Aprenda Como Dirigir Bem!

85,422

Dirigir parece fácil para muitas pessoas. Alguns pensam que é basicamente conseguir fazer com que o veículo em que estamos sentados no papel de motoristas se mova para frente (ou para trás em eventuais ocasiões), sem bater em nada. Mas uma coisa a vida de motorista nos ensina: não confie em nada que pareça fácil. Caso contrário à frase “se a esmola é demais o santo desconfia” não teria o menor significado prático pra ninguém :)

volante, aprenda a dirigir

Tudo começa a se complicar quando entendemos que para sairmos do lugar com o tal veículo, devemos dominar três pedais (freio, embreagem e acelerador), com apenas “dois pés”.

Percebemos que para lidarmos com esses pedais (os três) não basta apenas pisarmos neles, mas temos de fazer isto em seqüências alternadas, coordenadas e de forma impensada (a menos que você esteja num carro hidramático, o que ajuda muito), pois se pensarmos muito não dará tempo de evitar o acidente no qual estávamos justamente tentando achar um meio de impedir.


Contudo, os pedais são apenas parte da complexa cadeia de instrumentos do veículo que devemos manusear corretamente. Outro complicador é a caixa de câmbio. Temos que saber qual marcha usar em cada situação (e para cada velocidade do veiculo, e cada carro tem o seu jeito), não esquecendo nunca de utilizar os pedais de forma sincronizada com a referida marcha para que a mesma funcione.

Passamos de seres humanos a malabaristas de mãos e pés. Utilizando nossos membros em equipe na esperança de que eles saibam o que estão fazendo. Mas não é só isso. Devemos ter senso de direita e de esquerda, e para provar aos demais motoristas que possuímos este domínio, precisamos acionar o pisca-pisca na direção em que gostaríamos de virar o carro. Com um detalhe: se vamos para direita, a alavanca do pisca não vai para direita e sim para cima, e se quisermos ir para esquerda devemos movê-la para baixo. Necessitamos saber diferenciar a dita alavanca de outras que ficam espalhadas ao redor do volante, como por exemplo, a alavanca do limpador de pára-brisa. Salvo se o limpador for acionado por botões, ou outro dispositivo qualquer (Calma, se você é um aspirante a motorista não desista ainda, pois tudo tende a piorar).

Ao se pensar em pegar à estrada, manipulando três pedais com dois pés, dominando as tais alavancas, os botões e demais dispositivos do painel e sabendo os caminhos tortuosos que fazem as marchas serem engatadas, a pessoa pode então se concentrar em dirigir. Isto consiste simplesmente em ir pisando no acelerador, enquanto se olha pelo retrovisor lateral esquerdo, lateral direito, retrovisor traseiro, cuidando do marcador de velocidade, e… Meu Deus! Olha para frente!

Enfim, para que possamos ser bons motoristas, devemos ter em mente que mesmo que não sejamos alienígenas de três pernas, quatro braços, e com olhos atrás da nuca, o maior complicador para conseguirmos ir bem ao trânsito não é o pedal, a alavanca, o câmbio, ou outro mecanismo qualquer do carro. A principal peça que causa problemas e que deve ser bem verificada antes de alguém assumir o volante é a sua própria cabeça. Pois é ali que reside o senso de prudência, a consciência, o respeito, a atenção e a educação entre outros tantos fatores importantíssimos para se dirigir bem. Sem isso, qualquer passeio de domingo pode transformar-se em uma tragédia, muitas vezes fatal, guiando o pretenso motorista a um caminho sem volta.

Saiba mais sobre carros populares no Portal Automotivo OpiniaoWeb Carros!

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 32 respostas to “Aprenda Como Dirigir Bem!”

  2. Por TAVIRIO Em Fev 24, 2009 | Responder

    Solicito orientação sobre a forma correta de manter o automóvel parado, no trânsito. Se pressionando o pedal do freio juntamente com o da embreagem, ou simplesmente puxando o freio de estacionamento (freio de mão.
    Atenciosamente. TAVIRIO

  3. Por osvaldo junior Em Set 1, 2009 | Responder

    ola gostaria saber com detalhes como usar o cambio automatico da hilux pq eu ainda to com dificuldades de usar o cambio corretamente.

  4. Por victor Em Mar 15, 2010 | Responder

    o texto só tira a coragem dos que vão aprender a dirigir, faz pensar que é um bixo de sete cabeças quando na verdade nao é.

  5. Por simone Em Abr 12, 2010 | Responder

    Estou com muito medo de dirigir acho que não vou conseguir essa mudança dos pedais é coisa muito rapida …

  6. Por paulo roberto Em Mai 11, 2010 | Responder

    eu queria saber como é que se serra a ambreajem em ladeira pq algumas pessoas apenas botam no neutro ii puxão i freio de mão’
    i tbm na hora de fazer uma curva eu devo diminuir de marcha em marcha por exemplo to de quinta vou fazer uma curva logo em diante devo diminuir pra quarta ii depois pra terçeira,ou então eu posso ir freiando ii quando chegar na curva eu posso jogar logo pra primeira?
    vlw’

  7. Por Ellen Em Mai 18, 2010 | Responder

    Eu gostaria de saber qual a marcha que se coloca para subir uma lomba? Eu poderia subir devagarinha na primeira?

  8. Por Ana Maria Em Mai 19, 2010 | Responder

    Estou aprendendo mas sinto dificuldade nas balizas . estou q/ desistir.

  9. Por Ródrio Em Jun 19, 2010 | Responder

    Dirigir não esse terror ai, não. Pra ser um bom condutor, ou dirigir de forma defensiva, abasta te atenção. Essa é a palavra certa. É tudo muito simples, mas sem ATENÇÃO não vamos a lugar nenhum. Para quem não tem noção do que é dirigir, umas aulas com um instrutor competente é bom e no mais confiança e ATENÇÃO EM TUDO.

    Ródrio - Goiânia, Goiás.

  10. Por Maria Tailania Em Jul 15, 2010 | Responder

    Bom tenho apenas 15 anos e tenho vontade de aprender a dirigir nunca peguei no volante e esse final de semana irei aprender mas estou com um pouco de medo será que vou conseguir?
    e também gostaria de algumas dicas para iniciantes?

  11. Por Meri Em Jul 29, 2010 | Responder

    Seu texto está de parabéns!
    Eu estou treinando na Auto Escola PR, mas já reprovei duas vezes de caro no DETRAN, a 1° vez eu errei a baliza, estacione o carro na baliza, mas o pneu de trás não ficou na linha amarela, aí pronto eu fiquei nervosa e não sabia como arrumar o carro, porque na auto escola eu geralmente não errava a baliza. Na 2° vez estava chovendo muito, por azar, eu não havia treinado com chuva, e de novo deixei o pneu de trás fora da linha amarela na baliza, desta vez eu tirei o carro e entrar de novo,deu certo a baliza, já na rua eu me dei mal. O meu colega foi quem sai com o carro do detran, o examinador pediu para ele virar para a esquerda e ele não virou, depois pediu para ele virar para a esquerda de novo e ele virou para a direita, isto a conteceu duas vezes, já no meu caso, o examinador me pediu para virar para esquerda quase em cima da rua, aí eu não virei, pois eu sabia que não iria dar certo, na segunda rua eu não entrei, pois ele mandou eu entrar na primeira rua que eu não entrei. Comecei a dirigir certinho depois dos erros acima comentados,estava feliz pensando estar aprovada, porém eu não parei na placa da preferência, e sabe porque, naquele mesmo dia de manhã eu fiz uma aula na auto escola, eu estava até dirigindo mais ou menos, aí eu vi uma placa da preferência, e não lembrava se parava ou não, pois fiquei mais de um mês sem treinar na auto escola, sabe o que o meu instrutor me respondeu,”se vir o carro você pará,se não vir você não pará, você vai dar preferência para quem!”. Adivinha eu reprovei justo na preferência, e o meu colega passou mesmo com os erros que cometeu, pois no trajeto dele não havia preferência, pois se houvesse com certeza teria rodado.
    Obrigado pela atenção.

  12. Por elber Em Set 2, 2010 | Responder

    eu tenho um novo fusca mas o cambio é automatico e ainda to aprendendo a manejá cm faser pra quando eu para de acelerar o carro não ir pra tras e eu acelerar e ele ir pra frente

  13. Por elber Em Set 2, 2010 | Responder

    pra subir uma lomba vc deve usar a segunda marcha

  14. Por Mauro Em Out 5, 2010 | Responder

    Oi, eu gostaria de saber como fazer jogo de embreagem numa subida parado diante do semaforo, e saber sempre preciso reduzir a marcha em uma curva ou simples reducao de velocidade. obrigado

  15. Por georgina de oliveira santos Em Nov 17, 2010 | Responder

    gostaria de aprender como se faz uma meia embreagem em subidas

  16. Por mateus Em Nov 21, 2010 | Responder

    se for a mais de 20km/h ( ou seja se a lombada for daquelas, longas e baixas ) da pra se passar na 2ª, caso contrario use a 1ª caso a lombada seja bem chata (tipo daquelas q arranham o carter do carro )efim nesse caso use a 1ª, espero ter ajudado. obrigado

