Aposentadoria Especial: O que é e como Requerer!

358

Dentre as formas de aposentadoria patrocinadas pela Previdência Social, a Aposentadoria especial é uma forma de benefício concedido a cidadã ou ao cidadão que trabalhou com exposição a agentes perigosos, nocivos à sua saúde, como exemplo, ruído, calor, substâncias perigosas, de maneira ininterrupta e contínuamente, em altos níveis de exposição, ou seja, acima do limite que seja estabelecido em legislação própria.

Na aposentadoria Especial é possível o trabalhador se aposentar após obter 15, 20 ou 25 anos totais de contribuição, ou carência, dependendo do agente nocivo ao qual teve exposição. Além desse período de contribuição para a previdência Social, é necessário que o trabalhador cidadão tenha trabalhado nessas condições por no mínimo 180 meses durante estes anos. Por exemplo, períodos em que o trabalhador ficou afastado recebendo o auxílio-doença não contam tempo para cumprir o requisito de carência.

Aposentadoria especial previdência social imagem ou foto




Documentos necessários para requerer a aposentadoria especial

Para requerer o benefício da Aposentadoria Especial, o trabalhador cidadão deve selecionar a aposentadoria por tempo de contribuição no momento de agendar o atendimento nas agências do INSS.

Para ser atendido em uma agência do INSS para conseguir o benefício, o trabalhador você deve apresentar os seguintes documentos:
- um documento de identificação (registro geral) com foto
- número do CPF.
- documentos de comprovação dos anos trabalhados, podem ser carnês de contribuição, carteira profissional  e outros comprovantes de quitação de pagamento ao INSS.
- documentos que façam prova da exposição aos agentes nocivos, por exemplo o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) que pode ser emitido pelas empresas em que o trabalhador prestou serviços.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario