FGTS - Como Sacar os Recursos Do Fundo de Garantia?

56,013

Tem direito ao FGTS os trabalhadores regidos pela CLT, os trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safristas, atletas profissionais e diretores não empregados (por deliberação da empresa). É facultado ao empregador doméstico recolher ou não o FGTS referente ao seu empregado.

As hipóteses de movimentação da Conta Vinculada do FGTS foram estabelecidas no artigo 20 da Lei 8.036/90.

Conheça, nesta página, quais são as possibilidades de Saque do FGTS, onde, quando e como receber.

Passos necessários para sacar o fundo de garantia fgts

Coleta da documentação necessária

Os documentos exigidos variam de caso a caso. Informe-se na CAIXA ou na empresa. Normalmente, são pedidos o documento de identificação, a Carteira de Trabalho e o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT).

Solicitação do saque

O saque pode ser efetuado até 5 dias úteis após a solicitação dele pelo trabalhador ou a comunicação feita pelo empregador através do canal eletrônico Conectividade Social.

Realização do saque

Você pode sacar os recursos do FGTS em qualquer agência da CAIXA. Nos locais onde não houver uma agência, o saque será efetuado no banco conveniado onde foi feita a solicitação do benefício.




Posso sacar em qualquer dia do mês, ou há uma data mais indicada?

O saque pode ser realizado em qualquer data. Porém, o saldo da conta vinculada do FGTS é corrigido todo dia 10 de cada mês. Ao requerer o saque, se preferir, solicite que o pagamento seja efetuado após o crédito de juros e atualização monetária.

Quando receber?

Até 5 dias úteis após a solicitação do saque ou a comunicação de movimentação feita pelo empregador no Conectividade Social.

Onde receber?

Na agência da CAIXA de sua preferência. Nos locais onde não houver agência da CAIXA, o saque será efetuado no banco conveniado em que foi feita a solicitação.

Quais são as possibilidades de saque do FGTS?

- Despedida sem justa causa, pelo empregador;

- Despedida por culpa recíproca ou força maior;

- Rescisão do contrato de trabalho devido à extinção total da empresa ou fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos;

- Rescisão do contrato de trabalho por motivo de falecimento do empregador individual;

- Rescisão do contato de trabalho por motivo de decretação de nulidade do contrato de trabalho;

- Término do mandato de diretor não empregado ou rescisão do contrato de trabalho por prazo determinado;

- Aposentadoria do trabalhador;

- Suspensão total do trabalho avulso por período igual ou superior a 30 dias;

- Empregado residente em áreas atingidas por desastre natural, cuja situação de emergência ou de estado de calamidade pública tenha sido formalmente reconhecido pelo Governo Federal;

- Falecimento do titular da conta vinculada;

- Titular da conta com idade igual ou superior a 70 anos;

- Titular da conta ou dependente portador do vírus HIV;

- Titular da conta ou dependente acometido de neoplasia maligna;

- Titular da conta ou dependente em estágio terminal de vida, em decorrência de grave moléstia;

- Titular de conta vinculada que tenha permanecido fora do regime do FGTS, por 03 anos ininterruptos e cuja solicitação de saque seja apresentada a partir do mês de aniversário do titular;

- Permanência da conta vinculada do FGTS por 03 anos ininterruptos, sem depósito e cujo afastamento do titular tenha ocorrido até 13/07/1990;

- Aquisição de imóvel para a moradia do trabalhador;

- Amortização/liquidação ou abatimento de prestação de financiamento imobiliário concedido dentro do Sistema Financeiro da Habitação.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 50 respostas to “FGTS - Como Sacar os Recursos Do Fundo de Garantia?”

  2. Por adineles simao da rocha costa Em Fev 15, 2009 | Responder

    gostaria de saber se meu fgts ja está disponivel?

  3. Por osmar gomes Em Mar 6, 2009 | Responder

    Boa tarde, srs. Gostaria de saber se tenho direto de sacar um FGTS que esta inativo desde o ano de 2000.Eu pedi a conta na empresa por livre e espontanea vontade em janeiro de 2000, e a empresa decretou falencia no mes de setembro.Tenho todos os documentos, mas um atendente da cx. me disse que eu só teria direito a sacar se eu fosse demetido.( o que não tem cabimento pois se fosse demitido, já teria sacado).Isso é verdade?
    Grato/Osmar/Registro-SP

  4. Por adão pereira da silva Em Abr 20, 2010 | Responder

    quero saber se posso sacar o fundo de garantia tenho 59 anos sou aposentado,tenho 53.000 de fundo de garantina

  5. Por ALEX Em Jul 21, 2010 | Responder

    GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO Á SACAR O FGTS,POIS PEDI DEMISSAO DA EMPRESA DESDE 2006 MAIS ESTOU TRABALHANDO EM OUTRA EMPRESA,SERIA DADO COMO CONTA INATIVA? E TENHO DIREITO AO SAQUE?

