Férias Remuneradas - Saiba mais Sobre seus Direitos

3,058

Todo trabalhador aguarda ansiosamente por esse período e com razão! As férias remuneradas é a oportunidade que se tem para descansar, viajar, estar com a família ou simplesmente: não fazer nada! As férias remuneradas é um direito garantido a todo trabalhador pela Consolidação das Leis do Trabalho.  A Lei define ainda, tempo para aquisição das férias, pagamento e duração das férias. Confira.

imagem-foto-ferias.jpg





Aquisição das Férias

Para ter direito as férias remuneradas o funcionário precisa completar um ano de vigência do contrato de trabalho. Completado 12 meses de trabalho registrado em carteira é concedido o período de descanso e lazer.

Prazo para Pagamento

Pela Lei, o funcionário deve ser comunicado formalmente com 30 dias de antecedência a data das férias. O empregador deve depositar o valor das férias até dois dias antes do início do período de descanso. O trabalhador recebe além da remuneração normal, um adicional no valor de um terço de seu salário. Horas extras e adicionais estão inclusos no cálculo do pagamento. E a empresa tem até 11 meses para conceder férias ao trabalhador. Passado este prazo, as férias serão pagas em dobro.

Duração

Até 30 dias corridos, conforme a quantidade de faltas não justificadas. Faltar ao trabalho sem justificativa por mais de 32 dias no período de um ano, o trabalhador perde seu direito a férias. Estudante menor de 18 anos que trabalha tem direito a férias no mesmo período das férias escolares.

Confira na tabela como funciona o cálculo de dias de férias.

imagem-foto-tabela-ferias.jpg

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 5 respostas to “Férias Remuneradas - Saiba mais Sobre seus Direitos”

  2. Por maria alexsandra Em Fev 20, 2014 | Responder

    gostaria de saber se eu como domestica tenho direito a receber o dinheiro das minhas ferias. porque eu tiro as ferias mas nao recebo o dinheiro

  3. Por willy Em Mar 26, 2014 | Responder

    Minha mulher está de licença maternidade, as ferias remunerada seriam contados nos quatro meses ou ela tem direito a quatro meses de licença maternidade e mais trinta dias de ferias remunerada?

  4. Por férias Em Fev 13, 2015 | Responder

    Entrei de férias no dia 11 02 2015, nao assinei os papeis, ainda não me pagaram, o que eu devo fazer hoje e 13 02 2015.

  5. Por férias Em Fev 13, 2015 | Responder

    Na empresa que eu trabalho eles não pagam o pagamento no quinto dia útil, eles pagam no dia 12 de cada mês. qual os meus direitos o que devo fazer?

  6. Por claudinei moro Em Mar 1, 2015 | Responder

    ola tudo bem.
    gotaria de saber ,vai vencer minha segunda ferias dia03/05/2015,meupatrao disse que vai me demitir antes de eu pegar ferias. ate que dia ele pode me demitr?

    sem obrigado pela atençao.

Poste um comentario