Ao Comprar Um Imóvel: Escolher Casa Ou Apartamento?

7,491

Se Você está pensando em se mudar e está em dúvida se escolhe uma casa ou um apartamento este artigo é para você.

Perfil de quem mora em casa ou apartamento

Definir um perfil para os moradores de casa e de apartamento é dificil, sendo que vários fatores podem influir na escolha de um imóvel. Mas é possível apresentar as características mais gerais de cada grupo. As pessoas que procuram por apartamentos são, em geral, jovens recém casados e pessoas mais velhas; que possuem uma condição financeira independente ou que estejam começando um novo relacionamento.



As pessoas que procuram casas são as que possuem uma família grande ou que tenham alguns animais de estimação. A família toda começa a crescer e os pais então procuram casas com quintal, para que os membros possam ter mais liberdade.

Ainda outro fator que influi na decisão é a questão financeira: Os casais querem uma casa mas, quando tomam conhecimento do valor dos imóveis, escolhem o apartamento, que é mais barato.

Segurança x Privacidade de quem mora em casa ou em apartamento

A segurança e a privacidade são dois fatores que, em geral, pesam na compra de um imóvel e que quase nunca se apresentam juntos nas opções. As famílias que optam pelo apartamento geralmente o fazem pela questão da segurança. Os casais jovens preferem a segurança oferecida pelo condomínio, já que, em geral, os dois trabalham e passam o dia fora. Quem tem medo não procura casa por causa da segurança precária, procura um condomínio fechado.

Já as pessoas que optam pela casa estão mais interessados na questão da privacidade. Já que no apartamento as casas são separadas somente pela parede, o que faz com a privacidade seja parcialmente perdida. As pessoas que já moraram em apartamento, geralmente, preferem casa separada.

A opinião dos moradores de casas e de apartamentos

Um estudante que mora longe da família devido ao fato de estudar em outra cidade, diz que no seu caso o apartamento é a melhor escolha. Tanto por poder encontrar um próximo à faculdade, como por poder dividi-lo com outro estudante. A questão da segurança também influenciou na escolha. Cidade grande, violência, família longe e cheia de preocupação, apartamento é sempre mais seguro.

Apesar disso, o estudante diz que, com a família, ele prefere morar em casa. Crescer em um apartamento, preso, não é bom para nenhuma criança. Cresci parte em apartamento, parte em casa, e posso dizer que fui muito mais criança quando vivia em casa.

Opinião diversa tem o corretor de seguro Gilmar João Lançoni. Após o casamento, a família Lançoni sempre morou em apartamento, e o corretor afirma que as crianças não tiveram nenhuma dificuldade de crescer e brincar no condomínio. “Eles tinham boas amizades, sempre estávamos por perto. Se diziam que iam à casa de um amigo, sabíamos quem era e onde eles estavam, pois os amigos também moravam no condomínio”, comenta.

Já na questão da segurança o estudante e o corretor concordam. “O bom do apartamento é a segurança. Você pode sair e ficar sossegado”, afirma Lançoni. Mas o corretor lembra que existem alguns pontos negativos em se morar em apartamento, como, por exemplo, o barulho dos vizinhos. “Tem vizinhos que não respeitam os outros moradores. Às vezes, temos que escutar as brigas dos outros vizinhos”, comenta.

Outra questão que incomoda a família Lançoni é a falta de espaço. “Na casa você tem o seu quintal, uma churrasqueira à vontade. Aqui também posso fazer churrasco, mas preciso sair de casa, carregar as coisas até a churrasqueira, fica mais difícil”, afirma o corretor. “Hoje, eu trocaria o apartamento por uma casa”, conclui Lançoni.

Troca que a família da dona de casa Eliete Healt de Lima já realizou. O casal morava em um apartamento, e com a chegada dos filhos decidiu mudar para uma casa. “As crianças precisavam ter o seu espaço, um quintal para jogar bola, ter mais privacidade. O condomínio não oferece isso, já que lá o espaço é de todos”, explica.

Segundo Eliete, o ponto positivo da casa é a liberdade, e ela não vê nenhum problema em relação à segurança. “Tenho muro alto, alarme; é só colocar segurança na casa. Até agora não tivemos nenhum problema”, afirma. Segundo a dona de casa, morar em casa não apresenta nenhum aspecto negativo. “Eu adoro morar em casa. Na casa você fica à vontade”, conclui.

Nessa edição da coluna não há nem placar nem vencedor: escolher morar em apartamento ou casa é algo que deve ser muito bem analisado. Porém, disponibilizamos algumas dicas para auxiliar nessa decisão: famílias grandes ou pessoas que priorizem a privacidade escolham casa; famílias menores e pessoas que se preocupam mais com a segurança, optem pelo apartamento.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario