Como Parar de Fumar?

4,080

O fumo é um dos vícios mais difíceis de se largar. Quase todos os fumantes estão conscios dos males causados pelo cigarro e praticamente todos tentam alguma vez parar. O fato é que poucos conseguem, não porque seja assim tão impossível parar, mas por falta dos atributos necessários para isso. Não basta apenas ter o desejo de parar de fumar, ou dizer que quer parar. É preciso muito mais.

O que é preciso para parar de fumar

Algo que muitas pessoas que pararam de fumar fizeram no começo foi uma lista das razões por que precisam parar de fumar. Se você fuma faça essa lista. Itens dessa lista podem ser: ter maior respeito próprio, economizar dinheiro para algum outro empreendimento, melhorar a saúde, servir de exemplo para os filhos, entre outros.

Tente descobrir o porquê de você fumar. Durante uma semana experimente anotar o horário, o local e a circunstância que o leva a fumar cada cigarro. Talvez você se surpreenda com as respostas. Poderá verificar por exemplo que sempre fuma antes de encarar determinada situação, ou quando está sozinho, ou depois de passar por um momento de pressão, ou certas horas da noite. Fazendo isso você estará mais apto a, quando decidir parar de fumar, evitar as situações que você já sabe que são mais propensas a leva-lo a fumar.

Uma vez tenha decidido que quer realmente parar, escolha uma data para isso. Anote no seu calendário num lugar bem visível na sua casa e no seu local de trabalho. Antes dessa data chegar, se livre de qualquer coisa que o lembre do cigarro. Jogue fora cinzeiros, fósforos, isqueiros, passe bom ar na sua casa para tirar aquele cheiro de cigarro e lave as suas roupas com um amaciante cheiroso.




Concentre-se em parar por um dia de cada vez. Pense em parar só por hoje. Amanhã faça a mesma coisa. Isso fará seu cérebro encarar com mais facilidade a abstinência. Não tenha vergonha de pedir a colegas de trabalho, amigos e parentes para não fumarem na sua frente, visto que voê está tentando parar de fumar.

Num próximo artigo serão dadas outras sugestões úteis. Enquanto isso pense bem no que você leu aqui e vá se preparando para se livrar desse vício.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario