Você Sabe A Diferença Entre Direção Hidráulica e Elétrica?

51,394

DIREÇÃO ELETRO-HIDRÁULICA

(EHPS – Eletro Hidraulic Power Steering)

O sistema de direção eletro-hidráulica (EHPS – Eletric Hidraulic Power Steering) é um novo e avançado projeto, que vem substituir o sistema de direção hidráulica convencional com o intuito de minimizar o consumo de energia do veículo e proporcionar uma melhor dirigibilidade ao motorista.




A revolução deste equipamento está na sua concepção: o acionamento da bomba hidráulica é realizado por meio de um motor elétrico de corrente contínua, controlado eletronicamente, montado diretamente no quadro da suspensão (subframe) do veículo, ao contrário do sistema de direção hidráulica convencional, no qual o acionamento da bomba hidráulica é realizado pelo próprio motor do veículo por meio de polia e correia.

Toda a atuação do motor elétrico é controlada pelo módulo de comando denominado MC.
A General Motors do Brasil (GMB) veio equipar o veículo Astra, modelos a partir de 1998, com o sistema EHPS, que é uma assistência ao sistema de direção do tipo pinhão e cremalheira, equipamento original do veículo.

Tanto o sistema de direção hidráulica convencional como a eletro-hidráulica que equipam o Astra, não são classificadas como progressivas. Neste sistema o que faz com que a direção torne-se mais ou menos “pesada” em função da velocidade é a geometria da suspensão do veículo.

PRINCIPIO OPERACIONAL

Por não estar acoplado ao motor, este sistema possui uma independência funcional, o que o faz operar em vários modos distintos selecionados automaticamente pelo MC.

Quando o veículo está em movimento, em linha reta, ou seja, sem esterçamento, o sistema opera no modo “stand by” ou modo de repouso. O MC detecta que não há necessidade de assistência hidráulica e o motor elétrico opera a uma rotação nominal de 2333 rotações por minuto, reduzindo o consumo de energia.

Ao movimentar o volante, o sistema eletrônico registra uma determinada resistência ao esterçamento e, imediatamente, envia um sinal para o motor elétrico elevando sua rotação para, aproximadamente, 3300 rotações por minuto. O MC, neste momento, comanda o modo de assistência máxima, fazendo com que haja pressão e fluxo hidráulicos necessários para o perfeito funcionamento do sistema, oferecendo o maior auxilio ao condutor.

Em caso de falhas tais que sejam atingidos os limites de temperatura e corrente, o MC ativa o modo sobrevivência, que reduz progressivamente a assistência hidráulica disponível ao motorista, até o limite do modo “stand by”.

Caso a temperatura atinja 130ºC ou a tensão da bateria ultrapasse 16 volts ou ainda, a corrente elétrica atinja 75 àmperes por mais de um segundo, o MC ativa o modo manual, interrompendo completamente a assistência hidráulica para proteger o sistema elétrico. Esse modo, é também ativado progressivamente em degrau tipo rampa decrescente de aproximadamente 26 segundos, caso a tensão da bateria reduza a 9 volts ou o sinal do alternador caia excessivamente por mais de 0,1 segundos.

É importante ressaltar que a inoperância do sistema de assistência hidráulica não compromete a dirigibilidade do veículo. O condutor apenas perceberá a necessidade de aplicar maior força sobre o volante.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA EHPS

Essa inovação vem a trazer várias vantagens em relação ao sistema de direção hidráulica convencional, podendo se destacar:
- Sua alta eficiência elétrica e mecânica resulta num baixo consumo de potência do motor.
- Facilidade de partida do motor do veículo, pela possibilidade de manter a bomba hidráulica desligada durante esse período;
- Seus vários modos de operação, como o modo repouso (stand by), possibilitam a minimização do consumo de energia;
- Todo o sistema de direção eletro-hidráulica é fornecido por uma única empresa, o que torna o sistema mais otimizado com alto grau de confiabilidade;
- Reduzido o tempo de remoção e instalação do componente, visto que são poucos componentes interligados e o grau de dificuldade de se realizar essa operação é mínimo, e
- Gerência eletrônica completa, que permite utilizar estratégias de proteção contra temperaturas elevadas, sobre pressão, picos de tensão e corrente.

