5 caminhos para controlar a raiva.

16,015

Está a ponto de explodir? Calma! Técnicas simples podem ajudá-la a lidar melhor com esse sentimento.

Ninguém está livre! A raiva é um sentimento que aparece quando nos sentimos impotentes ou frustrados. Trata-se de um mecanismo de autodefesa sem o qual o ser humano permitiria que passassem por cima dos seus desejos. Mas, quando esse comportamento se torna uma rotina, aí você tem um problema.

No momento da explosão, os hormônios se desequilibram e a pressão arterial aumenta, assim como os batimentos cardíacos. A corrente sanguínea é inundada por adrenalina, que provoca a contração dos vasos sanguíneos e pode levar à hipertensão e ao infarto.

Além disso, a raiva também libera de duas a cinco vezes mais cortisol, o hormônio do estresse, altamente tóxico ao corpo. Essa substância pode desencadear problemas de saúde, como ataque cardíaco, câncer, derrame, diabetes e depressão.undefined

Pessoas que se irritam com facilidade têm cinco vezes mais chances de morrer antes dos 50 anos. Para se proteger de todos esses problemas, aprenda a esfriar os ânimos com as dicas a seguir.




1. Pare e respire!

Sente-se no chão com a coluna ereta e as pernas cruzadas, com a direita na frente por baixo da perna esquerda. A mão direita segura o pulso esquerdo por trás, nas costas. Inspire pelo nariz e, ao expirar, vá inclinando o tronco lentamente, à frente, com a intenção de tocar a testa no chão. Pare e segure a respiração por 8 segundos. Inspire e volte à posição original. Repita 8 vezes. Essa prática ajuda a baixar os níveis de cortisol e a evitar os efeitos prejudiciais da irritabilidade.

2. Tenha atitudes saudáveis

Não é feio nem errado sentir raiva, até mesmo de quem amamos. Aprenda a contar pelo menos até 3 e respire fundo - isso ajuda a diminuir o excesso de adrenalina. Exponha a sua raiva, sem brigar, para quem a provocou. Engolir a irritação pode até deixá-la doente! E tente perdoar. Esse sim é o melhor remédio.

3. Coma devagar

Nos momentos de raiva, é comum ter vontade de comer chocolate, biscoitos, doces e pães. Para recuperar a tranqüilidade, faça uma dieta desintoxicante, reduzindo sal, gordura e tomando muito líquido.

4. Mantenha tudo sob controle!

É possível controlar os acessos de raiva apenas com a observação e modificação de seu comportamento:

Corpo

Quem está com raiva fala alto, fica agitado e gesticula muito. Comece baixando a voz para um tom mais suave, respire fundo, melhore sua postura e controle o exagero na movimentação dos braços.

Linguagem

Risque do seu vocabulário expressões enfraquecedoras como “Não posso” ou “Não consigo”. A linguagem que usamos cria uma imagem mental positiva ou não.

Poder da mente

É possível se sentir bem ou miseravelmente infeliz a partir dos conteúdos da sua própria consciência. Livre-se das memórias e dos pensamentos que despertam raiva e encha a mente de idéias positivas.

Crença

Acredite que tudo pode ser resolvido e realizado. Um objetivo só é impossível quando acreditamos nisso.

5. Coloque a raiva para fora!

Nos dias em que você já levanta com o pé esquerdo, a ioga dá uma mãozinha. O sopro “há” (pronuncia-se rá) é um calmante natural. Ele é revigorante e tranqüilizante, ideal para quando você está a ponto de explodir. Pratique o seguinte exercício pela manhã e repita 5 vezes: inspire, elevando os braços acima da cabeça. Solte o ar, falando “há” bem alto, curvando o corpo para baixo, como se fosse uma boneca de pano.

Artigos Aleatorios

  1. 8 respostas to “5 caminhos para controlar a raiva.”

  2. Por NAO Em Mai 10, 2010 | Responder

    NÃO É POSSÍVEL CONTROLAR A RAIVA!!!

  3. Por paloma Em Nov 26, 2010 | Responder

    eu sei que vou morrer aos 30 e eu sou um cristão tenho amigos terriveis gente besta

  4. Por Michel Em Mai 10, 2011 | Responder

    Raiva leva ao lado negro da força

  5. Por Andreza Em Jan 5, 2012 | Responder

    Eu tenho muita raiva e não consigo controlar nem meus pensamentos..

  6. Por Morphimk Em Abr 9, 2012 | Responder

    a raiva pode ser controlada sim…tai algumas dicas…mas fora essas dicas… veja os mestres de artes marciais olha pra ver se eles são nervosos ou estressados

  7. Por will Em Set 29, 2012 | Responder

    eu fico doidao quando vou brigar perco o controle e nem lenbro oq fiz depois

  8. Por Juliana Em Nov 15, 2012 | Responder

    Ai que raiva quando não fazem o que eu quero!

  9. Por Lara Em Dez 1, 2012 | Responder

    FALAR esses passos é fácil fácil, o difícil é lembrar na hora do “vamo vê” hipocrisia das boas essa heim! Quem elaborou esses passinhos deve ser rico ou deve viver de esmolas, caridades e por isso nao precisa trabalhar pra sustentar ningm e por isso nao tem preocupação e consequentemente raiva!

Poste um comentario