec Rocam gasolina - 65 cv líquidos
  • 1.0 8V Zetec Rocam Supercharger gasolina - 95 cv líquidos
  • 1.0 8V Zetec Rocam flex - 71/73 cv líquidos
  • 1.3 8V Endura-E gasolina - 58.1 cv líquidos
  • 1.4 16V Zetec-SE importado gasolina - 88.8 cv líquidos
  • 1.6 8V Zetec Rocam gasolina - 95 cv líquidos
  • 1.6 8V Zetec Rocam flex - 105/111 cv líquidos

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 19 respostas to “Ford Fiesta: O Carro Popular Mais Vendido da Ford No Brasil”

  2. Por CARLA Em Mai 16, 2009 | Responder

    LINDUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  3. Por miqueias manoel da silva Em Jul 22, 2010 | Responder

    Gostaria de Comprar um carro da marca FORD modelo FIESTA agora sem Entrada

  4. Por Lais Em Fev 26, 2011 | Responder

    O Fiesta sedan é um dos carros mais lindos d ford.

  5. Por Jose cloves Em Mai 24, 2011 | Responder

    O CARRO QUE EU MAS GOSTO DA FORD E O FOCUS SEDAN EU GOSTO DE TODOS DA FORD MAS ESPECIALMENTE O FOCUS

  6. Por valdir Em Nov 8, 2011 | Responder

    nós já tivemos farios carros da ford e nunca outros pq ford é forte.

  7. Por Cota Em Nov 9, 2011 | Responder

    SE VOCE CONSUMIDOR QUISER TER DOR DE CABECA, COMPRE UM FORD FIESTA HATCH, E DESGOSTO A TODO MOMENTO, FORD E SINONIMO DE ARREPENDIMENTO DE TER FEITO A DECISAO ERRADA, PENSE NISSO FUTURO CLIENTE.

  8. Por armando Em Jan 5, 2012 | Responder

    de 100000 de pessoas q comprarao um ford tem 1 infeliz q n sabe a diferença entre ford e concorrente!!!

  9. Por Guilherme Carvalho Em Fev 7, 2012 | Responder

    Acabei de comprar um Sedan e no momento esta me agradando muito!!!!!

  10. Por Julio Em Mar 2, 2012 | Responder

    Comprei o meu na promoção 1.6 com abs e airbag Estou muito satisfeito, motor excelente.

  11. Por jose luiz Em Mar 9, 2012 | Responder

    carro bom eu comprei pra min , carro completo tem tudo.
    vale apena compra ………

  12. Por douglas Em Mar 25, 2012 | Responder

    essa pessoa nao sabe o que e carro, fiesta o melhor de se dirigir , direçao macias, cambio justo diferente de muitos por ai.

  13. Por Ed Carlos Em Mai 19, 2012 | Responder

    Confesso que fiquei apreensivo quanto a compra do meu Fiesta 2000 e seu motor 1.0 8V Zetec Rocam gasolina - 65 cv, sempre acostumado a dirigir carros com motor 1.8 e 2.0 carburado fui obrigado a partir para uma motorização menor por conta do alto consumo e preços altos de combustível, mas confesso que ele me surpreendeu, muito ágil na retomada é 1.0 com força de 1.6, ótima dirigibilidade, visão ampla, muito confortável, espaço interior me agradou muito e o principal faço 13,5 KM por litro dentro da cidade e 16 na estrada pretendo ficar com ele por um longo tempo

  14. Por RICARDO BARO Em Jun 5, 2012 | Responder

    Prezados, boa tarde;

    Estou para compar um Fiesta Sedan Class 1.6 2012/2013 completo. Porém, tenho ouvido que o referido carro sairá de linha. Gostaria de saber se realmente procede tal informação, bem assim peço que me informem os pros e contras do supracitado carro.

    Grato e no aguardo.

    Ricardo.

  15. Por NOVAES Em Jun 5, 2012 | Responder

    POUCOS DIAS COMPREI UM FORD FIESTA 2006, E SENTÍ QUE O CARRO O MOTORISTA POSSUI UMA VISIBILIDADE MAIOR DA ESTRADA, CONFORTO NA HORA DE VIJAR, TEM PESSOAS QUE RECLAMAM DO CARRO MAS NUNCA FAZEM UMA MANUTENÇÃO PERIODICA. VOU CUIDAR DO MEU FIESTA E FAZER AS REVISOES E TENHO CERTEZA NAO VAI ME DEIXAR NA MAO.EXCELENTE CARRO

  16. Por Amanda Em Jul 19, 2012 | Responder

    Ainda vou comprar um Fiesta vermelho.Adorooooo!!!!! sempre foi o carro dos meus sonhos…..

  17. Por makelly Em Jul 22, 2012 | Responder

    que lindo

  18. Por rafael rodrigues Em Jan 10, 2013 | Responder

    Tenho um fiesta sedan 1.0.faz 13km com um litro de gasolina antes de compra qualquer carro diriga um fiesta… nao tem comparaçao o fiesta e o mais completo da categoria.

  19. Por paulo placido Em Mai 27, 2013 | Responder

    tenho um fiesta 1999 costaria de instalar um alarme so alarne eu mesmo queria instalar

  20. Por ELIAS AMORIM, Em Set 3, 2013 | Responder

    Estou pesquisando pra comprar , gostei das opiniões antes passarei numa concersonária forde.

Poste um comentario