FLUXO DE ÓLEO NA CAIXA DE DIREÇÃO

O suprimento de óleo é fornecido por um reservatório que envolve a própria bomba.
A redução dos esforços para girar o volante do veículo é obtida por meio do direcionamento do fluxo na válvula rotativa, sempre para o lado oposto ao movimento da cremalheira.
Quando o volante é girado para um lado, o fluxo é desviado para um dos lados do êmbolo. Assim, uma pressão hidráulica atua sobre o êmbolo auxiliando o esterçamento das rodas, facilitando o movimento.
Quando o volante é girado para o outro lado, a válvula rotativa inverte o sentido do fluxo, desviando o óleo para o outro lado do êmbolo.
Equipe de Profissionais do CDTM

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 27 respostas to “Você Sabe A Diferença Entre Direção Hidráulica e Elétrica?”

  2. Por Marcelo Francisconi Em Dez 30, 2009 | Responder

    Boa noite

    Estou com problema no meu veiculo, gostaria de ajuda,possuo um Astra gls 2.0/2000 o defeito do veiculo a direção Hidráulica parou de funcionar levei até um mecânico e pedi para faze os teste e ficou constatado que a bomba eletrohidraulica está com defeito na placa eletrônica a sua parte mecânica e motor está em ordem,mas o restante precisa ser recuperado,gostaria de saber quanto vou gastar para arrumar está bomba com a sua empresa, já conheço o preço praticado pelo mercado da peça nova e recondicionado e não estou satisfeito com os valores passados até mesmo quero arrumar para poder passar este carro para frente agradeço ajuda.
    Att

    Marcelo Francisconi

  3. Por Marcia Portela Em Jan 4, 2010 | Responder

    Ola Pessoal
    O Líquido da direção hidráulica do meu veiculo esta esquenteando conforme ando e ferve, dai vaza, tenho uma quantum 2.0 ano 200/2001.
    Ja foi trocada a válvula da bomba, mas não adiantou, e faz um baru~lho de algo roçando quando gira a direção.
    Sera que vc podem em auxiliar, pois o mecanico disse que nunca tinha visto isso acontecer, de esquentar o líquido.
    Aguardo retorno
    Marcia

  4. Por agnaldo Em Jan 6, 2010 | Responder

    possuo um astra 1999 com direção eletro-hidráulica e estou com o mesmo problema do Marcelo Francisconi, gostaria de saber o que fazer, pois já procurei varios eletricista e todos me disseram que nunca viram este sistema de direção. Aguardo resposta.

  5. Por Paula Binheli Em Jan 17, 2010 | Responder

    Bom dia
    Meu nome é Paula moro em Votuporanga cidade no interior de SP e estou com o mesmo problema do Marcelo acima!Temos um astra gls 2.0/2000 com o problema na bomba eletrohidraulica e o defeito está na placa eletrônica !O nosso problema se torna mais complicado por que além dos preços ofertados serem altos ,moro em uma cidade pequena e afastada da capital e gostaria de saber onde posso encontrar esta peça e por quanto ela sairia ?Sei que há opção de passar o carro para hidraulico com kit mas não seria original ,não gostariamos de nos desfazer do carro só de arrumar ,pois o carro é muito bom !o que fazer?

  6. Por valdemir vieira Em Fev 17, 2010 | Responder

    eu também tenho um astra gls 2.0 ano 99 com o mesmo problema de mais tres propietarios do mesmo modelo, no meu caso ainda está mais complicado pois mandei essa bomba para uma cidade na bahia pra tentar achar alén de não achar ainda me sumiro a bomba como posso resolver esse problema, moro em monte azul, norte de minas gerais me ajuden,prescizo de uma resposta urgente meu telefone é 38 9104 5882 grato abraço.

  7. Por Hugo Victor Em Fev 19, 2010 | Responder

    Tive com problema com a bomba da direção do meu astra 1.8/GL 2000. Tambem não consegui um profissional que pudesse recupera-la. pesquisei preços de uma nova e quase cai de susto, mas consegui uma semi-nova de um astra batido.