  6. Por marcosfernandesbarros Em Jul 24, 2010 | Responder

    eu perdi demiçao na empresa

  7. Por Sandra Em Set 8, 2010 | Responder

    Bom dia,
    Gostaria de saber se tenho direito de sacar o fundo de garantia que esta inativo há 3anos e meio.Mas estou registrada como empregada dosmestica,e como tal não e depositado meu fundo de garantia por isso gostaria de saber se posso retira.
    Obrigada,aguardo resposta.

  8. Por marcos mormino Em Set 21, 2010 | Responder

    como eu consigo saca o fgts inativo,,,pois eu não tenho mais o contrato de resição, tem com sacar sem esse documento ?

  9. Por jane Em Nov 20, 2010 | Responder

    Ha muitos anos atras meu pai trabalhou de carteira assinada agora ele faleceu fomos arrumar os papeis veio o numero do pis mas nao acha nada por favor me orienta oque devemos fazer ele nunca mecheu. obrigado

  10. Por jaisvalda nascimento melo Em Nov 30, 2010 | Responder

    em 91 trabalhei na pires e pedir demissão e gostaria de saber se tenho direito de sacar o fundo de garantia dessa empressa ou não no momento estou trabalhando registrada
    na ecolimp

  11. Por elizangela Em Fev 7, 2011 | Responder

    Boa tarde, srs. Gostaria de saber se tenho direto de sacar um FGTS que esta inativo desde o ano de 2008.Eu pedi a conta na empresa.

  12. Por Nair Em Fev 9, 2011 | Responder

    gostaria que me informassem sobre o meu fgts , pois tenho 4 empresas que pedi demissão antes de 1991, e ja tenho 3 anos que nao trabalho com registro emcarteira, tentei fazer consulta no site da caixa e nao consta nada, o que devo fazer? nao estou entendendo, gostaria de melhores esclarecimento. obrigado

  13. Por seilma santos de jesus Em Mar 29, 2011 | Responder

    tenho um fundo de garantia na caixa quer eu pedir ct do meu imprego estou sem tabralhar sem cateira assinada desde.06/03/2008 quero saber se eu posso saca o meu fundo

  14. Por seilma santos de jesus Em Mar 29, 2011 | Responder

    boa noite gostaria de saber se tenho direito de saca um fgts que esta inativo desde o ano de 2008 .eu pedi a conta da empresa e tou sem trabalha desde 06/03/2008 sem cateira assinada obrigada

  15. Por andreia cristina Em Abr 25, 2011 | Responder

    boa tarde!tenho enterrese em saber se tenho direito ao fgts pois pedi a conta da empressa.ou eu realmente tenho que ter tres anos de contrubuição sem faltar um mes sem pagar.grata!

  16. Por Marcos Em Mai 12, 2011 | Responder

    Boa noite gostaria de saber se há alguma possibilidade de sacar meu fundo de garantia uma vez que pedi demissão da firma a mais de 3 anos, porem depois disso já é a terceira firma que estou trabalhando desde então e percebo que o nº da conta não é a mesma. será que posso receber?

  17. Por graciela Em Jun 7, 2011 | Responder

    Gostaria de saber se posso sacar meu fgts mesmo estando trabalhando.

  18. Por danyelle Em Jun 10, 2011 | Responder

    Ola gostaria de saber se tenho direito de sacar o meu FGTS, pedi demissão em junho de 2010, e hj em dia pago o prolabore. Tenho uma empresa. Como funciona isso??

  19. Por EDIVALDO FRANZONI Em Jun 16, 2011 | Responder

    tenho um saldo disponivel deste 10/10/2000, á empresa: COMO FAZO PARA RECEBER AGUARDO RESPOSTA OBRIGADO

  20. Por adriana philipi Em Ago 10, 2011 | Responder

    gostaria de saber?sai de duas firmas a 12 anos,e tenho o fgts para receber,mas na caixa não consigo saca-las.como faço.pois as empresas são de longe.obrigado espero resposta.

  21. Por Sérgio Luiz Oliveira Em Ago 22, 2011 | Responder

    Gostaria de saber como posso sacar um fundo de garantia no caso de perda do termo de rescisão contratual e com o fechamento da empresa, no caso uma agencia de empregos que não existe mais.
    Único documento que tenho é Carteira Profissional e o extrato da caixa econômica.

  22. Por lucineia Em Set 20, 2011 | Responder

    OI, GOSTARIA DE SABER SE MESMO DEPOIS DE 20 ANOS QUE PEDI DEMISSAO ONDE TRABALHAVA, TENHO DIREITO A RECEBER O FUNDO DE GARANTIA? SE POSSIVEL, GOSTARIA DE TER UMA RESPOSTA.

  23. Por marcus vinicius Em Set 20, 2011 | Responder

    … Eu gostaria de saber se posso sacar os beneficios que tenho depositado em minha conta na caixa; pois a informação que tenho é só apos a minha aposentadoria; eu sou portador do virus HIV.

    Obrigado.

  24. Por Reginaldo Em Nov 22, 2011 | Responder

    Boa noite gostaria de saber se há alguma possibilidade de sacar meu fundo de garantia uma vez que pedi demissão da empresa no mes 07/2011

  25. Por Marinalva Em Nov 25, 2011 | Responder

    A empresa que eu trabalhei, foi embora e nem se quer nos deu satisfação, isto é não recebemos nossa rescisão e nem o fgts. A empresa fechou as portas e não deu baixa em minha carteita. Tenho filho menor e necessito de receber pelo menos o meu ftgs. Como posso fazer isso. Se contratar advogado vai demorar muito s contaa que eles pedem uma fortuna. Favor me ajude. Na carteira tem o vinculo da empresa, mais não tenho rescisão e nem contrato de trabalho, somente a carteira s dada baixa.

  26. Por carla Em Jan 3, 2012 | Responder

    Boa tarde. PEDI DEMISSÃO EM NOVEMBRO DE 2009. GOSTARIA DE SABER SE JA PODEREI RETIRAR O MEU FUNDO EM NOVEMBRO DE 2012? OU SE TENHO QUE ESPERAR O MEU ANIVERSÁRIO EM JUNHO DE 2013 PARA RETIRAR?MUITO OBRIGADA E AGUARDO RESPOSTA

  27. Por gerson arruda vigabriel Em Jan 11, 2012 | Responder

    Olá bom dia ! tenho fgts como nao optante como faço para receber esse valor ?

  28. Por debora Em Jan 12, 2012 | Responder

    preciso sacar pis e fgts adiantado por motivo de doenca, ainda passarei pela pericia quais as doencas que seenquadram e em quanto tempo posso sacar tais beneficios para tratamento

  29. Por Luiz Em Jan 14, 2012 | Responder

    Para Debora: a lista de doenças é grande, todas crônicas. você pode se informar na própria pericia.

    Para gerson: não optante?

    Para Carla: após 3 anos pode retirar.

    Para Marinalva: vá até o seu sindicato. eles ajudam você gratuitamente.

  30. Por thiaggo Em Fev 9, 2012 | Responder

    fui demitido de uma empresa, mas meu patrão não pagava o sindicato, ele so pagava tudo quando o funcionario saia, e como eu não quis abrir uma conta pra ser depositados meus direitos, para poder recer no sindicato, ele falou que eu tenho que pagar uma multa de 600,00(por não ter abrido a conta) isso existe?

  31. Por hugo Em Fev 29, 2012 | Responder

    qual eo prazo que a caixa dar para sacar o fundo de garantia, a parti que dar entrada no FGTS?

  32. Por vitoria Em Mar 3, 2012 | Responder

    FUI DEMITIDA POR JUSTA CAUSA E O DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO FAZEM 6O DIAS QUE ME ENROLA SOBRE A CHAVE QUE PRECISO PARA LEVAR A CAIXA FEDERAL PARA RETIRAR O FGTS POIS A RESCISAO JA TENHO MAS QDO ME DIRIJO A CAIXA FEDERAL ME FALAM Q PRECISO DE UMA CHAVE ….

  33. Por Joaquim Em Mar 13, 2012 | Responder

    Parei de trabalhar em 7/7/2009 e hoje tenho 60 anos ja posso requer meu fgts meu aniversario e 7/10/.

  34. Por Eduardo Em Mar 27, 2012 | Responder

    Olá Gostaria de saber quantas são as formas de pagamento do FGTS pois já recebi trabalhei em uma empresa no mês de Julho de 2010 e fui demitido 19/01/2012 só recebi 368,13.Tenho direito de receber mais algum valor em relação ao FGTS ? aguardo resposta e Obrigado.

  35. Por lui augusto feitosa Em Mai 8, 2012 | Responder

    OI MEU NOME E LUIS E MEU PAI FALECEU RECEBO UM BENEFICIO DO INSS.COMPLETEI MEU 18 ANOS E FUI SACAR O FGTS DO MEU PAI E NAO CONSEGUIR POR TER PERDIDO ALGUMAS PAPELADAS E PRECISO SABER O QUE PODER SER FEITO EM CASO COMO ESSE ALEM DISSO TENHO 2 IRMAO QUE NAO CONHECO MORA EM OUTRA CIDADE E É FRUTO DE OUTROS CASAMENTO DO MESMO PAI. MUITO OBRIGADO!

