O que é Fibromialgia - sintomas
5,691A palavra mialgia significa dor muscular. O prefixo fibro designa os tecidos conectivos fibrosos, que constituem ligamentos e tendões. A fibromialgia afeta os músculos e seus pontos de fixação nos ossos. É considerada uma síndrome e não doença porque se caracteriza por uma variedade muito grande de sintomas, que não são exclusivos dela mas também podem manifestar-se em outras enfermidades. Estima-se que no Brasil, 5% da população pode sofrer dessa síndrome.
O QUE CAUSA A FIBROMIALGIA
Mudanças hormonais, estresse em conseqüência de doença, trauma físico-emocional ou tendências depressivas podem contribuir para desencadear a síndrome. Pessoas que tem a síndrome e ficam inativas ou ansiosas sobre sua saúde podem piorar a sua manifestação. Pesquisas vem levantando o papel de certos hormônios e de produtos químicos orgânicos na sensação de dor, nas perturbações do sono ou alterações do humor.
PRINCIPAIS SINAIS da fibromialgia:
FADIGA
DISTÚRBIOS DO SONO
ALTERAÇÕES DE HUMOR
Pessoas com fibromialgia podem sentir cansaço de forma semelhante à experimentada por vítimas de outra síndrome, a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC). Quase 90% das pessoas com fibromialgia sentem fadiga, entre moderada e severa, que se traduz por falta de energia, baixa resistência aos exercícios e cansaço semelhante ao produzido por gripe forte ou uma noite insone.
sensação de acordar sem ter descansado realmente, em razão de privação do estágio do sono profundo. A pessoa dorme superficialmente e acorda durante a noite. Ou tem apnéia.
Muitas pessoas sentem desânimo. Algumas manifestam ansiedade e outras chegam a deprimir, de fato. Também podem queixar-se de incapacidade para concentrar a atenção em tarefas banais, do cotidiano.