ABC dos cabelos.

5,337

Dicas, truques, cuidados e curiosidades para você cuidar melhor dos seus fios
Você usa corretamente o secador? Sabe como evitar pontas duplas, o ressecamento dos fios e até a barbeiragem de um cabeleireiro? Consegue domar o volume dos cachos? Então está na hora de acabar com todas essas e outras dúvidas:




Alisamento
Técnica indicada para alisar cabelos muito crespos. Os fios ficam lisos, mas tornam-se ainda mais rebeldes, secos e danificados porque a química utilizada é fortíssima. É importante refazer o processo a cada três meses e hidratar sempre os fios para amenizar o ressecamento em excesso.

Bigudi
Rolinhos de plástico de diversas espessuras usados em salão para fazer permanente – técnica que permite cachear os cabelos lisos. Os fios são enrolados nos bigudis e recebem o líquido de permanente. Depois de 15 minutos, o cabelo é enxaguado e recebe o neutralizador, responsável por interromper a ação da permanente. Os cachos costumam durar três meses.

Chapinha
Se o cabelo muito crespo ainda ficou espigado depois da escova, a chapinha ameniza o problema. O aparelho é formado por duas pranchas que esticam o cabelo, quando aquecidos e aplicados sobre as mechas. Para não ressecar os fios, use produtos especiais para protegê-los do calor do secador. Se quiser fazer em casa, é preciso comprar o aparelho, disponível em lojas de eletrodomésticos. O preço varia de R$ 50 até R$ 150, dependendo da marca.

Hidratação
Processo que evita o ressecamento natural dos fios e o provocado por vento, cloro ou química. Os cabelos devem ser hidratados a cada 15 dias, e esse cuidado vale mesmo para os oleosos porque oleosidade não hidrata. Você pode fazer em casa. Passe um creme de massagem comprado em farmácias ou em lojas especializadas, utilize a touca térmica entre 15 e 20 minutos e enxágüe.

Pontas duplas
Elas surgem pelo excesso de escovação, uso de presilhas metálicas e elásticos sem proteção de tecido, aplicação excessiva de produtos químicos e falta de hidratação. Juntar as pontas que se abriram impossível. Para eliminá-las, só cortando. Mas produtos que protegem os fios, como fluidos de silicone e máscaras, evitam o problema.

Relaxamento
Feito apenas no salão, esse processo alarga os cachos e diminui o volume dos cabelos crespos. O problema é que resseca porque muda a estrutura natural dos fios. A cutícula é aberta e o fio se torna morto. O efeito é um cabelo ainda encaracolado, mas de uma maneira mais branda.

Secador
É preciso um pouco de cuidado para usá-lo. Antes de secar, desembarace os fios.. No caso de cabelos lisos, o ideal é primeiro tirar a umidade com a temperatura média e só depois fazer a escova. Quem tem fios crespos deve iniciar a escova com eles ainda molhados. Use o secador a uma distância mínima de um palmo dos fios para não queimá-los e mantenha-o em constante movimento para não prejudicar a elasticidade do cabelo. Para terminar o penteado, passe para o ar quente – use escovas de cerdas naturais que não derretem. No fim, um jato de ar frio, que fixa os fios e dá um aspecto natural.

Volume
Há mulheres que reclamam da falta e outras do excesso. Para aumentar, a dica é escolher cortes com acabamento triangular e pontas desfiadas. Além disso, a parte de trás mais longa dá a sensação de cabelo comprido e cheio. A musse é um bom artifício para armar os fios. Aplique-a nos cabelos molhados ou úmidos. Depois, é só secar com o secador, penteando como quiser. Dica para diminuir o volume: penteie o cabelo só quando estiver molhado, mecha por mecha, sem pressa, com pente de madeira largo. Enrole as mechas já secas com os dedos, mantenha por alguns minutos e solte. Os cachos ficam definidos, sem volume exagerado. O segredo para reduzir o volume é cortar em duas camadas, deixando a externa mais comprida do que a interna.

CORTE RUIM? JAMAIS!!

Além de procurar um profissional de confiança, mostrar a ele algumas fotos de cortes e de conversar bastante até sentar na cadeira, há outras providências que você pode tomar para não se decepcionar com o novo visual:

♦ Antes de ir ao salão, não utilize musse e gel. Assim, o profissional pode analisar o seu tipo de cabelo.
♦ Não saia do salão com a cabeça molhada. O cabeleireiro às vezes precisa fazer alguns ajustes nos fios secos.
♦ Só vá embora após examinar cuidadosamente o corte, na frente e atrás, com um espelho.

Artigos Aleatorios

Poste um comentario