Aeronautica Abre Concurso Publico Com 160 vagas para Formacao de Oficiais Engenheiros

10,422

A Aeronáutica do Brasil abre inscrição para Concurso Público destinado a interessados em participar do Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica do ano de 2009 (EA EAOEAR 2009), e Exames de Admissão aos Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos da Aeronáutica do ano de 2009 (EA CAMAR/CADAR/CAFAR 2009).

Os Exames destinam-se a selecionar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas, para compor os Quadros de Oficiais do Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica.




Sobre as inscrições:

  • Para se inscrever, o interessado deverá preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), disponível na página oficial do CIAAR na Internet, utilizado pelos candidatos somente durante o período de inscrição, que vai das 10h00 do dia 26 de maio até as 15h00 do dia 20 de junho de 2008 (horário de Brasília).

O preenchimento do FSI não efetiva a solicitação de inscrição, mas apenas facilita o processo. Para a efetivação da solicitação de inscrição, o FSI, devidamente preenchido, deverá ser remetido ao CIAAR, via encomenda expressa (urgente) ou via ECT, com postagem registrada, dentro do prazo estabelecido no Calendário de Eventos, para o seguinte endereço: Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - CIAAR - Divisão de Concursos - Avenida Santa Rosa, nº 10 - Pampulha - Belo Horizonte-MG - CEP: 31.270-750.

O valor da taxa de inscrição para todos os cargos será de R$ 85,00, com exigência de Nível Superior.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

  • Médicos: Anatomia Patológica (ANP) - (2), Anestesiologia (ANE) - (9), Cardiologia (CAR) - (10), Cirurgia Geral (CGE) - (2), Cirurgia Pediátrica (CPE) - (1), Cirurgia Plástica (CPS) - (2), Cirurgia Vascular - Periférica (CVP) - (1), Clínica Médica (CLM) - (19), Dermatologia (DER) - (4), Gastroenterologia (GEN) - (2), Geriatria (GER) - (2), Ginecologia e Obstetrícia (GOB) - (4), Infectologia (IFT) - (3), Medicina Intensiva (ITS) - (5), Nefrologia (NEF) - (2), Neurologia (NEU) - (5), Oftalmologia (OFT) - (3), Ortopedia (ORT) - (9), Otorrinolaringologia (ORL) - (6), Pediatria (PDI) - (12), Psiquiatria (PSI) - (9), Radiologia (RAD) - (5), Reumatologia (REU) - (3), Urologia (URO) - (4);
  • Odontólogos: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBM) - (3), Endodontia (ENT) - (2), Imaginologia Dento-Maxilo-Facial (IDM) - (2), Ortodontia (ORD) - (2), Periodontia (PER) - (3), Prótese Dental (PRD) - (3);
  • Farmacêuticos: Farmácia Bioquímica (BIO) - (2), Farmácia Hospitalar (HOS) - (3), Farmácia Industrial (IND) - (1);
  • Engenheiros: Engenharia Eletrônica (ELN) - (5), Engenharia Elétrica (ELT) - (4), Engenharia Mecânica (MEC) - (4), Engenharia de Telecomunicações (TEL) - (2).

Sobre a realização das Provas:

Os Exames serão realizados nas localidades sedes das Organizações Militares de Apoio (OMAP) designadas pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) para apoiar os eventos desses exames.

A concentração inicial das Provas Escritas serão nas cidades de Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Canoas-RS, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Manaus-AM, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e São Paulo-SP.

Os exames serão constituídos das seguintes etapas: Exame de Escolaridade; Exame de Conhecimentos Especializados; Prova de Títulos; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e Prova Prática e Oral (PPO).

Todas as etapas, à exceção da Prova de Títulos, terão caráter eliminatório, sendo que os Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados terão, também, caráter classificatório.

A Divulgação dos locais de realização da prova será através das páginas do CIAAR na Internet e Intraer, no dia 1º de agosto de 2008.

  • A prova será realizada no dia 24 de agosto de 2008, com início às 10h00 (horário de Brasília) e duração de 4 horas. O tempo restante até o término da prova será informado verbalmente pela Comissão Fiscalizadora a cada hora cheia e nos últimos 30 minutos, 15 minutos e 5 minutos. Após isso restarão 20 minutos para marcação do cartão de respostas;
  • Até o dia 16 de outubro de 2008, será Divulgado, no Diário Oficial da União, da relação nominal dos candidatos convocados para a Concentração Intermediária e Prova de Títulos, que serão entregues no horário das 9h00 às 11h00, do dia 20 de outubro de 2008;
  • No dia 23 de dezembro de 2008 ocorrerá a Divulgação dos locais, dos horários e da relação nominal dos candidatos convocados para a Prova Prática e Oral (PPO), nas páginas do CIAAR na Internet e Intraer. Esta será realizada no Rio de Janeiro, de 5 a 8 de janeiro de 2009.

Mais informações poderão ser obtidas através do Diário Oficial da União (DOU) e no Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA), nas páginas do Comando da Aeronáutica: COMAER (www.fab.mil.br), Intraer (www.portal.intraer/Ingresso/html/EM_ANDAMENTO_INTRA.htm), CIAAR (www.ciaar.com.br/concurso09eaoear.html) / (www.ciaar.com.br/concurso09ccc.html); e através dos Serviços Regionais de Ensino (SERENS), órgãos do COMAER que possuem vínculo sistêmico com o DEPENS, e junto ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), por intermédio dos telefones (verificar Edital).

O prazo de validade dos Exames irá até a data prevista para a matrícula, sendo tal prazo improrrogável.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 5 respostas to “Aeronautica Abre Concurso Publico Com 160 vagas para Formacao de Oficiais Engenheiros”

  2. Por vanessa fernanda da silva Em Set 16, 2008 | Responder

    passe informaçoes da aeronautica brasileira que destinem a jovens de 16 e 17 anos
    eu quero muito me ingressar e nao sei como

  3. Por darlison gomes desantana sá Em Out 8, 2008 | Responder

    quero muito engressa e meu sonho sequir essa carreira me ajudem como faço nasce 08/04/91

  4. Por darlison gomes desantana sá Em Out 8, 2008 | Responder

    me ajuda por favor sou di bonsucesso

  5. Por luriani Em Jan 13, 2009 | Responder

    quero entrar na aeronautica mas não se com por que tenho apenas 16 anos

  6. Por anderson gonçalves de oliveira Em Jan 19, 2009 | Responder

    oi eu tenho conhecimento na area de desenhista cadista 2D 3D nos cursos de auto cad mais toda as enpresas que eu mando curriculo,não porque você tem 16 anos só de 18 ,como que eu vou pegar conhecimento cem oportunidade de desenvolver meu desenpenho profissional quero muito entrar na aeronaltica e ser um engenheiro,estou a espera de uma oportunidade

    obrigado

Poste um comentario