Aposentadoria por Idade: Saiba tudo sobre ela!

418

Das modalidades de aposentadoria patrocinadas pela Previdência Social (INSS) a aposentadoria por idade é a mais simples de entender. A aposentadoria por idade é benefício que o INSS deve ao cidadão trabalhador que pode comprovar um mínimo de 180 meses de trabalho (aproximadamente 15 anos), além disso o trabalhador precisa ter no mínimo idade de 65 anos, se for homem, ou 60 anos de idade, se for mulher. Já no caso do trabalhador que se encaixa no conceito de segurado especial (pescador artesanal, agricultor familiar, um indígena, entre outros), o requisito de idade mínima será diminuído em cinco anos, ou seja, se homem 60 anos e se mulher 55 anos.

Aposentadoria por idade




Documentos necessários para requerer a aposentadoria por idade

- Documento de identificação (registro geral) com foto;
- Número do CPF;
- Documentos que comprovem o tempo de serviço e contribuição ao INSS, como carnê de contribuição ou carteira de trabalho
- Para o segurado especial é também preciso apresentar documentos que comprovem a sua situação como segurado especial. Entre os documentos aceitos estão a declaração do sindicato da categoria profissional do segurado, documentos da época em que trabalhou que contenham a sua ocupação, contratos de arrendamento,  entre outros.

Principais requisitos para obter a aposentadoria por idade

Resumindo, os requisitos para obter a aposentadoria por idade são:
- 180 meses de contribuição;
- Idade mínima de 65 anos para homem ou de 60 anos para mulher, no caso de trabalhadores urbanos;
- Idade mínima de 60 anos para homem ou de 55 anos para mulher, no caso de segurado especial. Nesse caso o cidadão trabalhador  também precisa exercer essa atividade na época da requisição do benefício de aposentadoria.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 1 resposta to “Aposentadoria por Idade: Saiba tudo sobre ela!”

  2. Por pedro pereira soares Em Ago 2, 2016 | Responder

    estou aposentado dede 2005 e tirei o pis-pasep e continoé continou trabalhando na mesma empresaa pergunta tenho direito o abono pis

Poste um comentario