Volkswagem Anuncia Recall Em Fox, SpaceFox e CrossFox

15,091

A Volkswagen S.A. do Brasil anunciou nesta segunda-feira que terá início hoje, dia 3 o maior recall de sua história no Brasil. O recall vai alterar o mecanismo de rebatimento do banco traseiro após haverem denúncias de que o manuseio teria machucado e até mutilado dedos de usuários. (Como sempre só depois de inês morta é que se tomam providências)

banco do fox com problemas recall foto

A troca do mecanismo será feita nos veículos que possuem banco traseiro com encosto inteiriço e corrediço (ajuste longitudinal), totalizando 293.199 unidades (incluindo Fox, SpaceFox e CrossFox), fabricadas desde 2003.




A empresa informou, porém, que irá convocar todos os donos de modelos Fox fabricados no Brasil, ao todo 511.116 unidades, incluindo aqueles que possuem banco fixo ou bi-partido (modelos que não participam do recall). De acordo com a montadora, esses clientes (que não têm banco corrediço) serão chamados apenas “para tranqüilizá-los”, já que não haverá mudança em seus veículos (Uma velha estratégia de marketing).

A empresa informou ainda que vai fixar novas etiquetas de orientação e de alerta e fornecer complementos informativos no manual do proprietário, e um folheto ilustrativo da operação.

A operação foi atestada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e também pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

A instalação das peças e etiquetas levará, em média, 1 hora (sem contar é claro com a sua espera), se for um banco traseiro de encosto inteiriço e corrediço. No caso de ser um banco fixo ou bi-partido, o proprietário será orientado sobre como realizar a operação, mas não precisará receber o kit, pois estes modelos não participam do recall.

A companhia informou que enviará cartas a todos os clientes que têm Fox, sugerindo que marquem com antecedência data e horário para comparecer ao concessionário. Também criou uma linha direta para esclarecimentos (0800 019 8866) e um site com informações detalhadas.

A Volks informou que os países da América Latina e África para onde os modelos são exportados serão comunicados do recall. No total, 119.392 unidades com o banco especificado circulam nesses mercados. A empresa informou caberá a cada país definir a ação a ser tomada de acordo com sua legislação.

O que vai mudar

De acordo com a volks, a alça usadapara destravar o encosto do banco traseiro será substituída por outra alça de cor vermelha, mais larga e mais comprida que a atual. Será adicionado também um suporte metálico posicionador para que a alça fique corretamente posicionada, com uma extremidade no porta-malas e outra sobre o assento do banco traseiro. Esse componente passará pelo centro da alça e ficará fixo na travessa metálica da parte de trás do assento.

Sobre a argola onde é fixada a alça utilizada para destravar o o encosto, na parte posterior, será adicionado mais um suporte metálico. Sua função é fechar todos os orifícios, evitando qualquer possibilidade de acesso. Este suporte retém ainda a alça dentro da argola.

Será adicionada ainda outra cobertura de plástico rígido embaixo da haste metálica do sistema de destravamento do encosto (que fica embaixo do assento). Com o fim de também bloquear um possível acesso.

Dois adesivos na parte inferior do assento, e dois adesivos na parte posterior do encosto, serão fixados no banco — Todos com ilustrações e advertências sobre a correta operação do sistema, e também informando, passo a passo, como realizar o procedimento. O anel de borracha, que era oferecido gratuitamente pela empresa aos proprietários dos modelos Fox, será retirado para permitir a instalação do kit.

Entenda mais sobre o caso

Em fevereiro deste ano o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) pediu algns esclarecimentos à companhia após receber denúncias de clientes que teriam se machucado na operação de rebatimento do banco traseiro.

A empresa anunciou que iria oferecer aos proprietários do modelo Fox a instalação de uma peça de borracha adicional que evitaria quaisquer erros na operação.

Na época, a montadora negou que estivesse fazendo um recall e atribuiu os acidentes ao mau uso do sistema de rebatimento do banco do Fox. Ainda reconheceu oito casos de usuários feridos ao fazer o procedimento. Ao comunicar o fato nesta segunda feira, a montadora informou que dos nove clientes que entraram na Justiça já houve acordo indenizatório com oito deles.

O acidente acontece quando o passageiro tenta aumentar o espaço do porta-malas, rebatendo o banco traseiro para frente. Para op procedimento, é preciso puxar uma alça embaixo do banco, para deslocar o encosto do assento. Os acidentes aconteceram quando o motorista encaixou o dedo na argola dessa alça.

Saiba mais sobre carros populares no Portal Automotivo OpiniaoWeb Carros!

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 1 resposta to “Volkswagem Anuncia Recall Em Fox, SpaceFox e CrossFox”

  2. Por LUIS CARLOS Em Out 30, 2008 | Responder

    BOA NOITE, COMPREI UMA SPACEFOX, E É UMA VERDADEIRA PORCARIA, EM 3 MESES DE COMPRADA OBS.ZERO, APRESENTOU MAIS DE 30 ANORMALIAS….

    A VERDADE É QUE PERDI MEU MONER R$ 52.300,00
    JOGADO FORA…

    AMIGOS ANTES DE COMPRA UMA SPACE FOX PENSE DUAS VEZES..

    ATENCIOSAMENTE;

    O OTARIO

    LUIS CARLOS DE SOUSA
    CIDADE PETROLINA -PE
    COMPREI NA PETROMOL> Q SE DIZ AUTORIZADA…

    87 8816 -3373
    FAREI DIVULGAÇÃO EM TODOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO..

Poste um comentario