  8. Por edson braz Em Fev 20, 2010 | Responder

    aqui em salvador quando tem esse defeito eu compro essas pecas em feira de santana o pessoal la e de comfianca tel x orocurar durval ok

  9. Por nem ebert Em Abr 12, 2010 | Responder

    ola, tive o mesmo problema com a bomba da direção eletrica do meu carro astra gls 2000 2.0, consegui um peça usada em vitoria - es, por 1.200,00

  10. Por jorge henrique Em Abr 27, 2010 | Responder

    BOA TARDE AMIGOS POSSUO UM ASTRA GL 1.8 1999 E O CARRO ACENDEU A LUZ DA BATERIA E FICOU COM A DIREÇÃO DURA LEVEI A UM ELETRICISTA E ELE CONDENOU O ALTERNADOR E FALOU Q POR ISSO A DIREÇÃO ENTRO EM STANDBY ,FIZ O CONCERTO MAIS A DIREÇÃO NÃO VOLTOU A FUNCIONAR ALGUEM PODE ME AJUDAR….OBRIGADO

  11. Por jose carlos Em Mai 30, 2010 | Responder

    bom dia a tempos gostaria de comprar um astra e agora consegui comprei um astra 99 meu sonho de consumo mas virou pesadelo um mês apos deu problema na bomba de direção hidraulica mandei arrumar mas ja voltei quatro vezes a oficina e não consegui resolver o problema esse sistema de eletro-hidraulica é a pior coisa que já conheci aconselho a quem quizer compra um carro com esse sistema pense bem antes converse com seu mecânico ja me arrependi mas voltarei a oficina tentar novamente quem sabe se arrancar tudo e colocar o sistema antigo não resolva nem que seja pra vende-lo e nunca mais um destes li o artigo que dizia que é um sistema pra melhorar mas no meu caso piorou e muito.obrigado pela atenção desde já estou desanimado com a chevrolet nunca mais….tks

  12. Por kleber Em Set 23, 2010 | Responder

    ola pessoal, tenho um honda fit 2004 , gostaria de saber se é normal, quando ligo ele e ainda frio a luz da temperatura fica acessa no painel e depois de uns 2 minutos ela apaga, será que isto é normal?????

  13. Por Elenice Em Jan 4, 2011 | Responder

    ola pessoal…comprei um astra 2000 e no momento vem apresentando problema na bomba eltrohidraulica.Já foi retificada 2 vezes(pela Foca 2010 serviços de automotivos ltda-bom sucesso -RJ)e não resolveu.O mecanico me endicou trocar pelo sistema hidraulico comum.Ficando no valor de 1.7000 o kit.Gostari da opinião de profissionais da tua equipe…desde ja agradeço..

  14. Por darlan de castro Em Mar 17, 2011 | Responder

    Ola pessoal… tenho um golf 2001 e quando ando muito principalmente com ar ligado a direçao fika meio dura o q pode ser???
    Me falaram q pode ser a bomba hidraulica e verdade??
    Por favor me ajudem!!!

  15. Por ODAIR N BRITES Em Mar 22, 2011 | Responder

    OBS:GOSTARIA DE SABER QUAL E O OLEO PARA A DIREÇÃO ELETRICO HIDRAULICA SE E O MESMO DA DIREÇÃO HIDRAULICA SE NÃO QUAL É POR FAVOR PODE ME DIZER OBRIGADO

  16. Por fernando Em Mai 24, 2011 | Responder

    para quem esta com a placa da bomba com de defeito colocar um rele com uma placa regulando a tençao isso e muito banal ja esta resolvido

  17. Por márcio Em Ago 30, 2011 | Responder

    as vezes nao e a bomba em si que deu pau e sim um simples fuziul,que queimou tenho um astra e é maravilhoso a direçao eletrica,todo astra de ano 99 a 2001 nao tem abs mais tem la na caixa dos fuzis um fuzil no local onde indica o simbolo abs, esse fuzil e justamente da bomba da direçao eletrica ve se ele está queimado ele gerealmente é de cor marron.

  18. Por Laércio Em Set 27, 2011 | Responder

    Boa Tarde…!!!

    Minha maior decepção foi comprar um Astra Sedan 2000 16 Valvulas

    Ja fiz o motor deste carro, gastei um absurdo e agora deu problemas na Bomba Eletrica Hidraulica, imaginem o tamanho da nabada que eu estou levando, é apartir deste carro e após eu arrumar, fica os meus sinceros desrespeitos, foi a pior coisa da minha vida, ter entrado num Chevrolett GM, pois é um absurdo as peças e não é esta BRASTEMP não, pois tomarei outros rumos e com certeza publicarei este fato a todos os meios de comunicações, pois é um descaso uma empresa como a General Motors, fazer uma bosta desta, pois me desculpem o vocabulario, o problemas real é o capitalismo que só nôs afundam, por sermos senvergonhas em admitir, porém sou sozinho, mais os brasileiros deveriam tomar atitudes de fato e procurar as leis para sanar problemas destes tipos…!!!

    E General Motors capitalista sem posturas, por ter engenheiros ridiculos e fraquissimos, porém nunca mais,,,!!!

  19. Por Donizete Em Nov 10, 2011 | Responder

    Olá caso vc já tenha aberto sua bomba verifique os componentes que estão queimados e eu os vendo, pois trabalho com isto inclusive conserto estes tipos de bomba e ministro cursos para aqueles que queiram se ingressar no ramo. entre em contato comigo pelo e-mail acima me informe as peças e te passo o preço.

  20. Por david Em Dez 9, 2011 | Responder

    comprei um polo 03 com direção eletro hidraulica e o mesmo esta com problema, quando giro o volante normalmente ele é leve de boa mas quando preciso virar o carro rapido a direção fica dura já levei em concessionario e eles nem quis olhar levei em loja que mexe com equipamentos hidraulicos me disseram que pode ser o setor da direção mas ninguem sabe ao certo o que é penso eu que pode ser falta de força na bomba se alguem quiser troca umas ideias entre em contato

  21. Por Sena Em Jan 3, 2012 | Responder

    Tenho um Astra GLS 1999, a bomba eletro hidráulica parou de funcionar (entrou em standby e o volante ficou duro em manobras), após um defeito no regulador de voltagem que fica junto ao alternador (por isso acionou a luz de bateria). Troquei o regulador de voltagem por R$ 145,00 e a polia do alternador por R$ 65,00 mais a mão de obra (R$ 80,00). Total R$ 290,00.

  22. Por pedro Em Jan 15, 2012 | Responder

    sim e o oleo pentosin pr eletro hidraulica

  23. Por marina Em Jan 21, 2012 | Responder

    meu carro ta fraco e um astra 99 o mecanico falou que e o modulo e ele ta com barulho estranho

  24. Por shelli Em Fev 26, 2012 | Responder

    Bom dia, gostaria de saber se vc trabalha com conversto da bomba eletrica da direção hidraulica do astra 2001\2001 tenho urgencia

  25. Por agnaldo Em Mar 11, 2012 | Responder

    Boa noite !!!

    OLA SENA

    Possua um astra ano 99 sedam e estou com mesmo problema,e percebi que resolveu com sucesso. Se vc mora na capital de Sao Paulo vc poderia me passar um contato.

    Grato

  26. Por horacio Em Jul 13, 2012 | Responder

    olá ve se pode me ajudar possuo uma classe aano 99 e bomba hidraulica dela anda fazendo barulho quando chega no final do curso e eu cinto que ultimamente a direção esta mais pesada o que poderia cer a bomba ou a cx de direção obs: não vaza nada

  27. Por marco antonio Em Jul 15, 2012 | Responder

    OLA A TODOS, ESTOU COM UM PROBLEMA NO MEU ASTRA
    2002, A LUZ DE ANOMALIA DE INJEÇÃO ACENDE DIRETO, LEVEI EM UMA ELETRICA, REASTREARAM E ME DISSERAM QUE ESTA TUDO EM ORDEM, MAS VIRA E MECHE ESTA LUZ ACENDE… HELP. GRATO

  28. Por arnaldo junior Em Jul 26, 2012 | Responder

    olha meu amigo tenho o mesmo carro q o seu,com o mesmo problema,aqui em pernanbuco esse cistema sò è emcontrado em ferros velhos e custa em torno de 1,200 reais usado,na concessionaria gm custa em torno de 4,500 reais,segundo fiquei sabendo que em são paulo existem algumas empresas que fazem a retifica da mesma,ate hoje a minha esta sem solução,se voce ja resolveu o seu problema me diga como fez que estou emtereçadissimo

Poste um comentario