Soja pode proteger contra o câncer de mama

2,317

Mulheres que consomem uma dieta rica em produtos com soja são 60 por cento menos propensas a ter um tecido mamário de “alto risco”, comparadas às que comem menos soja, afirmaram cientistas no sábado. “Nossas descobertas reforçam, de forma considerável, a hipótese de que o consumo de soja protege contra o desenvolvimento do câncer de mama”, afirmaram pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura, da organização britânica Cancer Research e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Cientistas tinham apontado anteriormente que o consumo de soja podia contribuir para taxas menores de câncer de mama em países como China e Japão, mas a pesquisa se provou inconclusiva. O estudo mais recente, publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, combinou dados de dois estudos de mulheres chinesas em Cingapura.




O primeiro estudo analisou os hábitos alimentares das mulheres, incluindo a ingestão de soja, enquanto o segundo usou mamografias para classificar as participantes de acordo com a densidade do tecido mamário. Depois de identificarem 406 mulheres que participaram das duas pesquisas e ajustarem o consumo de energia e outros fatores que poderiam confundir, os cientistas verificaram que a ingestão da proteína da soja estava inversamente relacionada ao risco elevado de câncer.

O outro estudo mostrou que existe ligação ente tecido denso e um risco menor de câncer de mama. “Essa pesquisa demonstra, pela primeira vez, que a quantidade de soja consumida por uma mulher tem um efeito no tecido da mama e poderia diminui o risco de ela ter câncer de mama”, afirmou o médico Stephen Duffy, do Cancer Research UK, em um comunicado. A soja é uma fonte rica de estrógenos vegetais, conhecidos por protegerem animais contra o câncer de mama.

Artigos Aleatorios

Poste um comentario