  17. Por mateus Em Nov 21, 2010 | Responder

    puxar o freio de mao nao é nescessario pois vc perde tempo e o carra atras de vc pode te echer o saco pra vc andar logo, porem o mais correto é vc jogar o carro em neutro pois deixar o carro engrenado pode gastar mais gasolina alem de vc ter q ficar com o pé fincado na embreagem (e poder ocorer um acidente com o carro da frente, no caso de soltar o pé da embreagem e o carro sair sem vc perceber. )

  18. Por ADRIANO Em Dez 9, 2010 | Responder

    Olá, para fazer meia embreagem é simples basta estar com o pé no freio, quando o semaforo abrir solte mais um pouquinho o pé da empreagem e solte devargazinho o pé do freio para notar se ele não vai descer daí é só acelerar…se notar q ele vai descer solte mais um pouco o pé da embreagem e assim vai…vc ainda vai acostumar e ficará bem hábil ainda..o começo é assim mesmo, espero ter ajudado…Até mais.

  19. Por lulu Em Jan 1, 2011 | Responder

    vc tem que fazer melhor que isso

  20. Por Celso Em Mar 23, 2011 | Responder

    Tem que tirar totalmente o pé do pedal de embreagem. O simples fato de voce descansar o pé em cima do pedal, (com o veiculo parado ou em movimento) ja da um desgaste prematuro no conjunto embreagem.

  21. Por Patricia Em Abr 20, 2011 | Responder

    td q foi dito no texto está corretissimo, é complicado mesmo, acabei de tirar minha carta e imaginava que era muito facil mas depois percebi q não era, estou muito anciosa para aprender mais acho até que é isso que me atrapalha.

  22. Por thais cristina Em Abr 30, 2011 | Responder

    como não ser reprovado na baliza ,estou com muito medo!!!!

  23. Por dalva Em Abr 30, 2011 | Responder

    este texto tira o estimulo de qualquer um que pense em ter um carro, olhando por esse lado é menos estressante andar de onibus, mas ainda tenho que me preocupar com o motorista que já estar superestressado em ter que fazer tudo isso o dia inteiro. Acho que vou comprar um equino.

  24. Por neander Em Mai 26, 2011 | Responder

    pq as vezes temos que voltar para tras com as marchas(terceira pra segunda_quarta para terceira),penso que cada maior o numero, maior potencia o carro adquiri.nao sei quando passo de segunda pra terceira e de terceira para quarta.

  25. Por manoel de oliveira gama Em Mai 31, 2011 | Responder

    gostaria de saber, como faço para eliminar esssa minha insegurança, pois já aprendi a guiar, eu sozinho dirijo na BR, vou para todo lado, só que guando entra do meu lado um motorista fico e faço tudo com nervosismo.

  26. Por Joelma Em Out 2, 2011 | Responder

    Como faço para parar o carro na ladeira sem acionar os freios,apenas com embreagem e acelerador

  27. Por marcia Em Out 26, 2011 | Responder

    oi tenho muito medo do volante como faço pra perder esse medo quero muito aprender a dirgiur

  28. Por netinhio Em Jan 19, 2012 | Responder

    boa vosei mandao bem

  29. Por Paulo Em Jan 22, 2012 | Responder

    CALMA PESSOAL!!!
    Para quem ficou desanimado ao ler este texto, saibam que houve um certo exagero (ironia…) de quem o escreveu. Atenha-se mais ao último parágrafo, parte em que o autor fala sobre ter CABEÇA BOA (consciência, responsabilidade, atenção, etc) PARA DIRIGIR. Isto sim, é mesmo fundamental e ele está corretíssimo.
    NÃO DESANIMEM, LEIAM ISTO:

    http://opiniaoweb.com/portal/aprenda-a-dirigir-teoria-para-quem-nao-sabe-2/#comment-18070

  30. Por marcia Em Fev 11, 2012 | Responder

    eu fiz aula na auto escola com um celta e agora eu pretendo compra um gol ou um consa tenho duvida sobre as marchas por favor me ajuda???
    obrigado!!!

  31. Por irapua Em Mai 26, 2012 | Responder

    gostaria de saber como se faz para dar cavalode pau marcha ré, na direção evasiva chama de reverso de ré
    Obrigado

  32. Por norma Em Mai 13, 2014 | Responder

    gostaria muito de perder o medo de dirigir tenho carta a mais de dois ano mais o medo e mais forte

  1. 1 Trackback(s)

  2. Jun 2, 2008: Tudo o que você precisa saber sobre carros « Nao Cago dinheiro! O blog do avarento…

Poste um comentario