  36. Por EDUARDO GOMES MOREIRA Em Jul 23, 2012 | Responder

    SOU APOSENTADO DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO A 10 ANOS,MAS AGORA EM FEVEREIRO DE 2012 EU COMEÇEI A TRABALHAR EM UMA FIRMA COMA CARTEIRA ASSINADA ATÉ DIA 18/07/2012, MAS TIVE UMA DESENTENDIMENTO COM O PATRÃO E PEDI A CONTA DO TRABALHO,GOSTARIA DE SABER DEPOIS DE QUANTO TEMPO POSSO SACAR O FUNDO DE GARANTIA,ONDE O MESMO FICA RETIDO,TENHO 61 ANOS.
    AGUARDO RESPOSTAS.
    OBRIGADO!

  37. Por Priscila Em Jul 24, 2012 | Responder

    Pedi demissão após uma discussão com uma das patroas,tenho direito ao saque do fgts?

  38. Por Rose Rocha Em Ago 28, 2012 | Responder

    Meu pai é aposentado com um salário mínimo e está com neoplasia maligna, como estou tendo muitas despesas médicas com o tratamento dele, eu gostaria de saber se posso torná-lo meu dependente de formas a sacar o meu FGTS para subsidiar no tratammento e nos atendiemtnos de suporte à ele.

    Agradeço a atenção.
    Rose

  39. Por RAFAEL SILVA Em Ago 31, 2012 | Responder

    ola queria saber se posso retitar dinheiro, pois pedir demisão em 2010 será que posso retirar obrigado espero resposta.

  40. Por PAULA MARIA DOURADO DANTAS Em Out 18, 2012 | Responder

    fUI DEMITIDA SEM JUSTA CAUSA, GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO AO FGTS.

  41. Por PAMMERA Em Out 24, 2012 | Responder

    Atenção pessoal que se demite:
    Vocês não podem sacar o fgts se pedirrem demissão, só sacarão quando vcs se aposentarem, pr enquanto ele esta retido.

  42. Por edilso quirino de sousa Em Nov 8, 2012 | Responder

    quero saber se tenho direito de usar o meu fundo de garantia mesmo estando trabalhando de carteira assinada em uma empresa,pô favor mim dê uma resposta.desde já eu agradeço.

  43. Por rodrigo galardini Em Nov 19, 2012 | Responder

    trabalhei em uma empresa no ano de 2002 ate 2005 mais nao tenho mais a carteira de trabalho com registro desta empresa mesmo assm consigo sacar depois de 3anos sem registro ou usar para comprar um imovel

  44. Por gilberto ferreira Em Jan 4, 2013 | Responder

    gostaria de saber se posso sacar meu FGTS, presisso pagar algumas contas e estou sem condiçoes no momento.

  45. Por Israel Em Jan 22, 2013 | Responder

    GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO Á SACAR O FGTS,POIS PEDI DEMISSAO DA EMPRESA DESDE 2010 MAIS ESTOU TRABALHANDO EM OUTRA EMPRESA,SERIA DADO COMO CONTA INATIVA? E TENHO DIREITO AO SAQUE?

  46. Por ana paula Em Fev 27, 2013 | Responder

    Fui tentar sacar o meu fgts, mas aminha carteira não tem data de saída. o empregador sumiu. como consigo sacar o fgts, já que na caixa existe saldo, porém não posso sacar. Quem resolve
    ministeério do trabalho ou inss.

  47. Por silvana Em Mar 29, 2013 | Responder

    pedi demissao en 27 04 2012 ja posso sacar meu fgts aguardo resposta

  48. Por Jean pietro Em Abr 8, 2013 | Responder

    Depois de um acidente pedi demicao da empresa com isso o
    Fgts ficou retido e tenho um financiamento de uma casa
    Eu consigo usar esse fgts para abater em prestacoes do financiamento ?

  49. Por rosy Em Abr 20, 2013 | Responder

    peguei minhas ferias e viagei e não retornei ao trabalho,deram justa causa,eu tenho direito de receber meu fundo de garantia que esta na minha conta mas ele esta bloqueado!

  50. Por Monikelly Gomes Em Abr 24, 2013 | Responder

    Gostaria de saber no caso de saque do FGTS para Aquisição de imóvel para a moradia do trabalhador,como fica a questão da multa rescisória,recebe ainda?

  51. Por sandra aparecida gonçalves Em Jul 5, 2013 | Responder

    tenho um fundo de garantia na cixa nao fui demetida eu pedi conta so que no momento estou com filho enternado na clinica de dependencia quimica e estou precisando desse dinheiro porque eu preciso pagar 680reais por mes e meu marido esta ganhando pouco e preciso de ajuda pois meu so tem 17anos me ajude por favor

Poste um comentario