Precisa do Auxílio Doença? Saiba Como Requerer

2,935

O benefício pago pela Previdência Social destina-se aos trabalhadores incapacitados para o trabalho que estão afastados do serviço por mais de 15 dias consecutivos. A empresa é obrigada a pagar esses primeiros 15 dias. A partir do 16º dia, é preciso entrar com pedido de auxilio-doença para receber pelo INSS - Instituto Nacional do Seguro Social. Saiba como proceder.

imagem-foto-auxiliodoenca.jpg





Como Requerer o Benefício

* primeiro é necessário obter do médico o atestado de afastamento do trabalho: nele deve constar o tempo necessário para a recuperação e o código da doença diagnosticada(CID);
* apresentar o atestado médico no RH ou DP da empresa, para que o responsável possa agendar a perícia no INSS. Não há obrigatoriedade da empresa agendar, mas muitos o fazem, o pessoal do RH geralmente costuma ser atencioso nestas questões. Se não o fizerem, basta ligar no 135 da Previdência.

No dia agendado, leve o requerimento do Pedido de Auxílio assinado pela empresa, o atestado médico, documentos pessoais e CTPS.
Quando se consegue o afastamento, o INSS envia uma carta ao cidadão avisando a data de extinção do benefício, informando que o mesmo deverá retornar ao serviço ou pedir uma revisão do auxílio caso não esteja  apto para trabalhar. Em ambos os casos, comunique essa data ao RH. Importante porque muitas vezes a pessoa não avisa, ficando sem o benefício e sem os direitos trabalhistas devido a empresa. Essa carta não vai para o empregador.

Autônomo

Quando não empregado e contribuinte do INSS, basta ligar para a Previdência no fone 135 e agendar a perícia. Ligue logo que receber o atestado informando o afastamento des suas atividades. Leve os documentos solicitados.

O INSS cobre (monetariamente) todo o período em que o autônomo ficar impossibilitado de exercer a atividade.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

  1. 2 respostas to “Precisa do Auxílio Doença? Saiba Como Requerer”

  2. Por lourival alves de oliveira Em Ago 9, 2014 | Responder

    o medico afastou meu marido, e ele já fez 2 pericia e foi liberado mais o medico não libera porque ele esta cego de um olho devido o grau coma e ate hoje ele não recebe o pagamento ele e motorista tenho que marcar outra pericia o que devo fazer para ele receber o pagamento ele foi afastado no dia 10/03/2014…pesso orientaçao

  3. Por Sueli souto da silva Em Mai 14, 2015 | Responder

    ola gostaria de saber se tenho direito ao pis paguei dois meses de inss este ano , porem ano passado não estava pagando,pq não tinha como comeceu pagar este ano pq estou desempregada, faço aniversario dia 17 de maio , poso receber? Obrigada aguardo um contato

Poste um comentario